QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O SEGREDO DE DANIEL



“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada,
entrou em casa e, em cima, no seu quarto,
onde havia JANELAS ABERTAS da banda de Jerusalém,
 TRÊS VEZES AO DIA,
 se punha de joelhos,
 E ORAVA, e dava graças,
 DIANTE DO SEU DEUS,
como COSTUMAVA FAZER.”.
 (Daniel 06:10).

INTRODUÇÃO:

- Apesar de o nome Daniel significar: “Deus é meu juiz”, o segredo de Daniel nada tinha a ver com o significado do seu nome; seu segredo não estava na pessoa que ele era, mas no compromisso que tinha com o Senhor seu Deus.

- Daniel desde sua infância foi compromissado com seu Deus, mesmo quando capturado e levado cativo para as prisões babilônicas, nunca deixou de acreditar e adorar a o seu Deus.




- Daniel esteve na prisão, e mesmo em cadeias, nunca se permitiu desistir das suas convicções. Quando o rei Nabucodonosor determinou que os prisioneiros comessem dos manjares do rei, Daniel discretamente e com sabedoria convence ao carcerário a permitir que Ele não se contaminasse com os manjares oferecidos pelo rei.

- Daniel era um homem determinado a servir ao Senhor seu Deus em qualquer das circunstancias, mesmo que isto lhe custasse a vida; mesmo quando foi jogado numa fornalha ardente em chamas por não se curvar diante de outro Deus, mesmo assim, não desistiu da sua fé no seu Deus.




- Este compromisso fiel ao Senhor seu Deus, fazia de Daniel um homem forte e destacava-se dos demais homens, e por isso acabou atraindo para si a atenção do rei que lhe entregou uma posição respeitosa nos cuidados daquele reino.

- Daniel, um prisioneiro que com o tempo se transforma num grande governante, também atrai para si muitos inimigos; homens gananciosos por poder e fama se inflamam de ódio e inveja contra sucesso de Daniel e tentam acabar com a vida de Daniel criando uma lei que dizia: “Qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus ou qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.”. (Daniel 06:07).




- Estes homens passaram dias estudando Daniel, tentando achar um jeito de destruir Daniel, até que um dia descobriram o segredo de Daniel...

- Eles descobriram que Daniel ORAVA TRÊS VEZES AO DIA AO SEU DEUS!...




- Três vezes ao dia aquele homem determinado entregava seus problemas na mão de seu Deus, e o seu Deus lhe abençoava e lhe dava cada vez mais uma posição de destaque na alta sociedade babilônica.

- Então, seus inimigos criaram um jeito para que Daniel não orasse mais ao seu Deus criando uma lei que lhe proibisse orar ao seu Deus...

- E é aí, que mais uma vez, Daniel da uma demonstração da sua fé inabalável no Senhor Deus...

A ATITUDE DE DANIEL:




“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”. (Tiago 02:17).

- A fé de Daniel no seu Deus havia sido visível durante sua vida toda, e não era agora que ele iria recuar.

- A bíblia diz que ao saber que a lei que o proibia de orar ao seu Deus estava assinada pelo rei, Daniel toma uma atitude de fé que somente um homem que serve ao verdadeiro Deus, tomaria.

- Daniel sobe para o seu quarto, e com AS JANELAS ABERTAS, ora ao seu Deus três vezes ao dia como COSTUMAVA fazer...




- Daniel não se escondeu para orar ao seu Deus; ele abriu as janelas do quarto e abriu o seu coração diante daquele que tem todo o poder sobre reis e reinos; aquele que pode mudar a sorte de um condenado a morte, que neste caso era ele mesmo.

- Este era o segredo de Daniel: “COMPROMISSO COM SEU DEUS!”.

- Este era o segredo da prosperidade de Daniel: “COMPROMISSO COM SEU DEUS!”.

SUCESSO NA VIDA = COMPROMISSO COM DEUS:




“O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante Dele; também contra ti, ó rei, não cometi pecado algum.
Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, PORQUE CRERA NO SEU DEUS.”. (Daniel 06:22,23)

- Daniel foi jogado numa cova cheia de leões famintos e não foi devorado, e nenhum dano em seu corpo fora achado, porque ele CREU NO SEU DEUS.

- Mesmo diante de uma circunstancia tão adversa quanta esta, Daniel coloca em pratica o seu segredo: “COMPROMISSO COM SEU DEUS!”.

