QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

sexta-feira, 18 de março de 2011

EMBAIXADORES DE CRISTO = AUTORIDADE ESPIRITUAL





“De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois rogamos que vos reconcilieis com Deus.”. (2º Coríntios 05:20).


INTRODUÇÃO:




- Um embaixador é a graduação mais elevada de um representante de um governo, junto de outro governo.

- O papel principal de uma embaixada é servir ou representar o seu povo em um país estrangeiro.

- A embaixada do país “A” dentro do território do país “B”, tem sua soberania garantida por lei, é como se o espaço ocupado pela embaixada “A” dentro do país “B” fosse território dela mesma.

- A Bíblia diz que nós somos embaixadores de Cristo, ou seja, nós não somos deste reino; somos do reino de Deus e fomos enviados a este reino mundano para representar os interesses do nosso Rei Celestial.

- Assim como um embaixador político tem a mesma autoridade do seu presidente em outra nação, o embaixador de Cristo também exerce aqui na terra a mesma autoridade de Jesus Cristo.




- O crente em Jesus Cristo é embaixador de Cristo aqui na terra, e a igreja de Jesus Cristo é a nossa embaixada.

- Assim como o espaço ocupado por uma embaixada em outro país é território dela, também a igreja de Jesus aqui na terra é parte do céu; a igreja é um pedaço do céu e nós somos seus representantes.

- Nós somos missionários neste mundo, e temos a única finalidade de representar bem o nosso Reino e o nosso Rei.

- Nossa função específica neste mundo é pregar a mensagem de reconciliação ao mundo através do sacrifício de Jesus Cristo.

- Assim como um embaixador político tem imunidade em outro país, nós também somos imunes neste mundo as acusações do nosso inimigo espiritual; somos cobertos de uma autoridade maior do que a dele que nos foi dada por Jesus Cristo.


(as vestimentas do embaixador de Cristo
é a Armadura de DEUS).

- Não devemos ousar assumir este compromisso de forma descuidada.

- Como você está cumprindo sua missão de ser um embaixador de Cristo?


O GÊNESIS DA NOSSA AUTORIDADE:


(sujeitai e dominai a terra)

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, E SUJEITAI-A; E DOMINAI sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.”. (Gênesis 01:26,30).

- A terra é um reino material, os animais e as plantas, os rios, montanhas e vales; tudo isto fazem parte deste reino.

- Todo este reino foi criado por Deus, e depois de tê-lo criado, Deus fez o homem para reinar na terra.

- Deus criou o homem, para que este reinasse sobre a terra.




- A terra é um reino dos homens, o SENHOR criou o homem e o colocou na terra dando-lhe a autoridade de reinar sobre ela dizendo: “DOMINAI A TERRA E SUJEITAI-A!”.

- Quando Deus disse ao homem “sujeitai e dominai a terra”, Ele estava estabelecendo uma ordenança da qual dizia: “A TERRA É UM REINO DO HOMEM, PORQUE ELA É UM REINO MATERIAL!”.

- A partir deste momento, só poderia reinar na terra ou sobre ela, aquele que tivesse um corpo físico; um espírito na sua forma natural (espiritual) não poderia de maneira alguma atuar sobre a face da terra. Deus deu somente ao homem este direito.


(o homem foi feito do pó da terra).

- Este mundo não pertencia aos espíritos, e sim ao homem do qual habitava o fôlego de vida: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”. (Gênesis 02:07).

- Nenhum espírito tinha legitimidade para reinar sobre a terra, juridicamente falando a terra pertencia ao ser humano, e somente o homem tinha autoridade sobre ela.

- Satanás e seus demônios não podiam reinar sobre a terra, pois eram espíritos; Satanás e seus demônios não tinham um corpo físico para reinar sobre um reino material chamado terra.

- Para que um espírito reinasse sobre a terra, necessário era, que tivesse um corpo físico para tal operação.

- O plano de Deus era reinar através de nós, pois desde o início da criação, o SENHOR já havia escolhido ao homem como templo do seu Espírito.


(Eis que estou à porta e bato; se alguém
ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei
em sua casa e cearei com ele, e ele,
 comigo. Apocalipse 03:20).

- Eu ouso dizer que nem Deus poderia agir sobre a terra sem a permissão do homem, pois Deus é fiel a sua Palavra.

- Se Ele estabeleceu que o homem reinasse sobre a terra, Ele, o SENHOR, sendo fiel a sua Palavra, também submetia-se a sua própria determinação.

- Estava tudo indo muito bem, até que Satanás encontrou um jeito de entrar na terra e roubar a autoridade do homem.




- Após ser expulso do céu, Satanás e seus demônios foram enviados para terra: "E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.". (Lucas 10:18).

- Satanás e os demônios habitavam na terra, mas não podiam reinar sobre ela, pois quem reinava sobre ela era o homem que tinha um corpo físico, porque a terra era um reino material.

- Para roubar a autoridade do homem, Satanás usa o corpo de um animal chamado pela Bíblia de serpente: “ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”. (Gênesis 03:01).




- Agora com um corpo físico chamado de serpente, Satanás dá prosseguimento com o seu plano de reinar sobre a terra; apossando-se da serpente ele engana a Eva, que engana a Adão, que perde sua autoridade na terra para Satanás.

- Agora o homem é expulso do Éden e de rei de toda a terra, passa a ser escravo do pecado; escravo de Satanás.

- Aparentemente, Satanás havia frustrado o plano inicial de Deus.


(humanidade passa ser escrava da serpente).

- Agora devido à queda de Adão, toda a humanidade havia sido condenada a servir a Satanás, e conseqüentemente condenada a morte eterna.

- O homem com seu corpo físico peca contra o SENHOR, e perde a sua autoridade. Agora os espíritos decaídos começam agir livremente e com legitimidade sobre a face da terra.

- Satanás agora pode reinar usando o corpo humano, pois o Espírito Santo foi retirado deste: “Então disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal...”. (Gênesis 06:03).

- O homem sem o Espírito Santo com o tempo vai sendo doutrinado por espíritos de demônios que acabam fazendo do homem pior do que um animal.

- Agora possuído por espíritos de demônios o homem mente, rouba, mata, adultera e tudo faz por prazer. Um animal mata pra comer, enquanto o homem começa matar por prazer.




- Este instinto satânico de querer reinar sobre seus demais, o homem deve a ausência de Deus, pois não tendo mais comunhão com Deus, o homem começa explorar o mais fraco através do poder que reivindica ter através das religiões, políticas e outras práticas sugeridas pelo próprio Satanás.


(símbolos da Nova Era).

- A terra sendo um reino material, para reinar sobre ela, Satanás precisa habitar nos corações endurecidos dos Homens sem Deus, e assim tem sido feito até o dia em que Deus resolveu intervir nesta história.


INTERVENÇÃO DIVINA, DEUS HABITA DENTRO DO HOMEM:




"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.". (Isaías 07:14).

- O significado do nome Emanuel é: “DEUS CONOSCO!”.




- O nome Emanuel não significa apenas Deus conosco, significa: “DEUS DENTRO DO HOMEM” ou “DEUS ESTÁ NO CORAÇÃO DE HOMENS PUROS!”.

- Satanás encontrou um subterfúgio para reinar sobre a terra, e se apossou do corpo de uma serpente para enganar a humanidade, porém, Deus resolve retomar a autoridade para o homem de uma forma legítima.

- Deus resolve vencer o pecado da humanidade habitando dentro de um corpo físico. Dentro de um corpo humano.

- Ele Deus, criador do Universo, dos céus e da terra e de tudo o que neles há, resolve habitar dentro de um homem.


(Jesus nos devolveu a chave, a autoridade).

- Já que o SENHOR havia entregado ao homem toda autoridade aqui na terra, e o homem havia perdido para Satanás, então Deus se fez homem para readquirir esta autoridade para o homem de uma forma legítima.

- O Verbo se fez carne: Jesus, o Cristo!


O VERBO SE FEZ CARNE:




“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”. (João 01:14).

- Quando Jesus foi concebido no ventre de Maria, Deus se fez homem.

- Ele não era em parte humano e em parte divino; era completamente humano e completamente divino: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”. (Colossenses 02:09).

- Deus resolveu habitar num corpo humano; podia ter habitado em outra serpente, ou em um macaco; mas Ele resolveu habitar num corpo humano.

- Se Ele tivesse habitado num leão, por exemplo, hoje quem reinaria na terra seriam os leões e não os homens de Deus.


(Jesus venceu o tentador).

- Deus escolheu ser homem para vencer como homem a Satanás e seus demônios, e para readquirir a autoridade humana na terra.


COMO JESUS FEZ ISTO?




"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.". (João 01:29).

- Quando João Batista batiza Jesus nas águas do rio Jordão, Jesus recebe os pecados do mundo; Jesus assume todos os nossos pecados e a partir deste momento inicia seu ministério dizendo: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”. (Mateus 04:17).




- Assumindo todos os pecados da humanidade, Jesus inicia seu ministério fazendo da sua primeira pregação fazendo um apelo para humanidade: “ARREPENDEI-VOS DOS VOSSOS PECADOS!”.

- Jesus inicia o processo de reconquista de poder ensinando o arrependimento dos pecados, pois logo depois, Ele seria sacrificado na cruz cumprindo sua missão terrena.

- Na cruz do calvário, Jesus recebe sobre si o castigo que era pra nós, a morte: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.". (Romanos 06:23).




- Ao morrer na cruz, Jesus recebe o salário do pecado em nosso lugar. Ao morrer leva no consigo a culpa de toda a humanidade, e a partir deste momento, todo aquele que Nele crer e for batizado, seria salvo: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”. (Marcos 16:16).

- O plano da salvação através do sacrifício de Jesus havia se cumprindo, mas ainda faltava devolver ao homem a sua AUTORIDADE terrena.

- Como Jesus recupera a autoridade e nos entrega novamente?


JESUS RECUPERA A NOSSA AUTORIDADE:




“Por isso diz: Quando Ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra?

