QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PORQUE ADORAMOS JESUS CRISTO?





“... antes, SANTIFICAI A CRISTO, COMO SENHOR, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir A RAZÃO da esperança que há em vós...”
(1º Pedro 03:15).

INTRODUÇÃO:

- Quantas vezes você já foi surpreendido com esta pergunta: “Porque você adora Jesus Cristo?”.

- Uma pergunta simples, porém, já vi muito crente em Jesus Cristo não saber responder qual a razão da sua fé...

- Existem crentes em Jesus Cristo que tentam em vão dar explicações a respeito da razão da esperança que tem em Jesus, mas por não terem intimidade nenhuma com o Deus que dizem ter esperança, fazem um discurso sem nexo nenhum e acabam dificultando mais ainda o entendimento daqueles lhes perguntam.

- A explicação da esperança da nossa fé, não deve nunca ser uma explicação emocional, mas sim, RACIONAL, com base na santa e perfeita Palavra de Deus.

- Um crente em Jesus que não conhece bem as Escrituras, transforma-se num fanático religioso incapacitado para falar racionalmente da sua fé em Jesus Cristo.




- Um bom soldado deve saber usar bem a sua espada, e a espada do crente em Jesus é bíblia, por isso, devemos sempre andar com a nossa espada bem afiada, para não perdermos nenhuma oportunidade, de oferecer através da fé racional, a qualquer um que pedir a razão da nossa fé em Jesus Cristo.

QUAL A RAZÃO DA NOSSA FÉ?



“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”. (Romanos 12:01,02).

- Nosso testemunho em Cristo Jesus não deve ser emocional, mas sim racional...

RACIONAL = Que usa da razão; que deduz pela razão; conforme a razão...

- Ao nos depararmos com uma pergunta como esta: “Porque você adora a Jesus Cristo e não a outro deus?”, devemos estar bem afiados, ou seja, devemos ter muita intimidade com as Escrituras para dar uma resposta não com base na EMOÇÃO, mas sim na RAZÃO.

VEJAMOS AGORA, ALGUNS VERSÍCULOS, DE ONDE TIRAMOS BASE RACIONAL PARA NÃO ADORARMOS OUTRO NOME, ALÉM DO NOME DE JESUS:

NÃO ADORO MARIA POR QUE:



- Algumas pessoas que adoram a Maria, mãe de Jesus Cristo, podem nos perguntar: “Onde na bíblia existe um versículo, que nos de uma base racional para não adorarmos Maria como uma deusa, e sim, a Jesus Cristo como único e suficiente salvador como vocês fazem?”.

“Então, ela (Maria) falou aos serventes: fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser.”(João 02:05).



- Esta passagem bíblica, aconteceu no dia em que Jesus fez seu primeiro milagre. Em um casamento em Caná da Galiléia Jesus transformou água em vinho, mas antes deste milagre acontecer, quando o vinho terminou, os serventes da festa foram até MARIA com a esperança que ela resolvesse o problema...

- Ao chegar até Maria e lhe exporem o problema, Maria responde: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER!”.

- A própria Maria é quem diz neste versículo; não sou eu que faço; é Ele que faz; façam o que Ele dizer.

- Quando acabou o vinho na festa daquele casamento, acabou a alegria da festa, pois o vinho representa a alegria, e uma vez terminando a alegria e um casamento, SÓ JESUS PODE RESTAURAR ESTA ALEGRIA...

Obs: Se a alegria no teu casamento terminou, leve este fato ao único Deus capaz de transformar teu casamento da água para o vinho, Ele através da sua palavra transforma este casamento sem cor, aroma como água num vinho com os aromas da uva e colorido como o suco da videira.

NÃO ADORO PEDRO (homem santo) POR QUE:



- Algumas pessoas que adoram a Pedro, o apostolo, como se fosse um Deus pode nos perguntar: “Onde está à razão de você não adorar a São Pedro como um deus?”.

“Aconteceu que, indo Pedro a entrar, saiu Cornélio ao encontro e, prostando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: ergue-te, que eu também sou homem. (Atos 10:25,26).



- O apostolo Pedro foi até a casa de um homem chamado Cornélio em Cesaréia a pedido dos servos de Cornélio e também por revelação de Deus através de uma visão, e ao chegar à casa de Cornélio, este se prostrou diante de Pedro e começou adorá-lo como se Pedro fosse um Deus.

- No versículo 26 do capítulo 10 do livro de Atos Pedro afirma: “ERGUE-TE, QUE EU TAMBÈM SOU HOMEM!”.

- Observe que é o próprio Pedro, a quem muitos adoram e fazem promessa, sim, o apostolo Pedro que diz para que não o adoremos porque ele é homem como nós...

- Pedro foi até a casa de Cornélio não para ser adorado como á um deus, mas para ensinar a Cornélio a adorar Jesus como único Deus verdadeiro.

Obs: São Pedro, São Paulo, e outros, eram apenas ministros portadores da benção de Deus, mas a fonte da benção de Deus era Jesus, e ainda hoje é, e eternamente sempre, Ele será o Senhor. Toda a honra, glória e louvor a Ele sejam dados.

3º NÃO ADORO ANJOS, POR QUÊ?



- Também pode algumas pessoas que adoram a anjos, nos perguntar: “Existe uma razão para que o crente em Jesus não se prostre diante de um anjo e o adore?”.

“Então, ME FALOU O ANJO: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. PROSTEI-ME ANTES AOS SEUS PÉS PARA ADORÁ-LO. Ele, porém, me disse: VÊ, NÃO FAÇA ISTO; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantém o testemunho de Jesus; ADORA A DEUS. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Apocalipse 19:09,10).

