“O SENHOR é o meu pastor;
nada me faltará.
Ele me faz repousar
em pastos verdejantes.
Leva-me junto
das águas de descanso;
refrigera-me a alma.
Guia-me pelas veredas da justiça
por amor do seu nome.
Ainda que eu ande
pelo vale da sombra e da morte,
não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo;
o teu bordão e o teu cajado
me consolam.
Preparas-me uma mesa
Na presença dos meus adversários,
unge-me a cabeça com óleo;
o meu cálice transborda.
Bondade e misericórdia
certamente me seguirão
todos os dias da minha vida;
e habitarei na casa do SENHOR
para todo o sempre.”.
(Salmos 23:01,06).
INTRODUÇÃO:
- Ao descrever o SENHOR como um pastor, Davi escreveu sobre a sua experiência “Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes. Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.”. (1º Samuel 16:10,11), porque passou muitos anos de sua juventude pastoreando ovelhas, que são completamente dependentes do pastor para a provisão, direção e proteção.
- O Novo Testamento chama Jesus de O BOM PASTOR: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”. (João 10:11).
- O GRANDE PASTOR: “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, GRANDE PASTOR das ovelhas,”. (Hebreus 13:20).
- O SUMO PASTOR: “E, quando aparecer o SUMO PASTOR, alcançareis a incorruptível coroa de glória.”. (1º Pedro 05:04).
- Como o Senhor é o Pastor, somos as suas ovelhas, não no sentido de sermos assustados e passivos, mas seguidores obedientes, sábios o bastante para seguir alguém que nos levará aos lugares certos e do modo correto.
- O Salmo 23 não revela as características da ovelha como animal, mas as dos discípulos e as do Pastor. Ao reconhecer o bom Pastor, siga-o!
DEVERES DE UM PASTOR VERDADEIRO:
- Este versículo é muito conhecido, é comum encontrá-lo em imã de geladeiras escrito assim: “O SENHOR É O MEU PASTOR, E NADA ME FALTARÁ!”; você abre a geladeira e falta tudo – só tem gelo e água gelada na geladeira.
- Se o SENHOR é o meu pastor, e NADA! Nada mesmo pode nos faltar, pois o verdadeiro Pastor não deixa faltar nada para suas ovelhas, desde que elas sejam do seu rebanho.
- Nem na área espiritual, e nem na material, nosso Pastor deixa nos faltar alguma coisa.
PROCURA PASTOS VERDEJANTES PARA AS OVELHAS:
LEVA AS OVELHAS JUNTO AS ÁGUAS DE DESCANSO:
BUSCA O REFRIGÉRIO PARA OVELHAS:
“Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”. (Salmos 23:02,03).
- O verdadeiro Pastor nos leva para pastos verdejantes, junto às águas de descanso e refrigera a nossa alma, através das veredas da justiça por amor do seu nome.
- Observe que o caminho do pasto verdejante, é o caminho da justiça, e nunca o da injustiça.
- Quando permitimos que Deus, o nosso Pastor, guie-nos, alcançamos a satisfação. Porém, quando escolhemos pecar e seguir o nosso caminho (injustiça), não podemos culpar o Senhor pelo que fizemos a nós mesmos.
- Nosso Pastor conhece os “verdes pastos” e as “águas de descanso” que nos refrigerarão. Só alcançaremos estes lugares seguindo-o obedientemente.
PROTEGER AS OVELHAS QUANDO ESTIVEREM EM PERIGO:
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”. (Salmos 23:04).
A) Pela sua presença.
B) Com seu bordão e cajado.
C) Consolando-as.
- A morte lança uma sombra assustadora sobre nós porque somos completamente impotentes diante dela.
- Podemos lutar com outros inimigos – a dor, o sofrimento, as enfermidades, os ferimentos – mas a força e a coragem não podem superar a morte. Ela possui a palavra final.
- Somente uma pessoa pode caminhar conosco pelo escuro vale da morte e levar-nos seguramente para o outro lado: o Deus da vida, o nosso Pastor.
- Como a vida é incerta, devemos seguir Aquele que nos oferece o conforto eterno.
SUPRIR-LHES AS NECESSIDADES:
“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com o óleo; o meu cálice transborda.”. (Salmos 23:05).
A) Ungir-lhes a cabeça com óleo.
B) Transbordar-lhes o cálice.
- Era costume ungir os convidados para um banquete com óleo aromático. Também era esperado que os anfitriões protegessem seus convidados a todo custo. Deus oferece a proteção de um anfitrião mesmo quando os inimigos nos cercam.
- O Pastor nos ungiu com o poder do Espírito Santo, e o nosso cálice transborda deste poder – o lobo (Satanás), nosso adversário não pode nos tocar, pois somos ungidos do Senhor: “... Não toqueis nos meus ungidos...”. (Salmos 105:15).
AMÁ-LAS E SER MESERICORDIOSO:
“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”. (Salmos 23:06).
- Davi apesar de ser o rei de Israel, confessa ser uma ovelha do rebanho do grande Pastor, que é Jesus. Ao confessar que o Senhor é o seu Pastor, pela fé, uma certeza nasce no coração de Davi: “BONDADE E MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS MEUS DIAS, E HABITAREI NA CASA DO SENHOR!”.
- Grande ou pequeno, não importa - diante do Pastor somos ovelhas - enquanto não confessarmos que somos completamente dependentes da provisão, direção e proteção do Pastor, nunca teremos a certeza da sua misericórdia, bondade e, de que um dia habitaremos na Casa do Senhor.
CONCLUSÃO:
“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas.”.
- O interesse de um mercenário pelas ovelhas está relacionado ao dinheiro, enquanto o Pastor cuida delas por amor.
- O Pastor é o dono das ovelhas e está compromissado com elas.
- Jesus não faz simplesmente um trabalho; Ele está comprometido em amar-nos, pois sacrificou até a sua vida por nós.
- Os falsos mestres e profetas não têm este compromisso.
"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário