QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SATANÁS, O ADVERSÁRIO



“Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor,
 veio também Satanás entre eles.
Então, o SENHOR disse a Satanás:
 DE onde vens? E Satanás respondeu ao Senhor e disse:
 De rodear a terra e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás:
 Observaste tu ao meu servo Jó?
 Porque ninguém há na terra semelhante a ele,
homem sincero, e reto, e temente a Deus, desviando-se do mal.
Então, respondeu Satanás ao SENHOR e disse:
 Porventura, teme Jó a Deus debalde?
Porventura, não o cercaste de bens tu a ele, a sua casa e a tudo quando tem?
A obra das suas mãos abençoastes,
e o seu gado está aumentando na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem,
e verás se não blasfema de ti na tua face!
E disse o SENHOR a Satanás:
Eis que tudo quanto tem está na sua mão; somente contra ele não estenda a sua mão.
 E Satanás saiu da presença do SENHOR.”.
 (Jó 01:0612).

- A Bíblia fala de outras reuniões celestiais, onde Deus e os anjos planejam suas atividades na terra, e onde os anjos também trabalham:




“Então, disse ele, pois, a palavra do Senhor:
Vi o SENHOR assentado sobre o seu trono,
 e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua esquerda.
E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe,
a que suba e caia em Ramote-Gileade?
 E um dizia desta maneira, e outro, de outra.
Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse:
 Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?
E disse ele: Eu sairei e serei um espírito da mentira
 na boca de todos os seus profetas.
 E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito da mentira
na boca de todos os teus profetas,
 e o SENHOR falou mal contra ti.”.
(1º Reis 22:19,23).

- Por ser criador de todos os anjos – tantos os que servem quanto os que se rebelaram – Deus tem completo poder e autoridade sobre eles.




- Satanás, originalmente um anjo de Deus tornou-se corrupto pelo seu orgulho. Ele tem sido mau desde a sua rebelião contra Deus:

“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, PORQUE O DIABO VIVE PECANDO DESDE O PRINCÍPIO. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”. (1º João 03:08).




- Satanás considera Deus como inimigo. Ele tenta atrapalhar a obra de Deus na vida das pessoas, mas está limitado pelo poder de Deus, e pode fazer apenas o que lhe é permitido:

A) “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.”. (Lucas 22:31,32).

B) “Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.”. (1º Timóteo 01:19,20).




- Satanás é chamado de inimigo porque busca ativamente por pessoas a quem possa tentar:

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda ao derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”. (1º Pedro 05:08,09).




- O desejo de Satanás é que as pessoas odeiem a Deus. Ele faz isto através da mentira e da decepção:

“Mas a serpente mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse a mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: É CERTO QUE NÃO MORREREIS.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”. (Gênesis 03:01,06).




- Jó, um homem correto e inocente, que fora grandemente abençoado, era o alvo perfeito para Satanás. (Jó 01:06,12).

- Qualquer pessoa comprometida com Deus deveria esperar os ataques do inimigo. Satanás que odeia a Deus, também odeia as pessoas.

SATANÁS O NOSSO ADVERSÁRIO:




- “Satanás” (hebr., lit. “adversário”) é chamado, na verdade, de “O SATANÁS”, indicando que se trata mais de um título do que um nome pessoal. No Antigo Testamento, essa designação é usada poucas vezes para ele:

A) “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.”. (Jó 01:06).

B) “Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a levantar o censo de Israel.”. (1º Crônicas 21:01).

C) “Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.”. (Zacarias 03:01).




- No período veterotestamentário, Satanás procurou fazer aflorar o que havia de pior na humanidade. Seu caráter de tentador agressivo dos seres humanos e oponente abjeto de Deus é desenvolvido mais detalhadamente no Novo Testamento.

- A ousadia de Satanás pode ser observada em seu discurso a Deus e em sua malevolência ao atribuir a Jó motivações torpes.

- Como ser criado, e não criador; Satanás não é onipotente, onisciente nem onipresente.

- Apesar de seus poderes serem amplos e impressionantes, ele opera somente dentro dos limites estabelecidos por Deus e com permissão divina.




- Satanás é subordinado por Deus e, ao final, será derrotado.

- Satanás percorre a terra como o espião de um rei em busca de súditos desleais: “Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: DE RODEAR A TERRA E PASSEAR POR ELA.” (Jó 01:07). - No entanto, não há motivos para o cristão temê-lo: “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostra-e forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...”. (2º Crônicas 16:09).