- Após Jesus ter descido as regiões inferiores da terra, ou seja, após ter deixado o céu e ter vindo habitar num mundo de escravidão, Ele retoma o poder e autoridade para si, e ao subir, eleva consigo toda a humanidade que estava aprisionada pelo pecado.

- Ao cumprir sua missão, Jesus diz: “... TODA AUTORIDADE ME FOI DADA NO CÉU E NA TERRA.”. (Mateus 28:18).

- Recebendo em si todo pecado do mundo, e sendo oferecido como sacrifício numa cruz por todos os nossos pecados, Ele Jesus, recupera a AUTORIDADE que o homem havia perdido através do pecado.




- Jesus não pecou e venceu a morte, pois ressuscitou ao terceiro dia; fazendo isto Ele venceu a morte e Satanás também.

- A autoridade que Satanás e a morte tinham sobre toda a humanidade, agora foi recuperada por Jesus através do seu sacrifício.


JESUS NOS DEVOLVE A AUTORIDADE PERDIDA:




“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”. (Atos 01:08).

- Jesus prometeu que sua igreja receberia o poder (AUTORIDADE), a virtude do Espírito Santo e que através desta autoridade, seríamos seus EMBAIXADORES levando as Boas Novas até os confina da terra.

- Este poder nos envolve de coragem, ousadia, confiança, perspicácia, habilidade e AUTORIDADE.


(verdadeiro poder)

- Todos nós, precisamos de todas estas qualidades para cumprir nossa missão como embaixadores de Cristo.

- Não recebemos autoridade ao fazermos um curso teológico, recebemos apenas conhecimento.

- Recebemos poder e autoridade a partir do momento que do alto somos ungidos com batismo do Espírito santo.

CONCLUSÃO:




“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. (Atos 02:01,04).

- Como Jesus havia prometido o poder de Deus, a autoridade de Deus desce do alto sobre a igreja reunida no dia de Pentecostes.

- Este acontecimento se deu com uma imagem de “línguas repartidas, como que de fogo.”.

- As línguas simbolizam a fala, a comunicação das Boas Novas.

- O fogo, simboliza a presença purificadora de Deus, que queima os elementos indesejáveis de nossa vida e incendeia o nosso coração, para que ilumine a vida de outras pessoas.

- Quando o Espírito Santo desceu sobre a igreja, a autoridade que o homem tinha perdido para Satanás, agora lhe é devolvida.


(a autoridade é compartilhada a todos).

- Antes deste acontecimento, todo o poder de Deus estava concentrado na pessoa física de Jesus, mas agora este poder, esta autoridade é distribuída para cada um daqueles que Nele crer. A saber, eu e você.

- Eu e você somos homens comuns como todo homem físico, mas sobre nós está a AUTORIDADE e RESPONSABILIDADE de exercemos aqui na terra, a vontade do nosso Pai que está no céu.

- Nós somos os embaixadores de Cristo aqui neste mundo, nossa missão é representá-lo pelo poder e AUTORIDADE do Espírito santo.

- Satanás perdeu, a morte perdeu, mas nós em Cristo Jesus somos mais que vencedores.

- Você em Cristo Jesus, é representante do céu aqui na terra, é embaixador de Cristo e tem a autoridade Dele sobre sua vida.

- Exerça com humildade e sabedoria esta autoridade que lhe foi confiada, e ganhe muitas almas para o nosso REI JESUS CRISTO!




“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”. (Apocalipse 03:11).


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

12 comentários:

  1. Que mensagem linda, clara consistente, e que testemunho maravilhoso.
    sou uma missionaria em Espanha, buscava alimento para mim e para igreja.
    que sirvo.
    fiquei encantada. Que Deus continue te abençoando e que vc continue sendo uma benção.

    ResponderExcluir
  2. Tive agora uma viagem maravilhosa, nunca tinha lido de forma tão clara e direta, parabéns esse texto me ajudou muito!!!! Que Deus continue te usando poderosamente!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus pela sua vida irmão!!
    Continue levando a Palavra e sendo sal e luz nessa terra!!
    Muito obrigado por se permitir ser instrumento de Deus,falou muito ao meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Me ajudando muito. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Que estudo maravilhoso, fiz uma viagem no tempo. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Que Belo entendimento da palavra do nosso Deus
    que Deus continue o abençoando e o usando dessa forma maravilhosa pra abençoar nossas vidas

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe sua vida poderosamente!!!
    Continue nos ajudando a entender a palavra de Deus,para levarmos Cristo a outras pessoas e ganharmos almas para Cristo Jesus!!!!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito contente com esta mensagem e como EMBAIXADOR DE CRISTO QUERO A CADA DIA REPRESENTAR O MEU SENHOR.

    ResponderExcluir
  9. Muito esclarecedor esse estudo,obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Uma benção para glória de Deus!
    Agradeço ao Senhor por essa rica oportunidade, de uma forma tão esclarecedora, entendermos verdadeiramente o nosso papel na terra.
    Representar literalmente o Reino do Céu.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom é isso mesmo que
    Precisamos ALGO bem esclarecido

    ResponderExcluir