- UM ANJO falou com João!



- Diante de admiráveis visões, João atônito vê um anjo em sua frente e se prostrou diante do anjo para adorá-lo, mas o ANJO NÃO ACEITOU a adoração de João, porque somente Jesus é digno de adoração...

- Disse o anjo: “ADORE A DEUS!”.

- Os anjos também adoram a Deus...



CONCLUSÃO:

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens (Jesus), pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 04:12).

- A salvação, neste versículo, é apontada somente ao nome de Jesus Cristo, e estas palavras são escritas por Pedro, o apostolo que muitos o adoram um deus.

- De uma forma racional, e com base na bíblia; longe de fanatismos e crendices, podemos responder com toda mansidão, temor, amor e boa consciência a razão da nossa fé e esperança no Senhor Jesus.

- Evangelize com sabedoria: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE.
Evita, igualmente falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.”. (2º Timóteo 02:15,16).


“A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM”

*

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O GALO CONVERTIDO





“Há três que têm passo elegante, sim, quatro que andam airosamente:
O leão, o mais forte entre os animais, que por ninguém volta atrás;
O GALO, QUE ANDA ERETO, o bode
e o rei, a quem não se pode resistir.”.
(Provérbios 30:29,30).

A POSTURA DO GALO:



- A bíblia é clara: O GALO anda elegantemente, anda ereto...

- Se você tiver a oportunidade de visitar sítio onde exista um galinheiro, e ver o andar de um galo, você perceberá a elegância com que o galo desfila entre as demais aves...

- Você chegará à conclusão de que um galo, nunca entrou numa crise depressiva, pois você nunca verá um galo cabisbaixo; você sempre o verá de cabeça erguida com a postura de um rei...

Obs: A postura do galo é a postura de um crente em Jesus Cristo, anda elegantemente de cabeça mesmo diante das dificuldades impostas pela “dura vida de galo.”.

A DURA VIDA DE UM GALO:



- A dura vida de um galo começa bem cedo, mesmo nos domingos e feriados, acorda às quatro horas da manhã e canta...

Obs: Você conhece alguém que acorda todos os dias às quatro horas da manhã e ainda canta?

- O galo quando acorda, ainda é noite escura, e mesmo no escuro, ele canta porque tem a certeza de que o Sol já vem...




- O galo ainda não viu o Sol, mas ele tem a certeza de que o Sol já vem...

Obs: Vai ter dias que a nossa vida vai estar numa escuridão danada, mas assim como o galo acredita que o Sol já vem, precisamos acreditar que dias melhores virão.

- O galo canta mesmo no escuro porque ele acredita que é o canto dele que faz o Sol nascer...



Obs: O crente em Jesus Cristo canta mesmo nos dias mais difíceis, porque acredita que é o seu canto, o seu louvor que faz a benção do Senhor vir sobre ele como a luz do Sol.

- O galo além de estar sempre motivado, ele faz de tudo para acordar o galo do vizinho. Por isso ele canta bem alto...

- O galo acredita que se ele e mais outros galos cantarem juntos o Sol vem mais rápido...

Obs: O crente em Jesus Cristo, além de estar sempre motivado, também é motivador dos demais que estão a sua volta.

A FONTE DE INSPIRAÇÃO DO GALO:

- A fonte de inspiração do galo, é a bíblia, a Palavra de Deus.

- Assim com algumas pessoas tem um versículo colado no pára-brisa do carro, ou na geladeira da cozinha, o galo também o seu versículo preferido colado no seu coração: “... Ao anoitecer, pode vir o choro, mas alegria vem pela manhã.”. (Salmos 30:05).




- “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”, é o versículo preferido galo, pois ele mais do que todos sabe dos perigos que noite oferece ao galinheiro, raposas e outros predadores preferem atacar o galinheiro a noite...



Obs: O inimigo das nossas almas também tem hábitos “noturnos”, ou seja, Satanás prefere nos atacar nos momentos difíceis das nossas vidas; é nos dias escuros de provas e lutas que o Diabo nos ataca com o desânimo e a depressão...

- Por isso devemos imitar a atitude do galo e cantar como ele mesmo no escuro, porque como diz o ditado: “Quem canta, seus males espanta!”.

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA:



“E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi TOMAVA SUA HARPA E A DEDILHAVA; então, Saul sentia ALÍVIO e se achava MELHOR, e o espírito maligno se retirava dele.” (1ºSamuel 16:23).

- O galo canta pra afastar a tristeza da noite escura, e para atrair a alegria do amanhecer do dia...

- O galo cantava, e seu canto alertava as demais aves do galinheiro da presença de algum predador como uma raposa.

Obs: Para espantar um espírito maligno da vida do rei Saul, Davi DEDILHAVA sua harpa; Davi cantava e seu canto espantava a “raposa” espiritual que deprimia o rei Saul...

CONCLUSÃO:



- Temos de parar de ver desgraça (noite); seja positivo; veja a solução (Sol) chegando...

- Nunca confesse a derrota na sua vida; faça como o galo: “CONFESSE EM FORMA DE CÂNTICOS A VITÓRIA.”...

- Assim como um galo bate as asas e canta Cocoricó, você também pode bater no peito e cantar um hino de vitória, mesmo que o Sol ainda tenha nascido, mas creia que ele virá.

- O galo canta de pé, então se levante deste desanimo e cante profeticamente que o Sol já vem...

- Ande elegantemente, ereto como um galo, e nunca desanime, pois o Sol da justiça já vem.


" A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"
*

terça-feira, 26 de outubro de 2010

FIEL NO POUCO



“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:21).


- Tomar um suco de laranja bem gelado num dia ensolarado é algo tão simples quanto é prazeroso.

- De tão simples que é fazer um suco de laranja, às vezes não damos o devido valor a este simples ato de saborear um suco de laranja.

- Não parece, mas para esta laranja chegar até a sua mão, muitas coisas aconteceram; a laranja não surgiu como um passe de mágica na sua frente, alguém há plantou um dia...

- Alguém um dia pegou uma semente e plantou numa terra preparada, depois esta pessoa teve de esperar a semente germinar e para isto teve de regar esta semente...

- Depois que a semente finalmente germinou, esta pessoa teve de cuidar da pequena plantinha que começou a se desenvolver; teve de limpar os espinhos que nasciam ao redor, protege-la das formigas e etc.

- Enfim a plantinha cresceu e tornou-se uma árvore de laranjeira e num determinado tempo deu seu fruto, a laranja.

- Ainda assim, o fruto teve antes de ser colhido, passar por um processo de amadurecimento, pegou chuva, Sol, frio, calor; foram tantas as noites e os dias de um trabalhar contínuo da natureza, foi tão grande a paciência de quem plantou e esperou para que esta laranja fosse servida a você, que o simples fato de tomar um suco de laranja ficou agora muito mais saboroso.

- As coisas boas da vida são assim; nada acontece de uma hora para outra; por mais simples que seja algo, ou por menos valor que venhamos a dar a isto ou aquilo, se pararmos para pensar veremos o quanto cada detalhe da vida é importante.

UMA SEMENTE TEM MUITO VALOR:



- Jesus ensina o valor de uma pequena semente, que a princípio não tem valor nenhum em mãos erradas, mas que nas mãos certas com o tempo torna-se alimento para muitas pessoas.

- SER FIEL NO POUCO, como diz no versículo 21 do capítulo 25 do Evangelho de Mateus, é: “SABER O QUE FAZER AS SEMENTES QUE A VIDA LHE OFEREÇE.”.

- Quantas pequenas oportunidades de fazer grandes obras  na vida nós desperdiçamos por sermos infiéis no propósito de vencer na vida?

- Infiéis no sentido de sermos impacientes ou de simplesmente, não vermos as grandes oportunidades que surgem nas nossas vidas em forma de uma “pequena semente”.

UM GRANDE EXEMPLO:



“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e ESCOLHEU DOZE dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:
Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.
“(Lucas 06:12,13).

- Veja nesta passagem, um grande exemplo de como usar bem as sementes que a vida nos oferece:

Jesus ora a noite inteira pedindo ao Pai que lhe desse sementes para plantar o seu reino nos corações dos homens...

Pela manhã, o Pai envia para Jesus os discípulos e Jesus escolhe DOZE para serem sementes do reino...

DISCÍPULO = SEMENTE:



- Cada discípulo de Jesus, era como se fossem uma pequena semente nas mãos do Senhor...

- Assim como as pessoas não dão valor nenhum para doze sementes de laranja, também ninguém daria valor nenhum para apenas doze homens e na sua maioria pescadores sem muita ou nenhuma instrução...

- Jesus orou ao Pai e o Pai lhe enviou estes doze homens...

- Jesus não reclamou da qualidade das sementes, pois Ele sabia que uma delas iria trai-lo; Jesus apenas foi fiel a sua missão e plantou...

- Jesus nos ensina a ser fiel no pouco e também nos dá exemplo de fidelidade...

- Parecem poucos doze homens pra começar a sua igreja; qualquer outro homem desistiria, mas Jesus foi fiel no trabalho com aqueles doze, e HOJE SOMOS TANTOS COMO A AREIA DA PRAIA.

- Com apenas doze homens, na sua maioria pescadores, Jesus iniciou o plantio do seu reino e em breve ELE VOLTARÁ para colher os frutos...

CONCLUSÃO:



- Eu não sei quantas e nem a qualidade das sementes que Deus tem dado para você plantar, mas se você plantar e se for fiel, também colherá os frutos.

- Não diga que não tem sementes, pois a semente pode ser um sorrisso para uma pessoa que está triste...

- A semente pode ser o simples fato de dar um bom dia para aquele vizinho que anda cabisbaixo...

- Pode ser um telefonema que depois desta leitura você dará a alguém dizendo que a ama muito e sente saudades delas...

- Plante o amor e colha o amor!

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o também a eles,...”. (Mateus 07:12).


 "A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*


O SONHO DE DEUS



“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de PROPIEDADE EXCLUSIVA de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua  maravilhosa luz;
vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”. (1ºPe 02:09,10).

- Qual é o maior sonho da sua vida?

- Você sonha ser um astronauta? Um ator em Hollywood? Um atleta olímpico?

- Seja qual for o tamanho do teu sonho, ele é pequeno diante do que Deus sonhou pra você.

- Não desprezando nossos sonhos, porque Deus realiza nossos sonhos “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. (Salmos 37:04)”, mas olhando além, o sonho de Deus para nossa vida é muito maior do que todos os nossos sonhos juntos.

QUAL É O SONHO DE DEUS PARA NÓS?

- O sonho de Deus, é que nós venhamos a ser PROPIEDADE EXCLUSIVA DELE!

- Você já se imaginou sendo propriedade exclusiva de Deus?

- Você já imaginou Deus no céu dizendo assim: Aquele ali e aquela lá, são propriedades exclusivas minhas; ninguém toque neles, pois eles são meus.

