“Aquele que diz estar na luz e odeia
a seu irmão, até agora,
está nas trevas.
Aquele que ama a seu irmão permanece
na luz, e nele não há nenhum tropeço.
Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas,
e anda nas trevas,
e não sabe para onde vai,
porque as trevas cegaram os olhos.”.
(1º João 02:09,11).
ILUSTRAÇÃO:
Um casal, recém casados, mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomava café, a mulher olhou através da janela uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
Aquela mulher esta pendurando lençóis sujos no varal? Acho que ela está precisando de um sabão novo, ou de alguém, como a minha mãe, que a ensine a lavar direito as suas roupas de cama!
O marido levantou-se, pegou um pano úmido e limpou os vidros da janela. "Milagrosamente", os lençóis ficaram limpos. Eles riram muito e nunca mais ficaram reparando os outros.
INTRODUÇÃO:
“Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?”. (Mateus 07:03).
- Aprendi na escola, quando ainda era menino, que o meu coleguinha era o espelho daquilo que eu era.
- Vivermos em comunidade não é uma tarefa fácil para quem se preocupa com o comportamento dos outros, no entanto pode ser bem simples para aqueles que se ocupam em fazer a sua parte bem feita.
- Como aquela mulher que viu a própria sujeira da sua vidraça, e preconceituosamente apontou para os lençóis da vizinha, como lençóis sujos; também muitos irmãos em Cristo Jesus pecam ao apontarem fraquezas uns dos outros.
- Devemos criar o hábito de cada um fazer seu papel bem feito; assim sendo, o corpo de Cristo funciona perfeitamente e organizado.
- A igreja de Jesus deve ser organizada - a palavra organizada vem de organismo – em um organismo saudável tudo funciona em perfeita harmonia.
LUZ X TREVAS:
“Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.”. (1º João 02:09).
- É fácil dizer que amamos a Deus e aos nossos irmãos, quando tal amor não nos custa mais do que nossa participação semanal nos cultos.
- Mas o verdadeiro teste do nosso amor a Deus é como tratamos as pessoas que estão a nossa volta – os membros da nossa família e os nossos irmãos em Cristo.
- Não podemos amar verdadeiramente a Deus enquanto negligenciamos o amor àqueles que foram criados à sua imagem: “Se alguém diz: “Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”. (1º João 04:20).
AMOR É IGUAL À LUZ:
“Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.”. (1º João 02:10).
- O amor é a chave para andarmos na luz, porque não podemos crescer espiritualmente enquanto odiamos os outros.
- Nosso crescente relacionamento com Deus resultará no crescimento de nosso relacionamento com as outras pessoas.
ÓDIO É IGUAL A TREVAS:
“Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas cegaram os olhos.”. (1º João 02:11).
- Isto não significa que não somos de Cristo quando não gostamos de alguém – Estes versículos não estão falando a respeito de gostar de um irmão, ou irmã desagradável.
- Sempre existirão pessoas com quem teremos menos afinidade – as palavras de João enfocam a atitude que nos leva a ignorar ou menosprezar os outros, tratá-los como competidores, inimigos ou pessoas irritantes.
- Quando surgir pessoas das quais causam em você alguma perturbação, entregue a Deus estes sentimentos ruins e peça que Deus substitua eles pelo amor derramado pelo Espírito Santo.
O AMOR CRISTÃO NÃO É UM SENTIMENTO, MAS UMA ESCOLHA:
“E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.”. (Romanos 05:05).
- Se teu filho, por exemplo, fizer algo muito errado; mesmo não concordando com o erro dele, você ainda pode escolher se vai odiá-lo ou continuar amando-o.
- O amor cristão nos foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo – nós escolhemos se o que prevalecerá em nós será o agir da luz ou o agir das trevas.
CONCLUSÃO:
“Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”. (1º João 04:08).
- Todos acreditam que o amor é importante, mas o amor normalmente é considerado um sentimento.
- Na verdade o amor é uma escolha e uma ação.
- Assim como Deus nos amou e resolveu sacrificar seu próprio Filho por nós, nós também podemos por amor, sacrificar ou não as nossas vidas por nossos irmãos.
- Se ainda não consegues amar a ponto de perdoar um inimigo, ou orar por alguém que te persegue, peça pra Deus em nome de Jesus derramar sobre você o Espírito Santo, e Ele te dará forças para amar como Jesus te ama.
JESUS TE AMA!
"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário