QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SATANÁS, O ADVERSÁRIO



“Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor,
 veio também Satanás entre eles.
Então, o SENHOR disse a Satanás:
 DE onde vens? E Satanás respondeu ao Senhor e disse:
 De rodear a terra e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás:
 Observaste tu ao meu servo Jó?
 Porque ninguém há na terra semelhante a ele,
homem sincero, e reto, e temente a Deus, desviando-se do mal.
Então, respondeu Satanás ao SENHOR e disse:
 Porventura, teme Jó a Deus debalde?
Porventura, não o cercaste de bens tu a ele, a sua casa e a tudo quando tem?
A obra das suas mãos abençoastes,
e o seu gado está aumentando na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem,
e verás se não blasfema de ti na tua face!
E disse o SENHOR a Satanás:
Eis que tudo quanto tem está na sua mão; somente contra ele não estenda a sua mão.
 E Satanás saiu da presença do SENHOR.”.
 (Jó 01:0612).

- A Bíblia fala de outras reuniões celestiais, onde Deus e os anjos planejam suas atividades na terra, e onde os anjos também trabalham:




“Então, disse ele, pois, a palavra do Senhor:
Vi o SENHOR assentado sobre o seu trono,
 e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua esquerda.
E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe,
a que suba e caia em Ramote-Gileade?
 E um dizia desta maneira, e outro, de outra.
Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse:
 Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?
E disse ele: Eu sairei e serei um espírito da mentira
 na boca de todos os seus profetas.
 E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito da mentira
na boca de todos os teus profetas,
 e o SENHOR falou mal contra ti.”.
(1º Reis 22:19,23).

- Por ser criador de todos os anjos – tantos os que servem quanto os que se rebelaram – Deus tem completo poder e autoridade sobre eles.




- Satanás, originalmente um anjo de Deus tornou-se corrupto pelo seu orgulho. Ele tem sido mau desde a sua rebelião contra Deus:

“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, PORQUE O DIABO VIVE PECANDO DESDE O PRINCÍPIO. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”. (1º João 03:08).




- Satanás considera Deus como inimigo. Ele tenta atrapalhar a obra de Deus na vida das pessoas, mas está limitado pelo poder de Deus, e pode fazer apenas o que lhe é permitido:

A) “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.”. (Lucas 22:31,32).

B) “Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.”. (1º Timóteo 01:19,20).




- Satanás é chamado de inimigo porque busca ativamente por pessoas a quem possa tentar:

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda ao derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”. (1º Pedro 05:08,09).




- O desejo de Satanás é que as pessoas odeiem a Deus. Ele faz isto através da mentira e da decepção:

“Mas a serpente mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse a mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: É CERTO QUE NÃO MORREREIS.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”. (Gênesis 03:01,06).




- Jó, um homem correto e inocente, que fora grandemente abençoado, era o alvo perfeito para Satanás. (Jó 01:06,12).

- Qualquer pessoa comprometida com Deus deveria esperar os ataques do inimigo. Satanás que odeia a Deus, também odeia as pessoas.

SATANÁS O NOSSO ADVERSÁRIO:




- “Satanás” (hebr., lit. “adversário”) é chamado, na verdade, de “O SATANÁS”, indicando que se trata mais de um título do que um nome pessoal. No Antigo Testamento, essa designação é usada poucas vezes para ele:

A) “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.”. (Jó 01:06).

B) “Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a levantar o censo de Israel.”. (1º Crônicas 21:01).

C) “Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.”. (Zacarias 03:01).




- No período veterotestamentário, Satanás procurou fazer aflorar o que havia de pior na humanidade. Seu caráter de tentador agressivo dos seres humanos e oponente abjeto de Deus é desenvolvido mais detalhadamente no Novo Testamento.

- A ousadia de Satanás pode ser observada em seu discurso a Deus e em sua malevolência ao atribuir a Jó motivações torpes.

- Como ser criado, e não criador; Satanás não é onipotente, onisciente nem onipresente.

- Apesar de seus poderes serem amplos e impressionantes, ele opera somente dentro dos limites estabelecidos por Deus e com permissão divina.




- Satanás é subordinado por Deus e, ao final, será derrotado.

- Satanás percorre a terra como o espião de um rei em busca de súditos desleais: “Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: DE RODEAR A TERRA E PASSEAR POR ELA.” (Jó 01:07). - No entanto, não há motivos para o cristão temê-lo: “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostra-e forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...”. (2º Crônicas 16:09).




- O poder que Deus dá a Satanás (“em teu poder”, lit. “em sua mão”) sobre Jó tem limites: “Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.”. (Jó 01:12) e “Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em seu poder; mas poupa-lhe a vida.”. (Jó 02:06).) 

- Enquanto a intenção de Deus ao permitir a tentação é provar a força de caráter, a intenção de satanás é provar a falta de caráter.




- assim, a tentação tem potencial para gerar efeitos positivos ou negativos, dependendo da maneira como se reage a ela.

- Não obstante, o SENHOR promete que os cristãos não serão tentados além do que podem suportar: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar.”. (1º Coríntios 10:13).

UM RETRATO DO NOSSO ADVERSÁRIO:

SEU CARÁTER:




Astuto, orgulhoso, criado com sabedoria superior, parece belo, habitou no Éden, essencialmente perverso, mentiroso e violento, criado originalmente como um dos seres celestiais, sua ambição é ser como Deus, possui uma aparência enganadora, objeto de espanto para os que o conhecem, não onisciente, não onipotente e nem onipresente.

SUA OBRA:




 Instiga as pessoas a renunciarem a Deus, deturpa as Escrituras, se opõe à obra de Deus, levanta barreiras para o evangelho, realiza milagres para enganar as pessoas, perdeu sua posição devido à sua rebelião contra Deus.

OS NOMES DO NOSSO ADVERSÁRIO:

- ABADOM (hebr., lit. “destruição”), ANJO DO ABISMO, APOLIOM:




“E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom.”. (Apocalipse 09:11).


- O ACUSADOR de nossos irmãos:




“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada à salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.”. (Apocalipse 12:10).

- O ADVERSÁRIO (gr. Antidikos, lit. “OPONENTE”), LEÃO QUE RUGE:




 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”. (1º Pedro 05:08).

- A ANTIGA SERPENTE, DRAGÃO:




“Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.”. (Apocalipse 20:02).

- BELIAL:



 “E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?”. (2º Coríntios 06:15).

- O DEUS DESTE SÉCULO:




“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”. (2º Coríntios 04:04).

- BELZEBU, maioral dos demônios:




 “Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.”. (Mateus 12:24).

- O DIABO (gr. Diabolos, lit. “o que acusa”), HOMICIDA:



 “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”. (João 08:44).

- O INIMIGO:




“O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.”. (Mateus 13:39).

- LÚCIFER (hebr., lit. “estrela da manhã”):




 “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!”. (Isaías 14:12).

- O REI DE TIRO:




“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.”. (Ezequiel 28:12).

- O MALÍGNO:




 “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.”. (Mateus 13:19).

- MENTIROSO:




“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”. (João 08:44).

- O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR:




“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.”. (Efésios 02:02).

- PRÍNCIPE DAS TREVAS:




 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”. (Efésios 06:12).

- O TENTADOR:




 “Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.”. (1º Tessalonicenses 03:05).

- PRÍNCIPE DO MUNDO:




“Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.”. (João 12:31) e “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;”. (João 14:30).

- SATANÁS (hebr., lit. “adversário”):




 “E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.”. (Marcos 01:13).

CONCLUSÃO:




“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.”. (Ezequiel 28:12,19).

- Satanás era um querubim, mas se rebelou contra Deus e foi expulso do céu. Ele é um ser real, e não simbólico; está constantemente trabalhando contra Deus e contra aqueles que o seguem.




- Satanás tentou Eva no jardim do Éden e a convenceu a pecar; tentou Jesus no deserto, mas não conseguiu persuadi-lo a ceder.

- Portanto, ser tentado não é pecar. Pecar é ceder à tentação e/ou levar os semelhantes ao erro.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”. (João 16:33).




- Satanás é nosso adversário; por isso tenhamos coragem...

- Apesar dos conflitos serem inevitáveis, nunca estaremos sozinhos, pois Jesus, nosso SENHOR, estará sempre conosco.

- Jesus venceu o mundo; e nunca nos abandonará em nossos conflitos.




- Se nos lembrarmos de que a vitória final já foi ganha, podemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis!

- Receba a paz de Cristo!

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O CEGO DE JERICÓ



“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó,
juntamente com os discípulos e numerosa multidão,
Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu,
estava assentado à beira do caminho.
E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno,
posse a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
E muitos o repreendiam, para que se calasse;
mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça?
Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou.
 E imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”.
(Marcos 10:46,52).

INTRODUÇÃO:




“Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.”. (Mateus 11:05).

- Jesus cura!

