“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;”
(Mateus 06:11).
INTRODUÇÃO:
- Um pequeno versículo, mas de grande significado, (o pão nosso de cada dia dá-nos hoje), é parte da oração conhecida como “Pai Nosso ou Oração do Senhor”, que foi ensina por Jesus aos seus discípulos no Sermão do Monte.
- Jesus ensina neste versículo que Deus é quem nos sustenta e supre todas as nossas necessidades, sendo elas da natureza que for.
- Esta oração foi ensinada aproximadamente há 2000 anos, para um povo faminto de tantas coisas, um povo faminto de pão, de consolo, de esperança, de justiça e acima de tudo, um povo carente de amor.
- Hoje, as necessidades humanas, não são diferentes, apesar do ser humano ter evoluído muito em tecnologia, apesar de tantas facilidades e conforto, a fome humana continua a mesma; fome de Deus.
- O homem foi criado por Deus e o corpo humano Deus fez do pó da terra, porém o fôlego de vida que é o espírito do homem, Deus soprou-lhe nas narinas, passando assim o homem ser alma vivente.
- O corpo humano desde então, para ser saudável tem de se alimentar dentre outros alimentos, do pão feito do trigo, que também tem origem terrena.
- Já o espírito humano para ser saudável, também tem de se alimentar de pão, porém de um pão espiritual, que é a Palavra de Deus, que tem origem celestial.
- Muitas são as pessoas, que hoje se queixam de um vazio existencial, pessoas bem alimentadas, algumas até com um conforto material bastante elevado, reclamam a falta de alguma coisa, que elas nem sabem dizer exatamente o que é.
- Esta falta, este vazio, esta sensação de incompleto, nada mais é do que o enfraquecimento espiritual que o homem sente com a falta do seu principal nutriente espiritual, a Palavra de Deus, o Pão da Vida. Por isso Jesus ensinou seus discípulos orarem assim: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”.
A PALVRA QUE ALIMENTA:
- Você já deve ter ouvido alguém falar a seguinte frase: “Você é aquilo que você come.”.
- Nutricionistas nos ensinam que a nossa saúde física, depende daquilo que nós comemos, e por isso, os nutricionistas nos receitam uma dieta equilibrada para que tenhamos uma saúde confortável.
- A mesma coisa acontece com o nosso espírito; se alimentamos nosso corpo físico diariamente para termos uma boa saúde, também devemos alimentar diariamente nosso espírito para termos um estado espiritual tão saudável quanto o corpo.
- Para termos um corpo bem saudável, é necessário que venhamos a observar com cuidado tudo àquilo que nos é receitado pelo nutricionista.
- Para termos um espírito saudável, devemos observar com muito cuidado tudo aquilo que o “pão do céu”, a bíblia, nos receita diariamente.
- Assim como não adianta nada para o nosso corpo comer apenas nos domingos, e passar o resto da semana sem comer nada, também não é nada saudável freqüentarmos uma igreja somente aos domingos e alimentarmos nosso espírito no domingo e deixa-lo faminto o restante da semana.
- Devemos fazer o que o Senhor Jesus nos ensinou: Comer do pão do céu todos os dias...
O EVANGELHO E AS CIÊNCIAS:
- Com todo respeito que se devem ter as ciências humanas; pois todas elas ajudam sim ao homem se desenvolver e a se destacar dos demais, porém, nenhuma delas é capaz de fazer o que a Palavra de Deus faz:
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz,
e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes,
e PENETRA até ao ponto de DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO,
juntas e medulas,
e é apta para discernir os pensamentos
e propósitos do coração.”.
(Hebreus 04:12).
- Você pode ler um bom livro e alimentar o seu intelecto, pode, por exemplo, ler um livro sobre psicologia ou filosofia; pode ler um livro sobre arte e cultura ou ainda ler sobre história ou algum outro livro; todos estes livros lhe abrirão muitas portas, porém a principal permanecera fechada...
- A porta que ciência nenhuma pode abrir é a porta do céu, de onde vem o Maná, o Pão; o Verdadeiro Alimento espiritual...
- Esta porta, não é aberta através do entendimento das ciências humanas, mas sim através do conhecimento da santa e perfeita vontade de Deus que só é ensinada através da bíblia.
OBS: Não é errado conhecer as ciências humanas, errado é desconhecer a vontade de Deus.
O MANÁ DIÁRIO DO SENHOR:
“Então, disse o Senhor a Moisés:
Eis que vos farei chover do céu pão,
e o povo sairá e colherá diariamente a porção PARA CADA DIA,
para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.”.
(Êxodo 16:04).
- Veja como o Senhor providenciou ao seu povo alimento no meio do deserto, um lugar onde não havia supermercados para comprar mantimentos: “Eis que vos farei chover do céu pão!”...
- E ainda diz mais: “Colha diariamente a porção PARA CADA DIA!”.
O QUE EU APRENDO COM ISSO:
1º O Pão que alimenta o povo de Deus não é terreno; ele vem do céu.
2º Não se deve colher do pão hoje e armazenar para amanhã, o pão deve ser colhido diariamente em uma porção equivalente as necessidades de CADA DIA.
OBS: A palavra de Deus deve ser lida diariamente pelo seu povo e não somente aos domingos...
JESUS, O PÃO DA VIDA:
“Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo:
não foi Moisés quem vos deu o pão do céu;
o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.
Porque o pão de Deus é o que desce do céu e da vida ao mundo.
Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
Declarou-lhes, pois, Jesus:
EU SOU O PÃO DA VIDA;
o que vem a mim jamais terá fome;
e o que crê em mim jamais terá sede.”
(João 06:32, 35).
- Veja a declaração de Jesus: “Eu sou o Pão da Vida!”.
- Ele, Jesus é o pão enviado pelo Pai para alimentar seu povo, e todo aquele que ouvir a sua palavra, nunca mais sentirá fome de Deus e nem sede de justiça.
CONCLUSÃO:
“Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus,
em que enviarei fome sobre a terra,
não de pão, nem sede de água,
mas de ouvir as palavras do Senhor.”
(Amós 08:11).
- O homem de hoje, mesmo com uma mesa farta de alimentos, passa fome: fome de Deus...
- Quer alimentar seu espírito?
- Estude a palavra de Deus; deixe o nutricionista espiritual que é o Espírito Santo, receitar diariamente a porção equilibrada do Pão da Vida para você.
"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário