“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras,
e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente,
que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos,
e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras,
e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato,
que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios,
e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu,
e foi grande a sua queda.”.
(Mateus 07:24,27).
INTRODUÇÃO:
- Imagina um casal recebendo a notícia que terão o primeiro filho...
- Na sua inexperiência, acreditam que somente o amor lhes dará condições para criarem este filho...
- E realmente o amor é o fundamental, a base, o alicerce...
- Mas uma casa também tem paredes; uma casa não é só feita de alicerce...
- O casal, além de amar o filho, também tem que ter o dinheiro suficiente para criar este filho confortavelmente...
ADÁGIO POPULAR: “Quem casa quer casa.”.
- Os pais devem esforçar-se para dar condições básicas para que o seu filhinho, viva num ambiente harmonioso e confortável...
OBS: O amor é o alicerce, mas existem outras coisas também. Além do amor, os pais devem esforçar-se muito para edificar um lar para viverem na paz do Senhor, mas para viverem esta paz, devem PRATICAR a palavra de Deus...
PRATICAR É MELHOR QUE ANUNCIAR:
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;”. (Mateus 07:24).
- Muitas são as pessoas hoje que procuram anunciar o evangelho umas para as outras, mas, poucas são aquelas que procuram PRATICAR o evangelho.
PRATICAR = AMAR:
- Amar a todos por igual: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”. (João 15:12).
- Se você tem um carro zero estacionado em sua garagem, porém, você nunca andou com este carro, nunca teve o prazer de guiá-lo pelas ruas da sua cidade; de que lhe adianta ter este carro?
- Se você tem a o ensinamento de Jesus, sua palavra, estacionada em seu coração, porém não a pratica, nunca sentiu o prazer de viver aquilo que o Senhor lhe ensinou, de que lhe adianta conhecer esta palavra?
- Assim como o carro está ali para lhe servir, a palavra de Deus também está em você para lhe servir de guia para uma vida eterna em Cristo Jesus.
- A palavra é o caminho, mas o carro é o amor de Deus que te leva pelo caminho...
OBS: O mandamento do Senhor é amar; quem ama, está praticando a Palavra de Deus, quem pratica a palavra, está construindo sua casa sobre a rocha...
ROCHA = JESUS:
- Os ensinamentos de Jesus, seu amor, mandamentos e doutrina; deve nortear a vida daqueles que se dizem ser de Cristo Jesus.
- Os ensinamentos de Jesus são a base, o alicerce da igreja e da sociedade, que deseja colocar em prática o viver para Deus...
- Edificar a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não age com imprudência ou superficialidade.
OBS: A obediência e a confiança à Palavra de Deus são o sólido fundamento, para que possamos resistir às tempestades da vida.
TEMPESTADES CONTRA A ROCHA:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”. (Mateus 16:18,19).
- Jesus diz a Simão: “Tu és Pedro!”. Ou seja, um pedaço de pedra desta grande Rocha que sou EU...
- Pedro, eu e você, somos pedaços de pedra; mas Jesus é a ROCHA, o fundamento sólido da igreja.
- Disse mais Jesus: “As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja.”...
- As tempestades, o inferno inteiro poderão se lançar contra a igreja, porém ela permanecerá inabalável, pois foi estabelecida sobre a ROCHA, Jesus.
OBS: O Senhor não disse que as portas do inferno não se abririam sobre a igreja, disse que não prevaleceriam sobre ela.
CONSTRUINDO UMA IGREJA SOBRE A ROCHA:
“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.”. (1º Pedro 02:05,06).
- Nós somos como pedras vivas, resistentes também as tempestades da vida, porque somos edificados sobre a rocha, a pedra principal de esquina, eleita e preciosa; que é Jesus Cristo.
DEUS PAI = É o engenheiro que projetou a construção desta igreja sobre a rocha; seu Filho Jesus Cristo.
DEUS FILHO JESUS= É a rocha, a pedra angular, pedra de esquina.
- A pedra de esquina é aquela pedra, que numa construção, o pedreiro coloca no canto das paredes, exatamente no ângulo entre elas.
- O pedreiro coloca uma “pedra de esquina” em cada ângulo; depois amarra uma linha em cada pedra, estabelecendo assim um padrão para a colocação das demais pedras que serão colocadas na construção da parede.
- Sendo assim, nenhuma pedra fica maior do que a outra, todas ficam exatamente iguais em qualidade e importância na edificação da igreja.
DEUS ESPÍRITO SANTO = É o pedreiro que realiza a obra, a construção da igreja...
- Nada na edificação da igreja é feito sem passar pelas mãos do Espírito Santo: “... Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.”. (Zacarias 04:06).
- É o Espírito Santo quem convence o pecador do seu pecado, é Ele quem escolhe cada pedra a ser colocada na construção da igreja, e é também Ele que limpa cada pedra das imundícias do mundo, antes de ser estabelecida...
OS PREGADORES DO EVANGELHO = São os serventes do pedreiro, que preparam a massa de cimento exatamente como o pedreiro manda fazer.
- O servente leva a pedra até as mãos do pedreiro, em outras palavras o pregador do evangelho leva através da oração e pregação do evangelho, cada pessoa até as mãos do Espírito Santo, mas é o Espírito Santo quem as estabelece como lhe convém...
OS MEMBROS DA IGREJA = São os tijolos, as pedras que formam as paredes, as colunas da igreja...
O AMOR = O amor entre os irmãos, é o cimento que une as pedras na edificação da igreja...
- O cimento é a cola que une uma pedra a outra; também é o responsável pelo equilíbrio e força que não deixa a parede cair...
- O amor entre os irmãos é o que nos une e não nos deixa cair durante as tempestades da vida...
CONCLUSÃO:
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”. (João 11:25,26).
- De todas as tempestades da vida, talvez a maior seja a morte...
- A morte é uma tempestade de onde nem grandes ou pequenos escapam, nem ricos ou pobres; mas para a igreja de Jesus, existe uma promessa: “QUEM CRÊ EMIM, AINDA QUE MORRA, VIVERÁ!”...
- Nem as portas do inferno e nem a morte tem poder sobre aqueles que são edificados sobre a ROCHA...
- Jesus é a fonte de vida eterna!
- “CRÊS ISTO?”.
- Se crês nisto, então pratique a palavra de Deus...
"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário