“Mas o fruto do Espírito é:
AMOR, alegria, paz, longanimidade, benignidade,
bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Contra estas coisas não há lei.”.
(Gálatas 05:22,23).
“Todo o caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.”. (Provérbios 21:02).
- Podemos pensar que estamos agindo de forma correta, mas Deus vê a intenção de nossos corações.
- Freqüentemente, temos de fazer escolhas em áreas onde é difícil discernir como se deve agir corretamente.
- Diante de decisões, devemos primeiro tentar identificar nossas intenções e perguntar a Deus se Ele está de acordo com nossos reais motivos para agir em prol do que queremos?
- Deus não fica contente quando praticamos boas ações apenas para receber algo em troca.
PAREÇE MAIS NÃO É:
“Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.”. (Provérbios 16:25).
- É comum ouvirmos dizer: “Todos os caminhos levam a Deus!”.
- O caminho da caridade, por exemplo – muitas pessoas acreditam que se doarem dinheiro aos pobres, está seguindo o caminho do céu, mas a Bíblia diz assim: “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.”. (1º Coríntios 13:03).
- Doar dinheiro por qualquer outra motivação que não por amor, é um caminho de morte...
- É comum vermos na televisão artistas famosos fazerem comerciais, e embaixo colocar escrito assim: “O artista fulano de tal doou seu cachê para fundação beneficente tal e tal...” – Parece tão bonitinha a atitude deste artista, mas se analisarmos profundamente veremos que a intenção é motivada pela vaidade.
JESUS DISSE: “Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificado pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.”. (Mateus 06:02).
- Praticar caridade e “tocar trombeta”, é considerado por Deus como um pecado de egolatria (pessoa que idolatra a si mesmo como se fosse um semideus), fazendo de seus atos de “caridade” uma forma de se auto promover.
- O termo “hipócrita” é usado por Jesus, para descrever pessoas que praticam boas ações não por compaixão ou outros bons motivos, mas para obter glória diante dos homens.
- As ações destas pessoas são boas, mas as motivações não.
- A vanglória será a única recompensa dos hipócritas, mas Deus recompensará os que são sinceros de coração em sua fé.
O VERDADEIRO CAMINHO:
“Disse-lhe Jesus: Se queres ser prefeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.”. (Mateus 19:21).
- Esta resposta, foi dada por Jesus a um jovem muito rico que procurava uma garantia de vida eterna (Mateus 19:16,22).
- Jesus mostrou para este jovem rico que a salvação não vem por boas obras, se estas não forem acompanhadas pela fé e o amor de Deus...
- Não adiantava ao homem seguir as leis e ainda vender tudo o que tinha e doar aos pobres para garantir a vida eterna. Jesus é bem claro: “Depois, vem e SEGUE-ME!”.
- Este jovem precisava de um novo ponto de partida. O Jovem precisava submeter-se humildemente à soberania de Cristo, em vez de receber outro mandamento ou outra boa obra a ser praticada.
- O verdadeiro caminho é seguir a Jesus Cristo com submissão, humildade e sempre dando a Ele toda a honra, glória e louvor. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e á vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”. (João 14:06).
O FRUTO DO ESPÍRITO É O AMOR:
“Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.”. (Mateus 07:19).
- Da mesma maneira que se espera que uma árvore frutífera produza os devidos frutos, o povo de Deus deve produzir uma safra de boas obras acompanhadas pela fé e o amor de Deus.
- Pode não parecer muito ecológico cortar uma árvore infrutífera e lançá-la ao fogo, mas não é de árvores que Jesus está falando; Jesus está falando de mim e de você, pessoa escolhida e capacitada por Ele para amar, e, no entanto muitas vezes produzimos o fruto mau do ódio.
- O fruto do Espírito Santo que habita em nós é o amor...
- Se o Espírito Santo habita em nós, todas as nossas boas obras são inspiradas por amor a Deus, e nunca para glorificarmos a nós mesmos.
A FÉ É UM DOM DE DEUS, E NÃO UM FRUTO ESPÍRITO:
“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”. (Romanos 10:17).
- A fé um dom de Deus que recebemos quando ouvimos a pregação do evangelho de Jesus Cristo.
- A fé não é fruto do Espírito Santo; ela é um dom pelo qual alcançamos os demais dons e conseqüentemente os frutos do Espírito Santo.
- O amor de Deus não é um sentimento que nasce por acaso em nossos corações; o amor de Deus é uma escolha nossa, que pela fé alcançamos e vivemos uns com os outros, através do agir do Espírito Santo em nossas vidas.
- Ser cheio de fé não significa que somos pessoas que produzem os frutos do Espírito; significa apenas que somos cheios de fé.
- Podemos ser pessoas cheias da fé do SENHOR e ainda assim carregar ódio dentro do coração.
- Tais pessoas, assim como árvores infrutíferas, serão cortadas e lançadas no fogo.
O AMOR É FRUTO DO ESPÍRITO SANTO:
“Mas o fruto do Espírito é: AMOR, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”. (Gálatas 05:22,23).
- Fruto é o que dá sabor a árvore.
- Uma árvore pode ser grande, cheia de galhos, folhas e flores, porém, se não tiver fruto, sua única utilidade é para fazer sombra e ocupar espaço no pomar.
- O que dá sabor num cristão, não é a roupa que ele usa, nem a quantidade de fé que ele pode produzir, mas a sua capacidade de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ele mesmo.
- Mas esta capacidade de amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, só se alcança através da fé.
- Assim como uma árvore não produz seu bom fruto sem a ajuda das condições climáticas favoráveis provenientes do mundo natural, também nós não produziremos bons frutos sem a ajuda favorável do mundo sobrenatural.
- Esta ajuda vem pela fé, e a fé, vem pela pregação do evangelho de Cristo; com isto, concluímos então que para alcançarmos a vida eterna, o nosso ponto de partida é a fé (DOM DE DEUS), mas são os frutos que nos levam até a linha de chegada.
O FRUTO DA FÉ É O AMOR!
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (Tiago 02:17).
- Não recebemos a nossa salvação como um pagamento por servirmos e obedecermos a Deus.
- Mas tais ações mostram que o nosso compromisso com Deus é REAL.
- Nosso serviço dedicado não é um substituto, mas uma evidência de nossa fé verdadeira em Cristo.
- O fruto da fé em Jesus Cristo é o amor, tanto a fé quanto o amor andam juntos neste mesmo caminho.
CONCLUSÃO:
“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade.”. (2º Pedro 01:05,07).
- A fé deve ser mais do que apenas a convicção em relação a certos fatos; deve resultar em ação, no crescimento do caráter cristão e na prática da disciplina moral. Caso contrário ela morrerá.
- Uma vida de fé nos leva a conhecer melhor a Deus, ao domínio próprio, à perseverança, à santificação e ao amor ao próximo.
- Estas ações não têm início automaticamente; elas exigem um trabalho árduo. E não são opcionais; todas elas devem ser uma parte contínua da vida cristã. Não terminamos uma e começamos a próxima, mas trabalhamos nelas simultaneamente.
- Deus nos dá a capacidade e o poder necessário, porém também a responsabilidade de aprender e crescer.
- Acrescente à sua fé o fruto do Espírito Santo que é o amor.
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”. (1º Coríntios 13:13).
- O amor é a maior de todas as qualidades humanas e é um atributo do próprio Deus.
- Esse sentimento envolve o serviço desinteressado ao próximo; evidência de que nos preocupamos uns com os outros.
- A fé é o fundamento e o conteúdo da mensagem de Deus; a esperança é a atitude e o enfoque; e o amor é a ação.
- Quando sua fé e esperança estiverem alinhadas, você estará livre para amar completamente, porque compreenderá o amor de Deus.
“TODOS OS CAMINHOS SÃO RETOS
AOS OLHOS DO HOMEM
SÃO CERTOS
MAS O SENHOR OLHA O
TEU CORAÇÃO.
SE MANTER O TEU CORAÇÃO VIVO
LIMPO DE PEDRAS E ESPINHOS
NASCERÁ DELE O FRUTO DO ESPÍRITO
QUE É O AMOR!”.
(O Pregador).
"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"
*
QUE A MÃO DE DEUS TE PROTEJA DE TODO MAU, E QUE O ESPÍRITO SANTO TE INSPIRE SEMPRE COM LINDAS MENSAGENS!
ResponderExcluirE muito bom ter pessoas que inspiradas pelo espirito santo se preocupem em falar valor amor de Deus em nossas vidas obrigado por vc existir Deus o abençoe
ResponderExcluir