- A fé pregada em o nome de Jesus, é capaz curar tanto as enfermidades espirituais quanto as enfermidades físicas.

- Milhares e milhares de pessoas testemunham curas através dos tempos; curas atribuídas à pregação do evangelho de Jesus.

- Vamos hoje, estudar uma das mais conhecidas, e que é descrita no Evangelho de Marcos 10:46,52 – a cura do cego Bartimeu de Jericó.

QUEM ERA BARTIMEU?





“... Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho.”. (Marcos 10:46).

BAR – TIMEU = Bartimeu era tão insignificante para a sociedade daquela época, que nesta passagem, Marcos, o descreve apenas como o “Filho de Timeu”, que é o que quer dizer Bartimeu.

BAR = Filho de          TIMEU = Timeu

BARTIMEU = Filho de Timeu.

- Ainda hoje podemos encontrar pessoas assim como Bartimeu, pessoas que para o mundo não tem importância nenhuma, mas que para Jesus, são tão valiosas, que Ele deu a vida por elas.




- Talvez você conheça alguma destas pessoas, que de tão desvalorizadas, as outras pessoas nem lhe chamam pelo nome – a bíblia diz que Deus conhece até o pensamento de todas as pessoas: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.”. (Salmos 139:01,03).

BARTIMEU ERA CEGO E MENDIGO:




- Desprovido de um dos cinco sentidos, a visão; Bartimeu vivia em uma época onde o preconceito para com as pessoas com deficiência visual era tão grande, que nem um emprego tinha o direito de ter – considerado um inválido, lhe restava apenas o ofício de mendigar nas ruas.

- Um cego sem visão, um homem que vivia completamente nas trevas; assim era a vida de Bartimeu.

- Hoje também existem “Bartimeus” por aí, pessoas que enxergam bem com seus olhos naturais, mas que vivem em uma vida de profundas trevas espirituais

- Sem visão das coisas de Deus, hoje o homem, também é marginalizado pela sociedade, desvalorizado e considerado cego.



- Não é preciso ser um mendigo de rua para você ser considerado pobre, cego e nu – você pode ser muito rico – ter tudo o que o dinheiro pode comprar; ser considerado como maioral entre os seus, mas se não tiver Jesus na sua vida, Deus lhe considera como consideravam os homens à Bartimeu naquela época: “Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”. (Apocalipse 03:17).

BARTIMEU ERA UM DESVIADO DO CAMINHO:



“... Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho.”. (Marcos 10:46).

- Jesus disse: “... Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”. (João 14:06).

- Jesus disse: “Eu sou o caminho!”. O caminho foi feito para andar, e não para ficarmos “assentados” à beira do caminho, como fazia Bartimeu.

- A bíblia diz que Bartimeu estava assentado a beira do caminho, ou seja, não andava no caminho.

- Quantas são as pessoas hoje que se dizem ser cristãs, porém não andam no CAMINHO, e também estão apenas assentadas a beira do caminho.

- Pessoas que dizem acreditar e amar a Deus, mas que na pratica, não andam de acordo com os ensinamentos deste Deus que dizem amar – vive uma vida fútil; de igreja em igreja mendigando bênção de Deus, sem saber que existe somente um caminho para bênção de Deus, e este caminho se chama Jesus.




- Bartimeu era um desviado, porque no versículo 51 ele pede para VOLTAR a ver – isto quer dizer que um dia ele teve visão e a perdeu; por isto pede para VOLTAR a ver novamente.

- Assim como ele teve visão e um dia a perdeu, também existem pessoas que começam bem com o Senhor Jesus a caminhar, mas por algum motivo, resolvem assentar-se a beira do caminho ou a pegar um desvio e encontram somente o abismo das trevas.

- Se você é uma destas pessoas que um dia conheceu o caminho, mas por algum motivo assentou-se, ou desviou-se do caminho, retorne sua caminhada hoje mesmo, e ande em direção a Deus em o nome de Jesus.

A VIDA DE BARTIMEU ERA UM INFERNO:




“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”. (Mateus 06:22,23).

- A visão espiritual é a nossa capacidade de ver claramente o que Deus quer que vejamos, enxergando o mundo sob o ponto de vista dEle.

- Os nossos olhos espirituais só podem ver as coisas espirituais, sob o ponto de vista de Deus, através dos ensinamentos de Jesus Cristo, seu Filho.

- O homem que se deixa obscurecer o seu entendimento espiritual, o faz porque, é bloqueado pelos seus próprios interesses e objetivos pessoais, assim sendo perde a visão de Deus.




