QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ORAI SEM CESSAR





“Orai sem cessar.”.
(1º Tessalonicenses 5:17).


ILUSTRAÇÃO:
(use toda a sua força).



Um menino tentava em vão levantar uma sacola pesada demais para ele.

Seu pai, ali ao seu lado, esticava o braço e abrindo a mão, dizia-lhe:

- Use toda a sua força que você consegue meu filho.

Ele tentou mais uma ou duas vezes, sem sucesso.

E o pai falava as mesmas palavras e repetia o mesmo gesto.

- Eu não consigo, pai - desabafou o menino.

- Olhe para mim, filho, disse o homem e, mexendo os dedos e olhando para a sua mão, repetiu vagarosamente, use... toda... a... sua... força!

Só então o menino entendeu que o pai estava esticando a mão para pegar numa das alças da sacola. Ele não estava só. Seu pai estava ali ao seu lado para lhe dar uma força.

INTRODUÇÃO:




- Muitas são as pessoas, que passam por situações que lhes provocam bastantes dificuldades. Pessoas da fé cristã, que realmente crêem em Deus, mas que, no entanto, por falta de uma ação mais ativa e racional da sua fé, atraem para si, muitos aborrecimentos.

- Enquanto crêem que Deus está no controle de todas as coisas; enquanto crêem que nem um fio de cabelo cai de suas cabeças sem o conhecimento de Deus; aos poucos, vão ocupando-se com os afazeres do cotidiano e com todas as “suas” forças, vão tentando superar suas dificuldades e problemas.



- Ao deixarem tudo nas mãos de Deus, e partirem para seus afazeres, muitas se esquecem de praticar este versículo: “ORAI SEM CESSAR!”...

- Deixando este item de lado, muito se desabam a lamentar, e a questionar, por que Deus não faz nada por elas.

- Queixam-se diante de Deus; reclamam e acusam o Senhor de ser indiferente aos seus problemas, porém, se ficassem quietas o tempo suficiente para acalmar seus corações, ouviria o Senhor lhes dizendo assim: “QUANDO VOCÊ OROU SOBRE ISTO? É A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ TRAZ ESTE PROBLEMA PARA MIM.”.

- Assim como aquele menino, que tentava impressionar ao Pai, tentando com “toda sua força” carregar a sacola, e esquecia-se que seu Pai era mais forte do que ele, também algumas pessoas agem assim diante de Deus...




- Tentam impressionar ao Senhor fazendo um esforço desnecessário para carregarem a sua “cruz”; desprezam a ajuda do Pai, tentam carregar um fardo muito pesado, e ainda reclamam que Deus não faz nada...

- Mas será que elas pediram para Ele fazer alguma coisa por elas?...

ORAÇÕES NO PILOTO AUTOMÁTICO:



- Podemos orar o dia inteiro, todos os dias, e ainda assim não falarmos ao Senhor sobre muitas coisas...

- A maioria das nossas orações é repetitiva e sem um alvo específico: “SENHOR, OBRIGADO PELO ALIMENTO, PERDOA NOSSOS PECADOS, DÁ-NOS UM BOM DIA. AMÉM.”.

- Quando dobramos nossos joelhos, muitas vezes ligamos o “piloto automático” das nossas orações. Agradecemos, pedimos perdão, pedimos algumas coisas que já viraram rotina pedir, mas esquecemos de pedir a Deus o que realmente estamos precisando: “PRECISO DE ALGUÉM QUE CARREGUE A SACOLA COMIGO.”...

- Nossas orações diante do Senhor devem ser mais específicas do que simplesmente pedir que tenhamos um bom dia.

ALVOS DA ORAÇÃO:





- Devemos “ORAR SEM CESSAR”, mas com entendimento, e nunca fazermos da nossa oração uma reza, ou seja, não devemos decorar frases perfeitas e rápidas e oferecê-las a Deus na esperança de estarmos tendo uma sincera conversa com o Senhor.

- Nossas orações, devem ter um alvo específico, uma meta, um propósito:

FILHOS:




“Decorrido o número de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: TALVEZ TENHAM PECADO OS MEUS FILHOS E BLASFEMADO CONTRA DEUS EM SEU CORAÇÃO. Assim fazia Jó continuamente.”. (Jó 01:05).

- Jó orava continuamente a Deus, intercedendo pelos seus filhos...

- Nós também devemos orar sem cessar por nossos filhos.

- Não devemos achar que pelo simples fato de sermos crentes em Jesus, seja desnecessário que oremos por eles.

- Não devemos tapar o Sol com a peneira crendo que nossos filhos são santinhos perfeitos, devemos ter a consciência que também eles pecam contra o Senhor e que carecem do perdão e da restauração do Senhor.

LAR, FAMÍLIA, CIDADE:



“Procurai a paz da cidade para onde desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.”. (Jeremias 29:07).

- Um país em guerra, um cidade em guerra, é sinônimo de um lar em guerra, por isso devemos sempre orar continuamente pela paz para nossa cidade, país e etc.

- Ore para que nenhum mal ultrapasse fronteiras adentro de onde você mora...

AUTORIDADES:




“ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;”. (1º Timóteo 02:02).

- Devemos também, orar pelas autoridades para elas tenham sabedoria para administrar nosso país, cidade etc.

- Devemos orar pela prosperidade da empresa onde trabalhamos, pois se a empresa for prospera, também prosperaremos...

- Devemos orar para que as autoridades como polícias, juízes, e outros, não venham cometer nenhuma injustiça...

AMIGOS:





“Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este ORAVA PELOS SEUS AMIGOS; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía.”. (Jó 42:10).

- Devemos orar por nossos amigos, para que a benção do Senhor esteja sobre a vida deles também...

- Nunca devemos sentir inveja de nossos amigos, por mais que eles prosperem, devemos sempre orar para que Deus prospere a eles ainda mais...

INIMIGOS E PERSEGUIDORES;




“Eu, porém, vos digo: amai os vossos e ORAI PELOS OS QUE VOS PERSEGUEM;”. (Mateus 05:43).

- Oremos a Deus, para que a sua misericórdia alcance a nossos inimigos e perseguidores, para que eles também venham tornarem-se filhos de Deus como nós...

- Melhor que ter um inimigo, é que este inimigo venha ser nosso amigo em Cristo Jesus, por isso oremos por aqueles que nos perseguem...

PEDIDOS ESPECIAIS:




“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graça.”. (Filipenses 04:06).

- Seja qual for a situação ou dificuldade, leve a Deus através da oração todas as petições e tenha fé...

- Tanto um pedido simples, quanto um mais complexo e complicado, o Senhor Deus terá o maior prazer em ajudá-lo, mas para isto acontecer, é necessário que você peça a Ele sua ajuda.

CONCLUSÃO:



- “Quem não controla é controlado”. Se você não exerce sobre você mesmo o controle de entregar a Deus TODAS as questões da sua vida, alguém exercerá o controle delas e nem sempre será em seu benefício.

- Cabe a nós constantemente clamar a Deus que “seja feita a Tua vontade na terra assim como ela é feita no céu”.

- Deus está sim no controle de todas as coisas, mas Ele age de acordo com a nossa fé e livre arbítrio, que Ele nos deu.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”. (Mateus 07:07).

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Um comentário:

  1. Boa Noite! Muito boa a Mensagem, até vou usar algumas ideias para a mensagem do fim de semana no Congresso em Vila Passa Sete.

    ResponderExcluir