- Daniel teve problemas seríssimos na sua vida, mas em todos os momentos difíceis, ele teve sucesso porque tinha “COMPROMISSO COM SEU DEUS’, ele orava a Deus três vezes ao dia.

CONCLUSÃO:




- O segredo do crente em Jesus está em ter um compromisso diário com Ele, e não só na reunião de domingo em algum templo por aí.

- Quanto mais compromisso com Deus você tiver, mais sucesso na vida terá...

- Ter compromisso com Deus causa inveja e ódio daqueles que não tem...

- Nossos inimigos espirituais estão dispostos a interromper nossas orações, criando uma agenda lotada, da qual fará não haver tempo para cumprir nosso compromisso com o Senhor...

- Daniel era governador e sempre encontrava tempo para adorar o seu Deus diariamente...



O SEGREDO DE DANIEL: (parte II)




“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em casa e, em cima, no seu quarto, onde havia JANELAS ABERTAS da banda de Jerusalém, TRÊS VEZES AO DIA, se punha de joelhos, E ORAVA, e dava graças, DIANTE DO SEU DEUS, como COSTUMAVA FAZER.”. (Daniel 06:10).

ILUSTRAÇÃO:



- Um dia debruçado a janela e olhando para o meu quintal, avistei uma linda borboleta, que com suas asas coloridas sobrevoava meu quintal.

- O seu vôo era suave, suas cores eram vivas, e a sua beleza era tão grande, que desejei que ela pousasse no meu quintal, porém, ela se foi, e pousou no quintal do meu vizinho.

- Curioso, corri até o muro que separava os quintais, e olhei sobre o muro, para descobrir o que havia no quintal do meu vizinho de tão diferente, que atraiu a borboleta para lá.




- Ao avistar seu quintal, percebi que no seu quintal havia um lindo jardim florido e muito bem cuidado, e o “SEGREDO” de haver tantas borboletas no seu quintal, era porque o meu vizinho havia plantado flores nele.

AS BÊNÇÃOS DE DEUS SÃO COMO AS BORBOLETAS:




- As bênçãos do Senhor vêm voando como uma borboleta, e assim como uma borboleta procura uma flor para pousar, as bênçãos do Senhor também procuram uma vida santificada para pousar...

- Assim como uma borboleta procura flores para pousar, e às vezes encontra apenas espinhos no quintal, as bênçãos de Deus também, ao procurar um coração preparado para ser abençoado, encontram apenas espinhos venenosos...



- Quando a borboleta encontra espinhos no seu jardim, ela rapidamente escolhe pousar no jardim do seu vizinho, assim também faz a benção do Senhor...

- A benção de Deus precisa de um lugar para pousar, precisa de um lar para abençoar, mas para que o nosso lar seja abençoado, devemos preparar um lugar para benção, precisamos preparar nossos corações para sermos abençoados; precisamos arrancar os espinhos e plantar as flores.




OBS: Não corra atrás das borboletas, plante flores que elas virão.

O SEGREDO DA FLOR:




- Para atrair as borboletas, a flor, também tem o seu segredo, e o seu segredo não é a beleza exterior...

- O que atrai as borboletas, é o perfume exalado pela flor...



- A beleza exterior de uma flor é pouco importante para atrair as borboletas, o mais importante é o perfume que vem de dentro da flor...

- A beleza exterior humana não é o que atrai as bênçãos de Deus na sua vida...

- O que irá atrair as bênçãos do Senhor para a sua vida, é o que vem de dentro de você, o aroma suave de uma vida santificada pela Palavra de Deus...




- Um coração disposto a perdoar e amar seu semelhante, é um coração florido e apto a receber o pouso da bênção do Senhor.

AROMAS DESAGRADÁVEIS ATRAEM MOSCAS:




- Em um coração duro e de pedra, não pode nascer uma flor, e se não tiver flores as bênçãos do Senhor não podem pousar.

- A bíblia conta que o coração do Faraó do Egito era um coração duro, e que pela dureza do seu coração, o Egito foi invadido por milhares de moscas...




- As moscas são atraídas por aromas desagradáveis tais como o de carne crua...

- Um homem carnal, ou seja, um homem que não vive uma vida para seu Deus, exala o cheiro desagradável do pecado, e o pecado atrai para ele a doença e a morte...