- Um homem sem visão de Deus, é um homem desprovido de luz divina – desligado de Deus sua vida é um “inferno”.

- Existem pessoas que não acreditam no inferno, porém suas vidas já são um inferno, pois inferno quer dizer: Separado de Deus. Esses que dizem que inferno não existe, iniciaram aqui na terra o seu inferno eterno longe e separado do Senhor.


BARTIMEU ERA DE JERICÓ:





“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho.”. (Marcos 10:46).


-Assim como Jerusalém simboliza a “Cidade Santa”, Jericó simboliza a “Cidade do pecado”, pois todo tipo de pecado e coisas erradas existiam na cidade de Jericó – Jesus foi até Jericó libertar das trevas aqueles lá viviam.

- Bartimeu não estava em Jericó e nem no “caminho”, ele estava assentado à beira do caminho – nem no pecado e nem com Jesus – em cima do muro.




- Bartimeu assentado à beira do caminho, simboliza aquelas pessoas que não estão nem e Cristo Jesus, e nem no “mundão”.

- É aquela pessoa que se convenceu de que é Deus, porém não aceita Jesus como o “ÚNICO” caminho que pode levá-la a Deus.

- Se você ainda pensa que outro nome, ou alguma religião ou filosofia de vida, pode te levar a Deus, pela bíblia você é considerada também como um “BARTIMEU”.

- Aceite Jesus como único e suficiente salvador, com único e verdadeiro caminho para Deus, e viva eternamente em Cristo Jesus.

OUVINDO QUE ERA JESUS BARTIMEU CREU:




“E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, posse a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. (Marcos 10:47).

- A fé vem do ouvir a palavra de Deus: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”. (Romanos 10:17).




- Se a fé fosse um dom de Deus para aqueles que pudessem apenas ver Jesus ou alguma imagem, então Bartimeu jamais teria sido curado – um idólatra, por exemplo, adora uma imagem morta sem poder nenhum, enquanto um verdadeiro adorador, adora a Deus em espírito e em verdade.

- Quando Bartimeu OUVIU a respeito de Jesus; creu no seu espírito que poderia ser curado por Jesus e começou a clamar: “Jesus, tem misericórdia de mim!”.

- Nós somos o conjunto de corpo, alma e espírito; sendo que o cada um deles deve ser bem alimentado, e o espírito humano só é alimentado pela palavra de Deus...

- O corpo natural precisa de alimento natural – nossa alma precisa ser alimentada pelo conhecimento daquilo que é certo ou errado no campo das emoções e pensamentos – nosso espírito também é alimentado, mas somente pelo pão da vida, que é Jesus.

MUITOS O REPREENDIAM À BARTIMEU:




“E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. (Marcos 10:48).

- Ninguém dá ouvido a um mendigo marginalizado pela sociedade, pelo contrário, quando este pede ajuda mandam calar a boca...

- Pela fé, Bartimeu clama por misericórdia, porém os homens daquela época, não diferentes dos de hoje o repreendiam...

- É assim mesmo que aconteceu e acontece com quem se aproxima de Jesus; ao tentar aproximar-se de Deus, amigos e familiares repreendem, fazem gozações e críticas com o intento de nos desanimar na busca pela salvação

- Bartimeu não deu ouvidas as repreensões dos outros e gritava cada vez mais alto: “Jesus, tem misericórdia de mim!”.




- Se você está sofrendo repreensões por buscar a Deus, faça como Bartimeu, não desanime na sua busca; redobre suas orações e busque a misericórdia do Senhor.

JESUS MANDA CHAMÁ-LO:




“Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.”. (Marcos 10:49).

- Quando Bartimeu clama por misericórdia, em outras palavras ele pede para que Jesus trate com amor a sua miséria, pois é exatamente isto que a palavra misericórdia quer dizer: MISER= MISÉRIA e COR=CORAÇÃO, ou seja, Jesus trata nossa miséria humana com o coração, com amor...

-Jesus ouviu a oração de Bartimeu e teve misericórdia dele e mandou chamá-lo...

- Jesus estava disposto a tratar com o coração, com amor da vida daquele pobre homem que estava a mendigar à beira do caminho.




- Jesus ouve a oração de um coração sincero, seja marginalizado ou não, esteja à beira, dentro ou completamente fora do “Caminho”, Ele ouve a oração e trata toda nossa miséria humana com amor.

BARTIMEU LANÇA DE SI A CAPA:





“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.”. (Marcos 10:50).