- Imagina Satanás querendo tocar em você, porém não pode, pois você é exclusividade de Deus...

Obs: O sonho de Deus, é que nós venhamos ser só Dele. A bíblia chega a dizer que Deus tem ciúme de nós. “Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” (Tiago 04:05).

- Deus sente ciúme de nós, quando traímos a Ele através do pecado...

- Quando colocamos em primeiro lugar na nossa vida, os nossos sonhos e projetos e em busca desses sonhos acabamos nos afastando Dele. Sim, neste momento Ele sente ciúme e de nós.

COMO ANDAR DE ACORDO COM OS SONHOS DE DEUS?



“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”. (Gálatas 05:25).

- É fácil dizer: “Eu sou de deus!”... No entanto, viver pra Deus, ser totalmente guiado por Ele em cada passo da nossa vida é tarefa bem mais complicada.

- Você pode ser uma pessoa que freqüenta alguma religião, e observa os ensinamentos desta religião e ainda assim, você pode não estar sendo guiada pelo Espírito do Senhor.

- Viver no Espírito e andar no Espírito é colocar em primeiro lugar na sua vida, o reino e a justiça de Deus...

O QUE ACONTEÇERÁ SE EU COLOCAR EM 1º LUGAR O REINO E A JUSTIÇA DE DEUS NA MINHA VIDA?





“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”. (Mateus 06:33).

- Não é errado sonhar em ser um astronauta, um atleta olímpico ou um ator de Hollywood; errado é fazer deste sonho algo tão importante que impeça você de viver uma vida abundante vinda do Senhor...

- Muitas vezes atrás de um grande sonho, o homem se lança com tudo em busca do alvo e acaba esquecendo-se de viver os detalhes pequenos da vida...

- A bíblia tem uma RECEITA para os sonhadores: “Coloque o reino e a justiça de Deus em 1º lugar, e as demais coisas vos serão acrescentadas.”.

- Em outras palavras, coloque Deus em 1º lugar na sua vida e as demais coisas, Ele, o Senhor, vos dará no seu devido tempo...

- Você não precisa fazer da sua vida uma eterna competição; não faça da sua vida uma missão robótica onde você vive como se fosse programado para fazer de você mesmo escravo do “seu” sonho.

- Viva o sonho de Deus, descubra o que Deus preparou para você e seja livre em Cristo Jesus para viver uma vida abundante...

- Quer ser um astronauta, seja um astronauta; mas seja um astronauta de Deus!

DESISTIR DE UM SONHO OU ACREDITAR NELE?





“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.”. (Provérbios 16:01).

- Quantas são as pessoas que não encontraram a felicidade na realização de seus sonhos, e quantas são as que desistiram de seus sonhos devidos porque humanamente falando, eram sonhos impossíveis...

- O HOMEM PODE FAZER PLANOS, o homem pode se dedicar ao máximo em algum projeto e NÃO TER ÊXITO NENHUM no seu sonho...

- Acreditar num sonho apenas, não é sinônimo de que realizarás o teu sonho...

- ANTES DE SONHAR, procure através da palavra de Deus saber se o seu sonho está de acordo com a vontade de Deus na sua vida...

- Sonhar em fazer algo em desacordo com a vontade de Deus é nadar contra a correnteza, e é por isso que muitos se afogam nos seus “próprios” sonhos.

A RESPOSTA CERTA VEM DO SENHOR:



- Assim como um inventor inventou o serrote com a finalidade de cerrar a madeira e o martelo para pregar o prego na madeira, tendo assim cada ferramenta uma finalidade específica, o Senhor Deus também criou cada homem com capacidade e inspiração para fazer algo específico neste mundo.

- Descubra em Jesus a sua verdadeira vocação e seja muito feliz naquilo que Deus preparou para você...

CONCLUSÃO:

- Realize os sonhos de Deus na sua vida...

- Seja PROPIEDADE EXCLUSIVA de Deus; deixa o Senhor te usar na obra Dele, porque você é muito importante para Deus...




"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PEDRO, O CANIÇO QUE VIROU ROCHA


“Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o filho do homem?
E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.
Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?
Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que estás no céus.
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a mina igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”.
(Mateus 16:13,19).

UMA SIMPLES PERGUNTA:

“Quem diz o povo ser o Filho do homem?”. (Mateus 16:13).

- Uma simples pergunta que Jesus fez a seus discípulos, enquanto caminhavam pelas bandas de Cesaréia de Filipe; uma simples pergunta que revela algo muito profundo a respeito de Jesus: “Ele tinha o interesse em saber o que exatamente as pessoas pensavam sobre Ele.”.

- Se Jesus tinha este interesse, Ele hoje ainda tem. Jesus queria e quer saber quem Ele é na nossa vida...

- Você já se perguntou o que realmente Jesus significa para você?

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?




- Quando Jesus perguntou para seus discípulos quem o “POVO” dizia ser Jesus, as respostas foram tão variadas quanto seriam hoje: “Elias, Jeremias, João Batista ou algum outro profeta...”.

- Qual seria a sua resposta hoje? “Jesus é mais santo na parede; um extraterrestre enviado por uma civilização mais desenvolvida do que a nossa; um líder religioso; ou quem sabe Jesus seria apenas uma doutrina, um bom pensamento, um estilo de vida...”.

- A pergunta que Jesus fez, teve muitas respostas e nenhuma delas foi exatamente aquela que Ele esperava ouvir do povo.

