QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PEDRO, O CANIÇO QUE VIROU ROCHA


“Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o filho do homem?
E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.
Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?
Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que estás no céus.
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a mina igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”.
(Mateus 16:13,19).

UMA SIMPLES PERGUNTA:

“Quem diz o povo ser o Filho do homem?”. (Mateus 16:13).

- Uma simples pergunta que Jesus fez a seus discípulos, enquanto caminhavam pelas bandas de Cesaréia de Filipe; uma simples pergunta que revela algo muito profundo a respeito de Jesus: “Ele tinha o interesse em saber o que exatamente as pessoas pensavam sobre Ele.”.

- Se Jesus tinha este interesse, Ele hoje ainda tem. Jesus queria e quer saber quem Ele é na nossa vida...

- Você já se perguntou o que realmente Jesus significa para você?

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?




- Quando Jesus perguntou para seus discípulos quem o “POVO” dizia ser Jesus, as respostas foram tão variadas quanto seriam hoje: “Elias, Jeremias, João Batista ou algum outro profeta...”.

- Qual seria a sua resposta hoje? “Jesus é mais santo na parede; um extraterrestre enviado por uma civilização mais desenvolvida do que a nossa; um líder religioso; ou quem sabe Jesus seria apenas uma doutrina, um bom pensamento, um estilo de vida...”.

- A pergunta que Jesus fez, teve muitas respostas e nenhuma delas foi exatamente aquela que Ele esperava ouvir do povo.

UMA SEGUNDA PERGUNTA:

 “Mas vós, quem dizeis que eu sou?”. (Mateus 16:15).

- A primeira pergunta foi dirigida ao que o povo pensava sobre Ele, o que as pessoas do mundo que não tinham intimidade com Ele pensavam sobre Ele.

- A segunda pergunta, agora é dirigida aos seus discípulos, para aqueles que tinham intimidade com Jesus...

- Mais uma revelante curiosidade de Jesus; agora Ele quer saber o que “os seus” pensam sobre quem é Jesus na vida deles...

“Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”. (Mateus 16:16).

- Simão Pedro, um dos “seus” responde de imediato: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”.

- Para Simão, não havia dúvidas, Jesus não era outro profeta como foi Elias, Jeremias, João Batista; Jesus não era mais um; JESUS ERA O FILHO DE DEUS!

- Simão tinha certeza que Jesus era tudo o que ele precisava, tinha certeza de que estava diante do Filho do Deus vivo.

OBS: Você já tem esta certeza a respeito de Jesus? Você já reconhece Jesus como o Filho do Deus vivo?

A REAÇÃO DE JESUS:

- Ao ouvir a resposta sincera de Simão, Jesus afirma: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.”. (Mateus 16:17).

- Jesus afirma que o Pai, que está nos céus, havia revelado a um simples pescador que Jesus era o Filho do Deus vivo.

O QUE EU APRENDO COM ISTO?

- Deus não escolhe como o homem escolhe; Humanamente falando, ninguém escolheria um pescador humilde e simples para revelar algo tão grandioso assim, mas a palavra de Deus diz: “E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;”. (1º Coríntios 01:28).



- Deus escolheu um coração simples e humilde, um homem sem grandes feitos na vida, um homem que não tinha muito do que se orgulhar; Deus escolheu Simão Barjonas para revelar seu Filho Jesus.

OBS: Ainda hoje esta revelação divina acontece da mesma maneira; o Pai que está nos céus, ainda escolhe homens simples e humildes para revelar seu Filho Jesus; não necessariamente pessoas pobres financeiramente, mas pessoas simples e humildes de espírito.

O QUE MAIS JESUS DIZ A SIMÃO?

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.”. (Mateus 16:18).



- Quando o Pai revelou a Simão que Jesus era o Filho do Deus vivo, o próprio Filho de Deus revela a Simão algo sobre Simão...

- Jesus diz a Simão: “SIMÃO TU ÉS PEDRO!”.

- Observe que Jesus troca o nome de Simão Barjonas para Pedro, e isto não aconteceu por acaso, Jesus tinha objetivo bem claro quando troca o nome de Simão para Pedro.

O CANIÇO QUE VIROU ROCHA:

- Para entendermos melhor, é necessário sabermos que o nome “Simão Barjonas”, tem um significado assim como o nome Pedro também tem.

SIGNIFICADO DE “SIMÃO BARJONAS”:

- O nome Simão significa: “CANA” (caniço, bambu).





- Barjonas quer dizer: BAR= (filho de). JONAS = (nome do pai de Simão).

- BARJONAS quer dizer = “Filho de Jonas”. O sobrenome na antiguidade judaica é o nome do pai.

- Seu nome então era: “CANA FILHO DE JONAS”, ou Caniço filho de Jonas.

- O nome Simão Barjonas, mostrava exatamente a personalidade deste simples pescador, um “caniço”, frágil e que se inclinava facilmente sobre pressão dos vendavais.



- Em outras palavras, Simão (Caniço), era um homem que se inclinava facilmente ao pecado, ao erro; Quando vinha um problema maior, Simão se encurvava e caia no pecado.

OBS: Todos nós, toda a humanidade, sem Jesus, somos “caniços” frágeis diante dos vendavais. Quando os problemas se levantam, nós também caímos no pecado do vício, da prostituição, da ira etc.

SIGNIFICADO DE PEDRO:



- O nome Pedro significa: Pedra, rocha, rochedo...

- O nome Pedro, indicava a personalidade, que Jesus daria a Simão apartir deste momento; uma personalidade forte, uma “ROCHA” resistente as provações da vida.

OBS: Quando Jesus entra na vida de alguém, este alguém deixa de ser Caniço para se transformar numa Rocha.

CONCLUSÃO 1ª PARTE:

- Uma pessoa sem Jesus, nada mais é do que um caniço frágil que se curva, se inclina facilmente diante das lutas diárias da vida.

- Uma pessoa onde Jesus lhe é revelado como o Filho do Deus vivo, aos poucos vai sendo transformada em uma rocha resistente aos ataques do diabo...

- Uma pessoa que facilmente desiste de seus sonhos, nada mais é do que um caniço que se inclinou ao desanimo e consequentemente ao fracasso.

OBS: Se você é uma pessoa assim, que por mais esforçada que seja não resiste às tentações mundanas quando estas se lançam contra ti; ore a Jesus, e peça para que Ele entre na sua vida e te transforme também numa ROCHA.

A MISSÃO DA ROCHA:



“Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”. (Mateus 16:19).

- Jesus troca o nome de Simão para Pedro e logo lhe da uma missão: “Jesus da às chaves do reino dos céus (autoridade) para Pedro ligar e desligar (determinar) tanto a benção quanto a maldição.”.

- Em outras palavras, Jesus entrega a Pedro, a autoridade de determinar na sua vida, que todas as maldições sejam desligadas e todas as benção sejam ligadas na sua vida, em nome de Jesus.

- O Caniço que antes não tinha força para desligar uma simples depressão, agora debaixo da autoridade de Jesus determina que a depressão saia da sua vida em o nome de Jesus.

OBS: Se você tem Jesus, você também tem esta autoridade de determinar em nome de Jesus que o mal saia da sua vida e o bem se estabeleça.

CONCLUSÃO:

- O poder de Deus não está nas palavras dos grandes líderes religiosos como nos foi ensinado...

- O poder de Deus está na oração de todo aquele que crê que o Senhor Jesus é o Filho do Deus vivo.

- Você, crente em Jesus; você tem esta autoridade de desligar em nome de Jesus todas as maldições que se lançam sobre você...

- Também tem em nome de Jesus, o poder para determinar as bênçãos de Deus na sua vida.

OBS: Pedro, neste texto de Mateus 16:13,19, representa a igreja de Jesus, não a igreja feita de tijolos de “pedras”, mas a igreja feita de PEDRAS (eu e você) resistentes aos ataques de Satanás.

NÃO ESQUEÇA NUNCA:




 “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16: 18).

- As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja, diz o Senhor.

- Não está escrito que as portas do inferno não se abrirão contra a igreja, está escrito que NÃO PREVALECERÃO...

- Ou seja: O inferno se levantará contra a “PEDRA”, porém não prevalecerá, pois esta pedra está firmada em Jesus Cristo...

- A fofoca vai se levantar, mas vai cair; A perseguição virá, mas o Senhor dará o livramento; enfim, “E, assim, se alguém está em Cristo, É NOVA CRIATURA; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”. (2º Coríntios 05:17).




- Seja você também uma NOVA CRIATURA.

- Aceita a Jesus como o único e suficiente salvador, e seja transformado numa “ROCHA”.

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

10 comentários:

  1. Eu encontrei seu texto quando procurava o significado de Simão. Entretanto, a maioria esmagadora das fontes referem-se a este nome como "aquele que ouve". Por isso peço a gentileza de publicar a fonte de sua afirmação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAMBÉM ENCONTREI A DEFINIÇÃO "AQUELE QUE OUVE", PORÉM JÁ TINHA ESCULTADO EM UMA PREGAÇÃO DE EUGÊNIO JORGE O MESMO SIGNIFICADO QUE APARECE NESTE BLOG; SIMÃO=CANIÇO. ATT. JFACHINETTI@YAHOO.COM.BR

      Excluir
  2. Tbm não consigo achar a fonte que diz que Simão era um caniço.
    Já ouvi em uma pregação do pastor Luiz Hermínio, porém não consigo achar a fonte da pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Papai venham e ponham o Brasil de joelhos diante de Ti, ó Senhor Deus Majestade. Pai manda trabalhadores para a seara. Pai nos dêem as nações como herança e as extremidades da terra como possessão.Em nome de Jesus. Amém. Orando sempre...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de encontrar a fonte que traduza o nome Simão por caniço, pois só conheço a que significa ouvinte ou aquele que escuta. Se for possível me envie e ficarei grato pois, se caniço estiver correto tem tudo a ver com a personalidade instável de Pedro. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Há 30 anos,ouvi um pregador dizer que Simão, significa bagaço de cana, e não está distante de "caniço", porém, até hoje, nunca encontrei a FONTE . Só quero saber sua fonte de pesquisa para eu usar. Deixar de ser bagaço pra virar pedra, é uma transformação descomunal,e tem tudo a ver com aquele que foi discípulo de João Batista, e passou a ser de JESUS; Pedro.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por essa publicação! Me edificou muito.

    ResponderExcluir
  7. A fonte que usam para dizer que Simão significa cana, é uma pregação de Paul Yonggi Cho... ou seja, não tem fonte! Nem poderia, basta olha no dicionário de hebraico onde a única opção para שִׁמְעוֹן (Shim'on) Simão é: "aquele que ouve".

    ResponderExcluir
  8. Também vir isso na pregação do pastor Cho, fiquei curiosa pois nunca tinha ouvido falar , daí resolvi procurar.

    ResponderExcluir