“... antes, SANTIFICAI A CRISTO, COMO SENHOR, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir A RAZÃO da esperança que há em vós...”
(1º Pedro 03:15).
INTRODUÇÃO:
- Quantas vezes você já foi surpreendido com esta pergunta: “Porque você adora Jesus Cristo?”.
- Uma pergunta simples, porém, já vi muito crente em Jesus Cristo não saber responder qual a razão da sua fé...
- Existem crentes em Jesus Cristo que tentam em vão dar explicações a respeito da razão da esperança que tem em Jesus, mas por não terem intimidade nenhuma com o Deus que dizem ter esperança, fazem um discurso sem nexo nenhum e acabam dificultando mais ainda o entendimento daqueles lhes perguntam.
- A explicação da esperança da nossa fé, não deve nunca ser uma explicação emocional, mas sim, RACIONAL, com base na santa e perfeita Palavra de Deus.
- Um crente em Jesus que não conhece bem as Escrituras, transforma-se num fanático religioso incapacitado para falar racionalmente da sua fé em Jesus Cristo.
- Um bom soldado deve saber usar bem a sua espada, e a espada do crente em Jesus é bíblia, por isso, devemos sempre andar com a nossa espada bem afiada, para não perdermos nenhuma oportunidade, de oferecer através da fé racional, a qualquer um que pedir a razão da nossa fé em Jesus Cristo.
QUAL A RAZÃO DA NOSSA FÉ?
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”. (Romanos 12:01,02).
- Nosso testemunho em Cristo Jesus não deve ser emocional, mas sim racional...
RACIONAL = Que usa da razão; que deduz pela razão; conforme a razão...
- Ao nos depararmos com uma pergunta como esta: “Porque você adora a Jesus Cristo e não a outro deus?”, devemos estar bem afiados, ou seja, devemos ter muita intimidade com as Escrituras para dar uma resposta não com base na EMOÇÃO, mas sim na RAZÃO.
VEJAMOS AGORA, ALGUNS VERSÍCULOS, DE ONDE TIRAMOS BASE RACIONAL PARA NÃO ADORARMOS OUTRO NOME, ALÉM DO NOME DE JESUS:
1º NÃO ADORO MARIA POR QUE:
- Algumas pessoas que adoram a Maria, mãe de Jesus Cristo, podem nos perguntar: “Onde na bíblia existe um versículo, que nos de uma base racional para não adorarmos Maria como uma deusa, e sim, a Jesus Cristo como único e suficiente salvador como vocês fazem?”.
“Então, ela (Maria) falou aos serventes: fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser.”(João 02:05).
- Esta passagem bíblica, aconteceu no dia em que Jesus fez seu primeiro milagre. Em um casamento em Caná da Galiléia Jesus transformou água em vinho, mas antes deste milagre acontecer, quando o vinho terminou, os serventes da festa foram até MARIA com a esperança que ela resolvesse o problema...
- Ao chegar até Maria e lhe exporem o problema, Maria responde: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER!”.
- A própria Maria é quem diz neste versículo; não sou eu que faço; é Ele que faz; façam o que Ele dizer.
- Quando acabou o vinho na festa daquele casamento, acabou a alegria da festa, pois o vinho representa a alegria, e uma vez terminando a alegria e um casamento, SÓ JESUS PODE RESTAURAR ESTA ALEGRIA...
Obs: Se a alegria no teu casamento terminou, leve este fato ao único Deus capaz de transformar teu casamento da água para o vinho, Ele através da sua palavra transforma este casamento sem cor, aroma como água num vinho com os aromas da uva e colorido como o suco da videira.
2º NÃO ADORO PEDRO (homem santo) POR QUE:
- Algumas pessoas que adoram a Pedro, o apostolo, como se fosse um Deus pode nos perguntar: “Onde está à razão de você não adorar a São Pedro como um deus?”.
“Aconteceu que, indo Pedro a entrar, saiu Cornélio ao encontro e, prostando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: ergue-te, que eu também sou homem. (Atos 10:25,26).
- O apostolo Pedro foi até a casa de um homem chamado Cornélio em Cesaréia a pedido dos servos de Cornélio e também por revelação de Deus através de uma visão, e ao chegar à casa de Cornélio, este se prostrou diante de Pedro e começou adorá-lo como se Pedro fosse um Deus.
- No versículo 26 do capítulo 10 do livro de Atos Pedro afirma: “ERGUE-TE, QUE EU TAMBÈM SOU HOMEM!”.
- Observe que é o próprio Pedro, a quem muitos adoram e fazem promessa, sim, o apostolo Pedro que diz para que não o adoremos porque ele é homem como nós...
- Pedro foi até a casa de Cornélio não para ser adorado como á um deus, mas para ensinar a Cornélio a adorar Jesus como único Deus verdadeiro.
Obs: São Pedro, São Paulo, e outros, eram apenas ministros portadores da benção de Deus, mas a fonte da benção de Deus era Jesus, e ainda hoje é, e eternamente sempre, Ele será o Senhor. Toda a honra, glória e louvor a Ele sejam dados.
3º NÃO ADORO ANJOS, POR QUÊ?
- Também pode algumas pessoas que adoram a anjos, nos perguntar: “Existe uma razão para que o crente em Jesus não se prostre diante de um anjo e o adore?”.
“Então, ME FALOU O ANJO: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. PROSTEI-ME ANTES AOS SEUS PÉS PARA ADORÁ-LO. Ele, porém, me disse: VÊ, NÃO FAÇA ISTO; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantém o testemunho de Jesus; ADORA A DEUS. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Apocalipse 19:09,10).
- UM ANJO falou com João!
- Diante de admiráveis visões, João atônito vê um anjo em sua frente e se prostrou diante do anjo para adorá-lo, mas o ANJO NÃO ACEITOU a adoração de João, porque somente Jesus é digno de adoração...
- Disse o anjo: “ADORE A DEUS!”.
- Os anjos também adoram a Deus...
CONCLUSÃO:
“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens (Jesus), pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 04:12).
- A salvação, neste versículo, é apontada somente ao nome de Jesus Cristo, e estas palavras são escritas por Pedro, o apostolo que muitos o adoram um deus.
- De uma forma racional, e com base na bíblia; longe de fanatismos e crendices, podemos responder com toda mansidão, temor, amor e boa consciência a razão da nossa fé e esperança no Senhor Jesus.
- Evangelize com sabedoria: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE.
Evita, igualmente falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.”. (2º Timóteo 02:15,16).
“A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM”
*