UMA SEGUNDA PERGUNTA:

 “Mas vós, quem dizeis que eu sou?”. (Mateus 16:15).

- A primeira pergunta foi dirigida ao que o povo pensava sobre Ele, o que as pessoas do mundo que não tinham intimidade com Ele pensavam sobre Ele.

- A segunda pergunta, agora é dirigida aos seus discípulos, para aqueles que tinham intimidade com Jesus...

- Mais uma revelante curiosidade de Jesus; agora Ele quer saber o que “os seus” pensam sobre quem é Jesus na vida deles...

“Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”. (Mateus 16:16).

- Simão Pedro, um dos “seus” responde de imediato: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”.

- Para Simão, não havia dúvidas, Jesus não era outro profeta como foi Elias, Jeremias, João Batista; Jesus não era mais um; JESUS ERA O FILHO DE DEUS!

- Simão tinha certeza que Jesus era tudo o que ele precisava, tinha certeza de que estava diante do Filho do Deus vivo.

OBS: Você já tem esta certeza a respeito de Jesus? Você já reconhece Jesus como o Filho do Deus vivo?

A REAÇÃO DE JESUS:

- Ao ouvir a resposta sincera de Simão, Jesus afirma: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.”. (Mateus 16:17).

- Jesus afirma que o Pai, que está nos céus, havia revelado a um simples pescador que Jesus era o Filho do Deus vivo.

O QUE EU APRENDO COM ISTO?

- Deus não escolhe como o homem escolhe; Humanamente falando, ninguém escolheria um pescador humilde e simples para revelar algo tão grandioso assim, mas a palavra de Deus diz: “E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;”. (1º Coríntios 01:28).



- Deus escolheu um coração simples e humilde, um homem sem grandes feitos na vida, um homem que não tinha muito do que se orgulhar; Deus escolheu Simão Barjonas para revelar seu Filho Jesus.

OBS: Ainda hoje esta revelação divina acontece da mesma maneira; o Pai que está nos céus, ainda escolhe homens simples e humildes para revelar seu Filho Jesus; não necessariamente pessoas pobres financeiramente, mas pessoas simples e humildes de espírito.

O QUE MAIS JESUS DIZ A SIMÃO?

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.”. (Mateus 16:18).



- Quando o Pai revelou a Simão que Jesus era o Filho do Deus vivo, o próprio Filho de Deus revela a Simão algo sobre Simão...

- Jesus diz a Simão: “SIMÃO TU ÉS PEDRO!”.

- Observe que Jesus troca o nome de Simão Barjonas para Pedro, e isto não aconteceu por acaso, Jesus tinha objetivo bem claro quando troca o nome de Simão para Pedro.

O CANIÇO QUE VIROU ROCHA:

- Para entendermos melhor, é necessário sabermos que o nome “Simão Barjonas”, tem um significado assim como o nome Pedro também tem.

SIGNIFICADO DE “SIMÃO BARJONAS”:

- O nome Simão significa: “CANA” (caniço, bambu).





- Barjonas quer dizer: BAR= (filho de). JONAS = (nome do pai de Simão).

- BARJONAS quer dizer = “Filho de Jonas”. O sobrenome na antiguidade judaica é o nome do pai.

- Seu nome então era: “CANA FILHO DE JONAS”, ou Caniço filho de Jonas.

- O nome Simão Barjonas, mostrava exatamente a personalidade deste simples pescador, um “caniço”, frágil e que se inclinava facilmente sobre pressão dos vendavais.



- Em outras palavras, Simão (Caniço), era um homem que se inclinava facilmente ao pecado, ao erro; Quando vinha um problema maior, Simão se encurvava e caia no pecado.

OBS: Todos nós, toda a humanidade, sem Jesus, somos “caniços” frágeis diante dos vendavais. Quando os problemas se levantam, nós também caímos no pecado do vício, da prostituição, da ira etc.

SIGNIFICADO DE PEDRO:



- O nome Pedro significa: Pedra, rocha, rochedo...

- O nome Pedro, indicava a personalidade, que Jesus daria a Simão apartir deste momento; uma personalidade forte, uma “ROCHA” resistente as provações da vida.

OBS: Quando Jesus entra na vida de alguém, este alguém deixa de ser Caniço para se transformar numa Rocha.

CONCLUSÃO 1ª PARTE:

- Uma pessoa sem Jesus, nada mais é do que um caniço frágil que se curva, se inclina facilmente diante das lutas diárias da vida.

- Uma pessoa onde Jesus lhe é revelado como o Filho do Deus vivo, aos poucos vai sendo transformada em uma rocha resistente aos ataques do diabo...

- Uma pessoa que facilmente desiste de seus sonhos, nada mais é do que um caniço que se inclinou ao desanimo e consequentemente ao fracasso.

OBS: Se você é uma pessoa assim, que por mais esforçada que seja não resiste às tentações mundanas quando estas se lançam contra ti; ore a Jesus, e peça para que Ele entre na sua vida e te transforme também numa ROCHA.

A MISSÃO DA ROCHA:



“Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”. (Mateus 16:19).

- Jesus troca o nome de Simão para Pedro e logo lhe da uma missão: “Jesus da às chaves do reino dos céus (autoridade) para Pedro ligar e desligar (determinar) tanto a benção quanto a maldição.”.

- Em outras palavras, Jesus entrega a Pedro, a autoridade de determinar na sua vida, que todas as maldições sejam desligadas e todas as benção sejam ligadas na sua vida, em nome de Jesus.

- O Caniço que antes não tinha força para desligar uma simples depressão, agora debaixo da autoridade de Jesus determina que a depressão saia da sua vida em o nome de Jesus.

