“Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o filho do homem?
E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.
Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?
Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que estás no céus.
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a mina igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”.
(Mateus 16:13,19).
UMA SIMPLES PERGUNTA:
“Quem diz o povo ser o Filho do homem?”. (Mateus 16:13).
- Uma simples pergunta que Jesus fez a seus discípulos, enquanto caminhavam pelas bandas de Cesaréia de Filipe; uma simples pergunta que revela algo muito profundo a respeito de Jesus: “Ele tinha o interesse em saber o que exatamente as pessoas pensavam sobre Ele.”.
- Se Jesus tinha este interesse, Ele hoje ainda tem. Jesus queria e quer saber quem Ele é na nossa vida...
- Você já se perguntou o que realmente Jesus significa para você?
QUEM É JESUS PARA VOCÊ?
- Quando Jesus perguntou para seus discípulos quem o “POVO” dizia ser Jesus, as respostas foram tão variadas quanto seriam hoje: “Elias, Jeremias, João Batista ou algum outro profeta...”.
- Qual seria a sua resposta hoje? “Jesus é mais santo na parede; um extraterrestre enviado por uma civilização mais desenvolvida do que a nossa; um líder religioso; ou quem sabe Jesus seria apenas uma doutrina, um bom pensamento, um estilo de vida...”.
- A pergunta que Jesus fez, teve muitas respostas e nenhuma delas foi exatamente aquela que Ele esperava ouvir do povo.
UMA SEGUNDA PERGUNTA:
“Mas vós, quem dizeis que eu sou?”. (Mateus 16:15).
- A primeira pergunta foi dirigida ao que o povo pensava sobre Ele, o que as pessoas do mundo que não tinham intimidade com Ele pensavam sobre Ele.
- A segunda pergunta, agora é dirigida aos seus discípulos, para aqueles que tinham intimidade com Jesus...
- Mais uma revelante curiosidade de Jesus; agora Ele quer saber o que “os seus” pensam sobre quem é Jesus na vida deles...
“Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”. (Mateus 16:16).
- Simão Pedro, um dos “seus” responde de imediato: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”.
- Para Simão, não havia dúvidas, Jesus não era outro profeta como foi Elias, Jeremias, João Batista; Jesus não era mais um; JESUS ERA O FILHO DE DEUS!
- Simão tinha certeza que Jesus era tudo o que ele precisava, tinha certeza de que estava diante do Filho do Deus vivo.
OBS: Você já tem esta certeza a respeito de Jesus? Você já reconhece Jesus como o Filho do Deus vivo?
A REAÇÃO DE JESUS:
- Ao ouvir a resposta sincera de Simão, Jesus afirma: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.”. (Mateus 16:17).
- Jesus afirma que o Pai, que está nos céus, havia revelado a um simples pescador que Jesus era o Filho do Deus vivo.
O QUE EU APRENDO COM ISTO?
- Deus não escolhe como o homem escolhe; Humanamente falando, ninguém escolheria um pescador humilde e simples para revelar algo tão grandioso assim, mas a palavra de Deus diz: “E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;”. (1º Coríntios 01:28).
- Deus escolheu um coração simples e humilde, um homem sem grandes feitos na vida, um homem que não tinha muito do que se orgulhar; Deus escolheu Simão Barjonas para revelar seu Filho Jesus.
OBS: Ainda hoje esta revelação divina acontece da mesma maneira; o Pai que está nos céus, ainda escolhe homens simples e humildes para revelar seu Filho Jesus; não necessariamente pessoas pobres financeiramente, mas pessoas simples e humildes de espírito.
O QUE MAIS JESUS DIZ A SIMÃO?
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.”. (Mateus 16:18).
- Quando o Pai revelou a Simão que Jesus era o Filho do Deus vivo, o próprio Filho de Deus revela a Simão algo sobre Simão...
- Jesus diz a Simão: “SIMÃO TU ÉS PEDRO!”.
- Observe que Jesus troca o nome de Simão Barjonas para Pedro, e isto não aconteceu por acaso, Jesus tinha objetivo bem claro quando troca o nome de Simão para Pedro.
O CANIÇO QUE VIROU ROCHA:
- Para entendermos melhor, é necessário sabermos que o nome “Simão Barjonas”, tem um significado assim como o nome Pedro também tem.
SIGNIFICADO DE “SIMÃO BARJONAS”:
- O nome Simão significa: “CANA” (caniço, bambu).
- Barjonas quer dizer: BAR= (filho de). JONAS = (nome do pai de Simão).
- BARJONAS quer dizer = “Filho de Jonas”. O sobrenome na antiguidade judaica é o nome do pai.
- Seu nome então era: “CANA FILHO DE JONAS”, ou Caniço filho de Jonas.
- O nome Simão Barjonas, mostrava exatamente a personalidade deste simples pescador, um “caniço”, frágil e que se inclinava facilmente sobre pressão dos vendavais.
- Em outras palavras, Simão (Caniço), era um homem que se inclinava facilmente ao pecado, ao erro; Quando vinha um problema maior, Simão se encurvava e caia no pecado.
OBS: Todos nós, toda a humanidade, sem Jesus, somos “caniços” frágeis diante dos vendavais. Quando os problemas se levantam, nós também caímos no pecado do vício, da prostituição, da ira etc.
SIGNIFICADO DE PEDRO:
- O nome Pedro significa: Pedra, rocha, rochedo...
- O nome Pedro, indicava a personalidade, que Jesus daria a Simão apartir deste momento; uma personalidade forte, uma “ROCHA” resistente as provações da vida.
OBS: Quando Jesus entra na vida de alguém, este alguém deixa de ser Caniço para se transformar numa Rocha.
CONCLUSÃO 1ª PARTE:
- Uma pessoa sem Jesus, nada mais é do que um caniço frágil que se curva, se inclina facilmente diante das lutas diárias da vida.
- Uma pessoa onde Jesus lhe é revelado como o Filho do Deus vivo, aos poucos vai sendo transformada em uma rocha resistente aos ataques do diabo...
- Uma pessoa que facilmente desiste de seus sonhos, nada mais é do que um caniço que se inclinou ao desanimo e consequentemente ao fracasso.
OBS: Se você é uma pessoa assim, que por mais esforçada que seja não resiste às tentações mundanas quando estas se lançam contra ti; ore a Jesus, e peça para que Ele entre na sua vida e te transforme também numa ROCHA.
A MISSÃO DA ROCHA:
“Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”. (Mateus 16:19).
- Jesus troca o nome de Simão para Pedro e logo lhe da uma missão: “Jesus da às chaves do reino dos céus (autoridade) para Pedro ligar e desligar (determinar) tanto a benção quanto a maldição.”.
- Em outras palavras, Jesus entrega a Pedro, a autoridade de determinar na sua vida, que todas as maldições sejam desligadas e todas as benção sejam ligadas na sua vida, em nome de Jesus.
- O Caniço que antes não tinha força para desligar uma simples depressão, agora debaixo da autoridade de Jesus determina que a depressão saia da sua vida em o nome de Jesus.
OBS: Se você tem Jesus, você também tem esta autoridade de determinar em nome de Jesus que o mal saia da sua vida e o bem se estabeleça.
CONCLUSÃO:
- O poder de Deus não está nas palavras dos grandes líderes religiosos como nos foi ensinado...
- O poder de Deus está na oração de todo aquele que crê que o Senhor Jesus é o Filho do Deus vivo.
- Você, crente em Jesus; você tem esta autoridade de desligar em nome de Jesus todas as maldições que se lançam sobre você...
- Também tem em nome de Jesus, o poder para determinar as bênçãos de Deus na sua vida.
OBS: Pedro, neste texto de Mateus 16:13,19, representa a igreja de Jesus, não a igreja feita de tijolos de “pedras”, mas a igreja feita de PEDRAS (eu e você) resistentes aos ataques de Satanás.