BORBOLETA GERA BORBOLETA, MOSCA GERA MOSCA:




- As borboletas põem uma larva, que depois de uma metamorfose, transformam-se também em outra borboleta...

- As moscas põem um verme, que depois de uma metamorfose, também se transforma em outra mosca...





- As bênçãos de Deus em nossas vidas, atraem mais bênçãos ainda, fazendo assim uma multiplicação de bênçãos na vida daqueles que se preparam para recebê-las...

- As maldições também se multiplicam na vida daqueles que tem um coração repleto de espinhos, mágoas, rancores, ressentimentos, e não busca no Senhor uma renovação...

O HOMEM CARNAL SERÁ COMIDO POR VERMES:




“Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem!
No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, COMIDO DE VERMES, expirou.”. (Atos 12:21,23).

- Herodes foi COMIDO POR VERMES, porque em seu coração, havia o cheiro desagradável do ORGULHO, SOBERBA e da ALTIVEZ...

- Ao invés de plantar flores, Herodes plantava o espinho da ganância e do poder em seu coração...

- Assim será com todo aquele que se exalta diante de Deus: “SERÁ COMIDO POR VERMES!”.

O HOMEM ESPIRITUAL NÂO SERÁ COMIDO NEM POR LEÕES:



“O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante Dele; também contra ti, ó rei, não cometi pecado algum.
Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, PORQUE CRERA NO SEU DEUS.”. (Daniel 06:22,23).

- Os leões, são animais carnívoros, e estes leões dos qual Daniel fora jogado em sua cova, estavam famintos por carne, porém, mau nenhum fez a Daniel porque este não era um homem carnal, de pecado; Daniel era um homem de Deus espiritual...

- Daniel era um homem espiritual porque orava três vezes por dia ao seu Deus...

- Pela manhã orava, ou seja, plantava flores...

- Pela tarde orava novamente, ou seja, regava as flores...

- A noite ele orava de novo, porém, à noite a sua oração era um agradecimento ao seu Deus, pela constante presença de borboletas no seu jardim...




- Daniel era um semeador da fé, e a fé é única semente que faz brotar as flores que atrairão as bênçãos de Deus sobre a tua vida...

- É por isso que cremos que o crente em Jesus Cristo, não corre atrás de bênçãos, mas são as bênçãos que correm atrás do crente...

- Aceite Jesus Cristo, creia Nele, plante flores, e as borboletas virão sobre a sua vida.


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHCAM"

*

8 comentários:

  1. parabens... ótima mensagem Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Estive lendo o texto sobre o segredo de Daniel e achei muito bom, só descordo da parte que fala que Daniel (mesmo quando foi jogado numa fornalha ardente em chamas por não se curvar diante de outro Deus, mesmo assim, não desistiu da sua fé no seu Deus.) não foi Daniel jogada numa fornalha e sim Sadraque, Mesaque e Abdnego e o 4º homem era Jesus, ok????
    Pois não devemos confundir, pois a palavra do Senhor ela é verdade e não pode trazer para o nosso coração dúvidas, Amém?

    ResponderExcluir
  3. Boa palavra,,so que Daniel nao foi lançado na fornalha e sim outros 3 jovens

    ResponderExcluir
  4. Boa palavra,,so que Daniel nao foi lançado na fornalha e sim outros 3 jovens

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMO TEXTO,MAS DANIEL NÃO FOI JOGADO NA FORNALHA!;)SE PUDER EDITE O TEXTO,PARA NÃO GERAR CONFUSÃO!

    ResponderExcluir
  6. Daniel 3,20 ,edita o texto pois que não conhece acaba se confundindo.mais muito bom texto

    ResponderExcluir
  7. Daniel 3,20 ,edita o texto pois que não conhece acaba se confundindo.mais muito bom texto

    ResponderExcluir
  8. AMADOS A INTENÇÃO BOA POREM MUITOS ERROS NO EDITORIAL, O PROBLEMA É QUE O COMENTARIO SOBRE DANIEL É DE QUEM NÃO TEM INTIMIDADE COM A PALAVRA SÓ OUVIU E OUVIU ERRADO! CUIDADO PROCURE CONHECER E SERVIR A DEUS E DEPOIS O SENHOR IRÁ LHE USAR.SHALON Pr.BIG

    ResponderExcluir