OBS: Se você tem Jesus, você também tem esta autoridade de determinar em nome de Jesus que o mal saia da sua vida e o bem se estabeleça.

CONCLUSÃO:

- O poder de Deus não está nas palavras dos grandes líderes religiosos como nos foi ensinado...

- O poder de Deus está na oração de todo aquele que crê que o Senhor Jesus é o Filho do Deus vivo.

- Você, crente em Jesus; você tem esta autoridade de desligar em nome de Jesus todas as maldições que se lançam sobre você...

- Também tem em nome de Jesus, o poder para determinar as bênçãos de Deus na sua vida.

OBS: Pedro, neste texto de Mateus 16:13,19, representa a igreja de Jesus, não a igreja feita de tijolos de “pedras”, mas a igreja feita de PEDRAS (eu e você) resistentes aos ataques de Satanás.

NÃO ESQUEÇA NUNCA:




 “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16: 18).

- As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja, diz o Senhor.

- Não está escrito que as portas do inferno não se abrirão contra a igreja, está escrito que NÃO PREVALECERÃO...

- Ou seja: O inferno se levantará contra a “PEDRA”, porém não prevalecerá, pois esta pedra está firmada em Jesus Cristo...

- A fofoca vai se levantar, mas vai cair; A perseguição virá, mas o Senhor dará o livramento; enfim, “E, assim, se alguém está em Cristo, É NOVA CRIATURA; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”. (2º Coríntios 05:17).




- Seja você também uma NOVA CRIATURA.

- Aceita a Jesus como o único e suficiente salvador, e seja transformado numa “ROCHA”.

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

terça-feira, 19 de outubro de 2010

OLHOS DE ÁGUIA



“Os Jovens se cansam e se fadigam, e os moços de exaustos caem,
Mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam.”
(Isaias 40:30,31).

OS JOVENS SE CANSAM:




- Quantos são os jovens que já desistiram da vida ainda antes de completar a maioridade?

- Quantos jovens desistem dos pais, da escola; desistem de ter uma família, um emprego; desistem de ter uma vida porque simplesmente, com apenas 12 ou 15 anos de vida, já se cansaram de tudo?

- Crianças se prostituindo para poder sustentar os vícios, (cigarro, álcool, maconha, cocaína, crak, cola de sapateiro etc.).

MOÇOS CAEM DE EXAUSTOS:






- Uma geração inteira caída, desprovida de vigor e de virtudes; moços que caem de exaustos...

- Uns caem nos vícios, outros na prostituição, também aqueles que caem no crime; tem os que caem devido aos excessos de velocidade e etc. enfim, parece que cair é a palavra de ordem entre os jovens de hoje.

- Este é o quadro descrito em (Isaias 40:30,31): “O homem na sua melhor fase da vida (JUVENTUDE), sem Deus no coração, se cansa da vida e de exaustão cai antes do seu tempo...".

TROCANDO SEIS POR MEIA DÚZIA:




- Com um vazio dentro do coração provocado pela ausência de Deus, o jovem procura preenche-lo com outra coisa.

- Nesta busca por algo para preencher o vazio interior, cai nas armadilhas de Satanás espalhadas e maquiadas pelo mundo...

- A sociedade tenta ajudar aos jovens de uma forma realmente sincera promovendo campanhas contra o álcool, drogas e praticas ilícita; tentativa sincera, porém ineficaz...

- Ineficaz porque na ansiedade de ajudar, propõe ao jovem “trocar seis por meia dúzia”, ou seja, propõe trocar, por exemplo, o convívio com seus amigos da mesma idade e mesmos hábitos por uma vida vegetativa em frente ao computador ou televisor...

- Propõe-se ao jovem trocar a maconha por um site pornográfico...

- Troca-se o convívio com os pais e amigos pelo ISOLAMENTO do resto mundo, como se assim estivessem protegidos dos males mundanos...

- Antes o jovem substituía a depressão de uma vida vazia de Deus pela euforia oferecida pelos excessos de drogas, álcool, sexo e etc.; agora propomos aos jovens substituir as drogas “injetáveis”, por uma droga de vida virtual, manipulada pelo mesmo sistema capitalista que cada vez mais enriquece tanto com a venda de drogas injetáveis, quanto com a venda de ilusão virtual...

- Clínicas e mais clínicas, cada uma mais especialista do que a outra no tratamento contra as drogas, disputam entre si pela oportunidade de oferecer ao dependente químico uma solução para os seus problemas...

- Os moços caem e os jovens se cansam, porque esperam dos pais, esperam da sociedade, espera dos governantes, aquilo que somente Deus pode dar: “OLHOS DE ÁGUIA”.

SUBINDO COMO UMA ÁGUIA:




“Mas os que ESPERAM no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águia, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam.”. (Isaias 40:31).

- Aqueles que ESPERAM NO SENHOR, renovam as suas forças...

- Em outras palavras: Aqueles que não esperam no Senhor, perdem as suas forças e caem...

- Os moços e os jovens, passam por problemas muito difíceis na sua juventude, as cobranças são muitas para um jovem que ainda está apenas começando a entender a vida... (profissão, estudo, família, carro, casa etc.).

- O moço ainda tão jovem, não entende porque um colega da mesma idade já tem isso ou aquilo, não entende ainda porque para uns as coisas parecem tão fáceis, e em vez de procurar aconselhamento no Senhor, procura no mundo, e no mundo encontra a queda...

- A bíblia diz: Aqueles que esperam no Senhor, voaram como águias, subiram como águias...

