QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CHEIO DO ESPÍRITO OU CHEIO DE VINHO?


“Por isso não sejais insensatos,
mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho,
em que há contenda,
mas enchei-vos do Espírito;
Falando entre vós em salmos, e hinos,
e cânticos espirituais;
cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai,
em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.”.
(Efésios 05:17-21).

- Muito se fala sobre ser cheio do Espírito, mas muito pouco se entende como é ser cheio do Espírito.



- Alguns acreditam que ser cheio do Espírito é pular, gritar, fazer algazarra e orar em línguas estranhas, mas ser cheios do Espírito está muito longe de ser isto.

- Em sua carta aos Efésios, Paulo nos demonstra como é o procedimento de um cristão cheio do Espírito.

- Ele começa dizendo que devemos conhecer a vontade do SENHOR:

“Por isso não sejais insensatos,
mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”.
(Efésios 05:17).

- Ser cheio do Espírito Santo começa conhecendo a vontade do SENHOR!

- Paulo ainda afirma que são insensatos aqueles que não a conhecem.

- Se você não entende qual é a vontade de Deus, então você é uma “presa” fácil de ser manipulada por qualquer sistema religioso criado pelo homem.



- E o SENHOR não quer que você sirva como marionete nas mãos de líderes religiosos.

- Esta não é a vontade do SENHOR.

- A vontade do SENHOR, Paulo explica logo no versículo seguinte onde diz:

“E não vos embriagueis com vinho,
em que há contenda,
mas enchei-vos do Espírito;”.
(Efésios 05:18).

- Em outras palavras Paulo está nos ensinando que a vontade do SENHOR é que sejamos sóbrios em tudo.

- Sóbrios no falar, sóbrios no comer, sóbrios no beber, sóbrios em todos os nossos procedimentos.

- Paulo não está criando falando sobre se podemos beber vinho ou não, ele está falando sobre sermos sóbrios em tudo, inclusive em nossas reuniões.

- O cristão ao se reunir com outros cristãos para adorar ao Criador, deve se comportar sobriamente, e não como se estivesse tomado vinho.



- Ao contrário do que muitos ensinam Paulo não está criando uma regra que proíba os cristãos de beber vinho, na verdade ele está usando o vinho como símbolo daquilo que não deve ser o padrão de comportamento do cristão cheio do Espírito.

- Paulo faz um contraste entre se embriagar com o vinho, que produz uma temporária sensação de “bem-estar”, e ser cheio do Espírito, que produz uma permanente alegria.

- Enquanto alguns “crentes” em Jesus Cristo agem como bêbados nos templos religiosos, gritando e fazendo algazarra, o cristão que conhece a perfeita vontade de Deus age com prudência e simplicidade:

"Eis que vos envio como ovelhas
ao meio de lobos; portanto,
sede prudentes como as serpentes
e inofensivos como as pombas.".
(Mateus 10:16).

- Na verdade, Paulo nos orienta a nos cuidar em relação aos excessos do tipo gritar, pular, “dançar no espírito”; coisas das quais são atitudes de pessoas embriagadas pelo emocionalismo.

“NÃO VOS EMBRIAGUEIS COM VINHO!”.


- O vinho simboliza a religiosidade, o fanatismo religioso que deve ser evitado pela Igreja de Jesus Cristo.

- O fanatismo religioso tem o mesmo efeito que o excesso de vinho faz no homem.

- A expressão “embriagar-se com vinho” está associada com a antiga forma de vida e aos prazeres iníquos.

- Em Cristo, gozamos de uma alegria superior, mais elevada e mais duradoura, que cura nossa depressão, monotonia ou tensão mental.

- Estar cheio do Espírito significa ser controlado pela Palavra de Deus, e não por uma emoção momentânea.



- Quando falamos em estar cheio do Espírito falamos sobre sermos controlados pelo Espírito, e não de perdermos o controle.


SEJAMOS ADULTOS NA FÉ:



“Irmãos, não sejais meninos no entendimento,
mas sede meninos na malícia,
e adultos no entendimento.”.
(1º Coríntios 14:20).

- Deus quer que nós venhamos ser adultos no entendimento da sua Palavra.

- Assim como um menino não tem total entendimento daquilo que é certo ou errado, um bêbado e um fanático religioso também não o tem.

- Por isto devemos ser adultos no entendimento e não como meninos descontrolados que fazem algazarra ou como bêbados emocionados.

- Ser cheio do Espírito é ser controlado por Ele de acordo com o que a Palavra diz.



- O Espírito e a Palavra são inseparáveis; o Espírito é o Autor da Palavra.

- E o Espírito só pode ter o controle da nossa vida depois que sermos cheios do conhecimento desta Palavra que é a perfeita vontade de Deus.

- Depois que a Palavra de Deus se apoderar da nossa mente, aí sim o Espírito terá ferramentas suficientes para nos controlar como convém.



- A palavra deve se apoderar de nossas emoções, de nossas vontades para que o Espírito possa fazer a perfeita vontade de Deus através de nossas vidas.

- E isto não é nada místico, não é algo que acontece como em experiência esotérica.

- Isto não acontece porque alguém orou em línguas e colocou a mão sobre você e fez você cair de costas no chão.

- Ser cheio do Espírito significa ser controlado pelo Espírito.

- E o Espírito o controlará aplicando a Palavra de Deus em sua vida.



- Ser cheio do Espírito é quando você passa a ser abundantemente enriquecido com a Verdade divina.

- Ser cheio do Espírito não é ser do tipo que sai raios de fogo pelos olhos derrubando as pessoas.

- Por isto nós devemos interpretar a expressão “não vos embriagueis com vinho” como adultos na fé e não como meninos.



- Ao invés de proibirmos a bebida alcoólica devemos ser sóbrios em todo o nosso comportamento.

- Com isto não estou querendo dizer que um cristão possa beber bebida alcoólica, mas também não estou dizendo que não possa.

- Estou apenas dizendo que Deus nos deu a liberdade de escolher o que é melhor para nós.

- Nós não devemos parar de beber porque Deus nos proíbe de beber. Deus não proibiu.

- Nós devemos parar de beber porque fomos convencidos pela Palavra que o melhor para nós é nos mantermos sempre sóbrios em tudo.



- Deus não proibiu nada, Ele apenas nos mostrou o Caminho certo, mas quem escolhe somos nós se vamos segui-lo ou não.

- A religião tenta nos impor as coisas garganta abaixo, mas Cristo nos dá livre arbítrio.

- O fanático religioso proíbe a bebida alcóolica porque tem medo de ser reprovado por Deus.

- O salvo em Cristo Jesus abandona os vícios porque foi convencido pelo ESPÍRITO através da PALAVRA a se amar e se respeitar.



- Quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo e não as regras de uma religião.

- Você quer ser cheio do Espírito ou cheio de “vinho”?

- Faça a sua escolha.


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

2 comentários:

  1. Amei seu blog,parabéns que DEUS sempre lhe de sabedoria.Meu nome e jacineide neves MANAUS/AM sou da igreja IADAM ASSÉMBLEIA DE DEUS DO AMAZONAS,PASTOR DAVI BESSA ÁREA 100

    ResponderExcluir
  2. louvo a Deus pela sua vida,continua com essa sabedoria que vem do alto parabens creio que o irmao recebera seu galardao por ser um um pregador da verdade que liberta sem hipocrisia,fiz recentemente,uma viagem para terra Santa com varios denominados pastores que so pensavam em comprar idolos tabletes perfumes para as esposas amigos e filhos, eu estava vomitando porque de Espiritual nao tinha absolutamente nada, vi somente pessoas materialistas,que brigavam em cada parada da caravana era um desespero disputando oque iam comprar com a gordura dos fièis que dao seus dizimos e nao sabem o fim fiquei muito indiguinada,por ver tamanha hipocrisia vi pessoas enfermas e egoistas gostaria de contar toda minha indiguinaçao, mas espero que DEUS chamara naquele grande dia cada um segundo suas obras ,entao entendi que muitos serao chamados e poucos escolhidos ,mateus 7_21 apartai de mim malditos. continue PASTOR falando dessa verdade que liberta quem sabe esses denominados pastores serao libertos antes da vinda do filho de DEUS,que DEUS possa ter misericordia

    ResponderExcluir