- O poder que Deus dá a Satanás (“em teu poder”, lit. “em sua mão”) sobre Jó tem limites: “Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.”. (Jó 01:12) e “Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em seu poder; mas poupa-lhe a vida.”. (Jó 02:06).) 

- Enquanto a intenção de Deus ao permitir a tentação é provar a força de caráter, a intenção de satanás é provar a falta de caráter.




- assim, a tentação tem potencial para gerar efeitos positivos ou negativos, dependendo da maneira como se reage a ela.

- Não obstante, o SENHOR promete que os cristãos não serão tentados além do que podem suportar: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar.”. (1º Coríntios 10:13).

UM RETRATO DO NOSSO ADVERSÁRIO:

SEU CARÁTER:




Astuto, orgulhoso, criado com sabedoria superior, parece belo, habitou no Éden, essencialmente perverso, mentiroso e violento, criado originalmente como um dos seres celestiais, sua ambição é ser como Deus, possui uma aparência enganadora, objeto de espanto para os que o conhecem, não onisciente, não onipotente e nem onipresente.

SUA OBRA:




 Instiga as pessoas a renunciarem a Deus, deturpa as Escrituras, se opõe à obra de Deus, levanta barreiras para o evangelho, realiza milagres para enganar as pessoas, perdeu sua posição devido à sua rebelião contra Deus.

OS NOMES DO NOSSO ADVERSÁRIO:

- ABADOM (hebr., lit. “destruição”), ANJO DO ABISMO, APOLIOM:




“E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom.”. (Apocalipse 09:11).


- O ACUSADOR de nossos irmãos:




“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada à salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.”. (Apocalipse 12:10).

- O ADVERSÁRIO (gr. Antidikos, lit. “OPONENTE”), LEÃO QUE RUGE:




 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”. (1º Pedro 05:08).

- A ANTIGA SERPENTE, DRAGÃO:




“Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.”. (Apocalipse 20:02).

- BELIAL:



 “E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?”. (2º Coríntios 06:15).

- O DEUS DESTE SÉCULO:




“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”. (2º Coríntios 04:04).

- BELZEBU, maioral dos demônios:




 “Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.”. (Mateus 12:24).

- O DIABO (gr. Diabolos, lit. “o que acusa”), HOMICIDA:



 “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”. (João 08:44).

- O INIMIGO:




“O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.”. (Mateus 13:39).

- LÚCIFER (hebr., lit. “estrela da manhã”):




 “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!”. (Isaías 14:12).

- O REI DE TIRO:




“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.”. (Ezequiel 28:12).

- O MALÍGNO:




 “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.”. (Mateus 13:19).

- MENTIROSO:




“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”. (João 08:44).

- O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR:




“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.”. (Efésios 02:02).

- PRÍNCIPE DAS TREVAS:




 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”. (Efésios 06:12).

- O TENTADOR:




 “Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.”. (1º Tessalonicenses 03:05).

- PRÍNCIPE DO MUNDO:




“Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.”. (João 12:31) e “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;”. (João 14:30).

- SATANÁS (hebr., lit. “adversário”):




 “E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.”. (Marcos 01:13).

CONCLUSÃO:




“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.”. (Ezequiel 28:12,19).

- Satanás era um querubim, mas se rebelou contra Deus e foi expulso do céu. Ele é um ser real, e não simbólico; está constantemente trabalhando contra Deus e contra aqueles que o seguem.




- Satanás tentou Eva no jardim do Éden e a convenceu a pecar; tentou Jesus no deserto, mas não conseguiu persuadi-lo a ceder.

- Portanto, ser tentado não é pecar. Pecar é ceder à tentação e/ou levar os semelhantes ao erro.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”. (João 16:33).




- Satanás é nosso adversário; por isso tenhamos coragem...

- Apesar dos conflitos serem inevitáveis, nunca estaremos sozinhos, pois Jesus, nosso SENHOR, estará sempre conosco.

- Jesus venceu o mundo; e nunca nos abandonará em nossos conflitos.




- Se nos lembrarmos de que a vitória final já foi ganha, podemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis!

- Receba a paz de Cristo!

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Um comentário:

  1. Uau! Que postagem hein! Dá pra ver que és muito sábio. Parabéns, que Deus possa abrir cada dia mais a tua mente e te capacitar mais e mais para o reino dEle.

    Abraços

    ResponderExcluir