- Ao contrário daqueles que não esperam no Senhor e CAEM, aqueles que esperam no Senhor SUBIRÃO como águias...

OBS: Subir como uma águia: Vencer na vida, voar alto como uma águia, mas dando um passo de cada vez.

OLHOS DE ÁGUIA:




- Estima-se que uma águia pode ver um roedor há uma distancia de 5 mil metros, ou seja, ela lá do alto enxerga a sua presa, o seu alvo, o seu objetivo, e no momento certo voa em direção a sua presa e toma para si aquilo que avistou há 5 mil metros de altura.

- Um águia enxerga longe...

- O que falta para o moço jovem hoje, é os olhos de águia, falta-lhe enxergar longe como a águia...

- Vivemos num mundo imediatista, onde tudo é pra ontem, onde tudo é instantâneo, onde a paciência é uma virtude pouco apreciada...

- A visão humana é muito limitada, enxerga apenas o agora, e por pensar assim, o moço jovem perde o interesse de conquistar seus sonhos passo a passo porque foi acostumado a ter tudo na hora, imediatamente.

- A humanidade perdeu a capacidade de enxergar além, perdeu a virtude de esperar as coisas, todos querem soluções instantâneas para seus projetos e sonhos...

- Quantos são os jovens que iniciam uma faculdade de direito, mas desistem no segundo ano porque não agüentam esperar 5 anos para completar sua faculdade.

- Uma águia enxerga sua presa a 5 quilômetros de distancia, e sabe o momento certo de apanhar sua presa.

- Falta para o moço jovem hoje, ter uma visão de águia, aprender a enxergar longe o seu alvo, e aos poucos ir se aproximando cada vez mais deste objetivo e finalmente alcança-lo, sem presa.

- A humanidade foi acostumada com o “instantâneo”, e por não saber esperar, cai...

- Cai no desanimo porque os grandes sonhos não se realizam de uma hora para outra como os filmes de Hollywood ensinam...

- Cai nas drogas porque os grandes objetivos da vida, não são tão rápidos quanto o download de uma música que baixou na internet.

- Caem na prostituição porque não sabem esperar a hora certa, natural de iniciar sua vida sexual...

- Caem no mundo do crime porque querem ter bens materiais instantaneamente; cai um após o outro sem dar tempo de respirar para o apresentador do noticiário policial da televisão...

OS QUE ESPERAM NO SENHOR SUBIRÃO COMO ÁGUIA:




- Os que estão em Jesus Cristo, aprendem a subir na vida, dando um passo de cada vez.

- Quando vêm o desanimo, o crente em Jesus Cristo é reanimado pela pregação do evangelho e pelo poder do Espírito Santo.

- O moço jovem de Jesus tem visão de águia, enxerga longe e vive uma vida tranqüila como o vôo da águia...

- Assim como a águia enxerga o alvo longe e se lança com fé para atingir seu objetivo, o jovem também pode enxergar um futuro melhor lá longe, mas deve ter em si a capacidade de “voar” com fé em direção daquilo que almeja ter e ser na vida...

COCLUSÃO:

- O jovem cai na vida, porque a humanidade sem Jesus perdeu a visão...

- Jesus devolve a visão de águia ao homem...

- Jovens caem, mas os que esperam no Senhor RENOVARÃO as suas forças...

- Seja renovado diariamente pela palavra de Deus e voe como uma águia...






"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PROSPERIDADE








“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis DEVORADOS à espada; porque a boca do Senhor o disse.”.
(Isaias 01:19,20).

INTRODUÇÃO: O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL

- O amor de Deus para com o homem, é incondicional, Ele não impõe condições para amar o homem.

- Mesmo que o homem odeie a Deus, o Senhor continuará amando ao homem; Deus não impõe condições para nos amar...

- Um pai pode até deixar de amar um filho se o filho não se enquadrar nas condições do pai, mas o Senhor, nunca impõe condições para nos amar.

AS BENÇÃOS DE DEUS TAMBÉM SÃO INCONDICIONAIS?

- Não!

- Algumas das bênçãos do Senhor são condicionais sim, ou seja: “Para determinadas bênçãos, existem certas condições, e também estas condições fazem parte do amor de Deus e respeito pelas nossas decisões.”.

- Observe o versículo 19 do capítulo 1 do livro de Isaias onde diz: “SE QUISERDES E ME OUVIRDES, comereis o melhor desta terra”. (Isaias 01:19).





- Veja a condição de Deus aí: “SE QUISERDES!”.

- Ninguém é obrigado a comer o melhor desta terra, ninguém é obrigado a ser feliz, por isso: “SE QUISERDES!”.

OBS: Para você ser abençoado, no mínimo você tem que querer ser abençoado. Você quer comer o melhor desta terra?

ALÉM DE QUERER, TEM DE OUVIR; POR QUÊ?

- A vida cristã tem como base a fé. “... o justo viverá pela fé.” Gálatas 03:11).

- Todas as necessidades do homem, espirituais e naturais, são supridas pela FÉ em Cristo Jesus.

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17).

- Para “comer o melhor da terra”, para vivermos uma vida próspera aqui na terra, precisamos ter fé...

- Para ter fé, é preciso ouvir o evangelho; uma coisa depende da outra.

ALGUÉM DIRÁ: “Eu já tenho fé, não preciso ouvir o evangelho!”.

- Este alguém até pode ter fé, mas não a fé QUE VEM através da pregação do evangelho.