- A capa que Bartimeu vestia, era um uniforme doado pelas autoridades para que a população o identificasse como mendigo pelo seu uniforme padrão.

- Uma vez um mendigo era identificado pela capa, eram-lhe oferecidos pela população esmolas.

- A capa de Bartimeu era a capa da cegueira, e de longe se via que ali existia um cego pela capa que o identificava como tal.

- Esta capa é a “Capa de Satanás”; a capa que ele coloca sobre aqueles são dele para identificá-los. EX: Viciados, prostituídos, corruptos, pessoas destruídas por uma vida de pecado de longe são identificadas.

- Um viciado em drogas, por exemplo, de longe se reconhece pela “capa” da destruição que as drogas proporcionam.




- Algumas mulheres e homens, vestem-se das suas “capas” e ficam pelas esquinas se prostituindo, uma forma de pedir esmolas a beira do caminho.

OBS: Esmolas são coisas do diabo, Deus não nos dá esmola, Ele nos deu o que tinha de melhor, o seu Filho Jesus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”. (João 03:16).

- Bartimeu lança fora a capa, abre mão do pecado e vai ter com Jesus.

QUE QUERES QUE TE FAÇA?




“Perguntou-lhe Jesus: QUE QURES QUE EU TE FAÇA? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.”. (Marcos 10:51).

- Humanamente falando, parece uma pergunta sem nexo; perguntar a um mendigo o que ele quer que lhe faça. É evidente que um cego quer voltar a ver.

- Qualquer outra pessoa que visse Bartimeu naquele momento, teria a certeza disto: “Este homem deseja enxergar!”.

- Neste momento, Jesus não olha para Bartimeu com os olhos humanos, limitados ao que se pode ver superficialmente apenas, Jesus olha com olhar divino, capaz de penetrar no mais íntimo do ser humano.




- Em outras palavras Jesus estava perguntando a Bartimeu o que ele queria que fizesse primeiro na sua vida. Uma esmola? Um banho? Comida? Emprego?

- Jesus sabia que era cego, e que precisava ver, no entanto também que além da cegueira, ele precisa de tantas outras coisas tão necessárias quanto voltar a ver.

- Às vezes nós chegamos até Jesus com uma enfermidade, um vício, enfim, são tantas as razões que nos levam a conhecer o evangelho – chegamos com a esperança de sermos curados desta enfermidade ou outra coisa – para nossa supressa, além de sermos curados, somos salvos e feitos novas criaturas.

- Jesus sabe e conhece TODAS as nossas necessidades, e assim como fez com Bartimeu ele quer fazer nas nossas vidas também...

OBS: (O QUE TU QUERES QUE JESUS FAÇA AGORA NA SUA VIDA?)

EU QUERO TORNAR A VER:




“... Mestre, que eu torne a ver.”. (Marcos 10:51).

- Bartimeu pediu para voltar a ver e Jesus imediamente restaurou a sua visão.

- O que é que você gostaria que Jesus fizesse na sua vida hoje?

- Você já pediu isto a Ele com fé?


A TUA FÉ TE SALVOU:





“Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”. (Marcos 10:52).


- Sem fé é impossível agradar a Deus: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”. (Hebreus 11:06). Bartimeu, ouviu, creu e recebeu a cura...

- Para sermos curados precisamos ter fé; para ter precisamos ouvir a pregação da fé; para ouvirmos a pregação da fé precisamos dispor nossos corações para o ensino da palavra de Deus.




- Jesus abre tantos os olhos naturais quanto os olhos espirituais...

SEGUIA JESUS ESTRADA FORA:




“... E imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”.(Marcos 10:52).

- Quando voltou a ver, viu que sem Jesus, nada poderia fazer: “Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.”. (João 15:05).

- Voltou a ver, porém lhe faltava emprego, família, dignidade; e isto, só reconquistaria se permanecesse em Jesus e por isso seguia a Jesus estrada fora...

- Muitas são as pessoas que são abertas os olhos, no entanto não seguem a Jesus, e assentam-se a beira do caminho. Satanás vem e lhes rouba, tira a visão, a vontade de viver. Bartimeu foi um desses, mas teve uma segunda chance...

CONCLUSÃO:




“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”. (João 06:37).

- Não sei quantas chances o Senhor já lhe deu, só sei que hoje Ele te dá mais uma de tu abrires teus olhos pelo poder da fé.

- Não importa o quanto em trevas esteja a sua vida, mas se fizeres como Bartimeu fez; pela fé veras a glória de Deus na tua vida.

" A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*