NÃO ESQUEÇA NUNCA:
“As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16: 18).
- As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja, diz o Senhor.
- Não está escrito que as portas do inferno não se abrirão contra a igreja, está escrito que NÃO PREVALECERÃO...
- Ou seja: O inferno se levantará contra a “PEDRA”, porém não prevalecerá, pois esta pedra está firmada em Jesus Cristo...
- A fofoca vai se levantar, mas vai cair; A perseguição virá, mas o Senhor dará o livramento; enfim, “E, assim, se alguém está em Cristo, É NOVA CRIATURA; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”. (2º Coríntios 05:17).
- Seja você também uma NOVA CRIATURA.
- Aceita a Jesus como o único e suficiente salvador, e seja transformado numa “ROCHA”.
"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"
*
Eu encontrei seu texto quando procurava o significado de Simão. Entretanto, a maioria esmagadora das fontes referem-se a este nome como "aquele que ouve". Por isso peço a gentileza de publicar a fonte de sua afirmação.
ResponderExcluirEU TAMBÉM ENCONTREI A DEFINIÇÃO "AQUELE QUE OUVE", PORÉM JÁ TINHA ESCULTADO EM UMA PREGAÇÃO DE EUGÊNIO JORGE O MESMO SIGNIFICADO QUE APARECE NESTE BLOG; SIMÃO=CANIÇO. ATT. JFACHINETTI@YAHOO.COM.BR
ExcluirTbm não consigo achar a fonte que diz que Simão era um caniço.
ResponderExcluirJá ouvi em uma pregação do pastor Luiz Hermínio, porém não consigo achar a fonte da pesquisa.
Papai venham e ponham o Brasil de joelhos diante de Ti, ó Senhor Deus Majestade. Pai manda trabalhadores para a seara. Pai nos dêem as nações como herança e as extremidades da terra como possessão.Em nome de Jesus. Amém. Orando sempre...
ResponderExcluirGostaria de encontrar a fonte que traduza o nome Simão por caniço, pois só conheço a que significa ouvinte ou aquele que escuta. Se for possível me envie e ficarei grato pois, se caniço estiver correto tem tudo a ver com a personalidade instável de Pedro. Obrigado.
ResponderExcluirHá 30 anos,ouvi um pregador dizer que Simão, significa bagaço de cana, e não está distante de "caniço", porém, até hoje, nunca encontrei a FONTE . Só quero saber sua fonte de pesquisa para eu usar. Deixar de ser bagaço pra virar pedra, é uma transformação descomunal,e tem tudo a ver com aquele que foi discípulo de João Batista, e passou a ser de JESUS; Pedro.
ResponderExcluirMuito obrigado!
Meu prezado, boa tarde. Também já procurei, mas não encontrei que o significado do Simão como caniço ou cana flexível. Embora por inferência possamos achar que se o nome Simão foi mudado para Pedro que significa pedra, rocha o nome de Simão deveria significar o contrário, algo frágil, sem firmeza. Entretanto, isso não é suficiente pra afirmar que o nome Simão signifique caniço. Agora, tenho uma ideia porque se afirmam que o nome Simão significa cana dobrável ou caniço. Houve uma literatura muito difundida na década de 90 que era o livro "Quarta Dimensão" de Paul Young Cho. Foi esse livro que disseminou essa informação. Esse livro é considerado uma verdadeira heresia, por isso ninguém cita fonte. Penso que seja por isso. Fiquem na paz.
ExcluirFoi muito edificado
ResponderExcluirParabéns por essa publicação! Me edificou muito.
ResponderExcluirA fonte que usam para dizer que Simão significa cana, é uma pregação de Paul Yonggi Cho... ou seja, não tem fonte! Nem poderia, basta olha no dicionário de hebraico onde a única opção para שִׁמְעוֹן (Shim'on) Simão é: "aquele que ouve".
ResponderExcluirTambém vir isso na pregação do pastor Cho, fiquei curiosa pois nunca tinha ouvido falar , daí resolvi procurar.
ResponderExcluir