EXISTEM DOIS TIPOS DE FÉ, A NATURAL E A SOBRENATURAL:





“Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite nada apanhamos, mas SOB A TUA PALAVRA lançarei as redes. E isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.” (Lucas 05:05,06).

1º FÉ NATURAL

a) É aquela fé natural, que todo homem tem porque já nasce com ela...

b) Um pescador experiente como Simão, agiu primeiramente pela fé natural; saiu para o mar com fé nos seus conhecimentos sobre pescaria, acreditava que faria uma boa pescaria, porém, trabalhou a noite inteira e nada pescou...

c) A fé natural pode funcionar como também pode falhar; neste caso a fé natural de Simão falhou.

2º FÉ SOBRENATURAL

a) A fé sobrenatural é aquela fé, que o homem adquire durante sua vida OUVINDO a pregação do evangelho...

b) Simão tentou pescar pela fé natural, mas sua pescaria foi pura frustração...

c) Mas depois de ouvir Jesus dizer: “Faze-te ao largo, e lançai vossas redes para pescar.” (Lucas 05:04), ele agiu então, pela fé sobrenatural.

d) Simão tentou conseguir seu ganha pão pelo seu próprio conhecimento, porém não conseguiu.

e) Após OUVIR as palavras de Jesus dizendo para que lançasse as redes ao mar, Simão SOB A PALAVRA DE DEUS agiu pela fé sobrenatural e teve êxito em sua pescaria.

OBS: Muitas coisas não têm dado certo na sua vida, não porque você não tenha fé, mas porque talvez você esteja usando a fé errada...

CONCLUSÃO 1ª PARTE:

- O justo viverá pela Fé que vem do ouvir a Palavra de Deus...

- Sob a Palavra do Senhor, sob a orientação do evangelho, o homem encontra a uma maneira honesta e digna de obter a prosperidade tanto material quanto espiritual.

2ª PARTE: “SEREIS DEVORADOS POR ESPADA!”.

“Mas, se recusardes e fordes rebeldes, SEREIS DEVORADOS À ESPADA; porque a boca do Senhor o disse.”. (Isaias 01:20).

- Você é livre para escolher entre a fé natural e a fé sobrenatural...

- Se escolher a sobrenatural, será orientado pelo próprio Espírito do Senhor, mas se escolher a natural, será orientado de acordo com os ensinamentos religiosos e falíveis deste mundo...

- Uma vez fechando os ouvidos ao ensinamento da Palavra de Deus, alguém substituirá o papel de “mestre” na sua vida, e orientará você de acordo com os seus próprios conceitos, muitas vezes tendenciosos.

- Assim acontecendo, você virá vítima da própria ignorância, e passa a ser DEVORADO PELA ESPADA da verdade.

DEVORADOS A ESPADA?




- Já ouvi falar que espada corta, que espada perfura, mas, devorar alguém, eu nunca tinha ouvido falar.

- A espada da qual a bíblia fala, não é a conhecida espada do Samurai nem a do rei Arthur, a espada que a bíblia fala é a própria bíblia, a Palavra Deus... “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer ESPADA de dois gumes, e penetra até o ponto dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 04:12).

- Ser DEVORADO a espada, é ser explorado na sua fé por aqueles que usam a palavra de Deus para enriquecer a custa da fé daquele que tem preguiça de buscar por si mesmo na bíblia, a perfeita vontade do Senhor para suas vidas.

- Se você é daquele grupo de pessoas que acredita em tudo o que os líderes religiosos ensinam sem ao mesmo conferir se o que dizem é verdade, você está correndo um grande risco de estar sendo DEVORADO à espada.

LÍDER RELIGIOSO MERCENÁRIO:





- Atrás da prosperidade, muitas vezes caímos nas mãos de líderes mercenários: “porque eis que suscitarei um pastor na terra, o qual não cuidará das que estão perecendo, não buscará a desgarrada, não curará a que foi ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne das gordas e lhes arrancará até as unhas.” (Zacarias 11:16).




- Homens mal intencionados, usam da palavra de Deus para DEVORAR a carne das ovelhas e arrancar até as unhas...

- As desgarradas não buscam a ferida não curam; mas a ovelha gorda eles arrancam todas suas poses a golpes de “espada”.

COMO NÃO SER VÍTIMA DO MERCENÁRIO?



“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, EXAMINANDO AS ESCRITURAS todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos 17:11).

- Veja este povo de Beréia; eram considerados mais nobres porque EXAMINAVAM AS ESCRITURAS para ver se o que lhes era ensinado, realmente estava de acordo com o que estava escrito nas Escrituras.

- SEMPRE, sempre examine bem a bula do medicamento antes de tomar; leia atentamente suas indicações e contra-indicações...

- Cuidado com o lobo em pele de ovelha, que usa a bíblia para propor a você uma troca de favores com Deus, ensinando você a doar tudo o que tem a uma determinada religião em troca da prosperidade...

A PROSPERIDADE É DOM DE DEUS:

“Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é DOM DE DEUS.” (Eclesiastes 05:19).




- A prosperidade é um DOM DE DEUS, e não uma troca de favores entre o homem e Deus.

- DOM é dar; é algo que nos é doado, é um presente; e um presente não se pergunta o preço.

OBS: Pedro não teve que dar nada em troca para encher suas redes de peixes, ele apenas agiu sob a direção de Jesus...

CONCLUSÃO:

- Ter uma vida prospera em Cristo Jesus, é crer que Ele é o provedor de tudo aquilo que você necessita tanto na vida espiritual quanto na vida material...

- Estude a bíblia diariamente, alimente-se dela para aprender como comer o melhor desta terra...


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*