QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE EM CRISTO



“E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados CRISTÃOS.”. (Atos 11:25,26).


INTRODUÇÃO:


- A igreja em Antioquia era uma mistura de judeus, que falavam grego e/ou aramaico, e gentios.

- É bastante significativo que este seja o primeiro lugar onde os crentes em Jesus Cristo foram chamados de CRISTÃOS - “aqueles que seguem a Cristo” -, porque tudo o que tinham em comum era Cristo; não se identificavam pela naturalidade, pela cultura nem pelo idioma.

- O amor de Cristo ultrapassa todas as fronteiras e une todas as pessoas.

CRISTO E CRISTÃO:




“Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas.”. (Salmos 105:15).

CRISTO = Cristo quer dizer ungido.

CRISTÃOS = Cristãos quer dizer ungidos.

ANTICRISTO = Inimigo do ungido.

ANTICRISTÃOS = Inimigo dos ungidos.

- Jesus Cristo tem um inimigo e todos que crêem em Jesus, também são inimigos do anticristo, pois se ele é inimigo de Cristo, também é inimigo dos cristãos.

- A bíblia diz: “Ai daquele que tocar num ungido meu.”, ou seja, ai daquele que tocar em um cristão.

- O cristão é protegido por Deus: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.”. (Salmos 34:07).

MAS O QUE É SER UM CRISTÃO?

TODO CRISTÃO É JUSTIFICADO:




“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo JUSTIFICADOS gratuitamente pela graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,”. (Romanos 03:23,24).

- Em Jesus Cristo fomos declarados inocentes do pecado.

- Quando um juiz em um tribunal declara o réu inocente, TODAS as acusações são retiradas de todos os registros. Legalmente, é como se a pessoa nunca tivesse sido acusada.

- Quando Deus perdoa nossos pecados, nossa vida fica completamente limpa.

O CRISTÃO NÂO TEME O CASTIGO DE DEUS:




“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou do pecado e da morte.”. (Romanos 08:01,02).


- Mesmo um pecador como eu, não deve temer castigo algum de Deus, pois Jesus sofreu o castigo no meu lugar: “... o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele...”. (Isaías 53:05).

O CRISTÃO É UMA NOVA CRIATURA:




“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”. (2º Coríntios 05:17).


- O cristão é uma pessoa completamente nova em seu interior. O Espírito Santo lhe dá uma nova vida. Sendo assim, o cristão não é mais o mesmo.

- Nós, cristão, não somos reformados, reabilitados, ou reeducados - SOMOS RECRIADOS (novas criaturas) – e passamos a viver em uma união vital com Cristo.

- Por ocasião da conversão, não apenas viramos uma página de nossa vida velha, começamos uma nova vida sob o controle de um novo MESTRE.

O CRISTÃO É ABENÇOADO COM TODAS AS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO:




“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,”. (Efésios 01:03).

- Em Cristo Jesus, recebemos os benefícios de conhecer a Deus...

- Fomos escolhidos para receber a salvação, perdoados e depois adotados como seus filhos, recebemos os dons do Espírito Santo, o poder para fazer a vontade divina e a esperança da vida eterna com Cristo.

O CRISTÃO É SANTO E IRREPREENSÍVEL:




“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos SANTOS E IRREPREENSÍVEIS diante dele em caridade,”. (Efésios 01:04).

- Assim como não fomos salvos por merecimentos, mas porque Deus é bondoso e graciosamente nos oferece a salvação, também somos santos e irrepreensíveis não porque isto vem de nós, mas é através de Cristo Jesus que Deus nos fez Santos e irrepreensíveis diante de seus olhos.

O CRISTÃO É ADOTADO COMO FILHO DE DEUS:




“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si, segundo o beneplácito de sua vontade,”. (Efésios 01:05).

- A bíblia diz: “Ide por todo o mundo e, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15).

- A humanidade inteira, sem Cristo Jesus, são apenas criaturas de Deus, mas em Cristo Jesus somos adotados como filhos de Deus.

- Em seu infinito amor, Deus nos adotou como seus filhos. Através do sacrifício de Jesus, fomos conduzidos a sua família e, juntamente com Cristo, tornamo-nos seus herdeiros.

- Nosso relacionamento com Deus, através de Jesus, é um relacionamento forte e amoroso com o um relacionamento familiar (Pai e filho).

OS CRISTÃOS SÃO UM EM CRISTO JESUS:




“Porque todos sois de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisso não há judeu nem grego; não há servo nem livre; nem macho nem fêmea; porque todos vós SOIS UM EM CRISTO JESUS.”. (Gálatas 03:26,28).


- Esta unidade que há em Cristo Jesus, é difícil entender, pois vivemos num mundo onde a vaidade de o ser e o ter faz separação entre uns e outros.

- Em Jesus ninguém é mais do que ninguém, todos com suas particularidades são um em Cristo Jesus: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua, mas todas as coisas lhes eram comuns.”. (Atos 04:32).


O CRISTÃO É EMABAIXADOR DO CÉU NA TERRA:




“De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.”. (2º Coríntios 05:20).


- Um embaixador é um representante oficial de um país em outra nação. Como crentes, somos embaixadores de Cristo, enviados a pregar sua mensagem de reconciliação ao mundo.

- Um embaixador de reconciliação tem uma importante responsabilidade. Não devemos assumir esta responsabilidade de forma descuidada.

CONCLUSÃO:

(O CRISTÃO É IMITADOR DE DEUS)




“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo, nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”. (Efésios 05:01,02).

- Assim como os filhos imitam os pais, devemos seguir o exemplo de Deus. Seu amor por nós levou-o a sacrificar-se para que pudéssemos viver. Nosso amor por nossos semelhantes deve ser da mesma espécie – um amor que vai além do afeto, que é capaz de sacrificar-se em benefício dos outros.

(O CRISTÃO É A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS)




“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”. (Gênesis 01:26).

- Este: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” - é o operar conjunto entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo em nossas vidas.

- A cada dia que passa, ficamos mais semelhantes a Deus; nossa imagem cada vez mais, fica idêntica com a de Deus.

- Nossa verdadeira identidade em Cristo Jesus, é o resultado do agir do Espírito Santo através da Palavra (Jesus) em nossas vidas; aos poucos, cada vez mais ficamos parecidos com nosso Deus e Pai eterno.

- Ser cristão, é ser o representante de Deus aqui na terra, é ser o sal que da gosto na vida, é ser luz para aqueles que ainda encontram-se nas trevas...

- Ser cristão, é ser e fazer no mundo, exatamente o que Cristo seria e faria – fazer a vontade de Deus pelo poder do espírito Santo.

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Um comentário:

  1. Ola , me chamo Michelle ...
    Bem sou evangélica e estava procurando uma mensagem com o tema Minha Identidade em Cristo e saiu o seu site, espero q não se incomode mais eu salvei sua mensagem e suas ftos..Elas falaram demais comigo. E estou a procura dessa mensagem para ajudar um irmao (amigo) da igreja a se levantar...Bem espero q me acc pois qro poder seguir o seu blog...e gostaria mt q seguisse o meu tb. Graça e paz.

    ResponderExcluir