QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

quinta-feira, 10 de março de 2011

A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO





“Torna a dar-me a alegria da tua salvação,
e sustém-me com um espírito voluntário.”.
(Salmos 51:12).

INTRODUÇÃO:




- Você já se sentiu estagnado em relação à sua fé, como se estivesse seguindo uma rotina?

- Alguma vez o pecado já estabeleceu uma barreira entre você e Deus, fazendo parecer que Ele estava distante?


(o pecado é a barreira entre você e Deus)

- Davi sentiu-se assim. Ele pecou com Bate-Seba, e logo foi confrontado pelo profeta Natã. (2º Samuel 11:01,27) e (2º Samuel 12:01,15).


(Davi, um homem que peca e sofre as conseqüencias)

- Em oração, Davi clamou a Deus: “TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO!”.

- O SENHOR quer que estejamos próximos a Ele e que experimentemos a sua vida completa.

- Mas o pecado não confessado torna tal aproximação e intimidade impossíveis.

- Confesse os seus pecados a Deus.




- Como Davi, você ainda pode ter que enfrentar algumas conseqüências na terra, mas Deus lhe restituirá a alegria de seu relacionamento com ELE.

O PECADO ESTABELEÇE UMA BARREIRA ENTRE O HOMEM E DEUS:




“EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”. (Isaías 59:01,02).

- O pecado ofende ao nosso Deus e nos separa Dele.

- Por ser santo, Ele não pode ignorar, relevar ou tolerar nossos erros como se fosse algo sem importância.




- O pecado rompe o relacionamento das pessoas com Deus, erguendo uma parede que isola aqueles a quem Ele ama. Não é de admirar que essa longa relação de pecados ignóbeis provoque-lhe a ira e obrigue-o a virar o rosto aos homens.

- As pessoas que morrem levando consigo uma vida de pecados não perdoados ficam eternamente separadas do Criador.

- Deus desejaria viver com elas para sempre, mas, ao mesmo tempo, não pode trazê-las à sua santa presença, porque os seus pecados não foram removidos enquanto viviam na terra.




- O pecado preenche a lacuna que se forma quando a verdade de Deus deixa de preencher a nossa vida. Somente Deus pode vencê-lo.

- Você já confessou os seus pecados a Deus e permitiu que Ele os removesse?




- O SENHOR pode salvar-nos se nos voltarmos a Ele.

- Davi havia pecado, mas ao ser confrontado pela verdade, arrependeu-se e confessou seu pecado ao SENHOR; seu espírito estava triste devido ao pecado - por isto ele ora assim: “TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO!”.

O PECADO ENTRISTEÇE O ESPÍRITO HUMANO E TAMBÉM O ESPÍRITO SANTO:




“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”. (Efésios 04:30).

- Davi havia pecado, e devido seu pecado estava triste, pois sabia que estava separado do seu Deus.

- Quando estamos em pecado, o Espírito Santo separa-se de nós, e a depressão pela qual enfrentamos é tão grande quanto insuportável.

- Um dos frutos do Espírito Santo é a alegria, e uma vez o Espírito Santo separado de nós, a alegria é separada também...




- A iniqüidade nos causa tristeza, nos separa da alegria da salvação; por isso: “TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO!”.

- Podemos entristecer o Espírito Santo pela forma como vivemos.


(língua afiada)

- A Bíblia nos adverte a evitar a linguagem imoral, a amargura, a ira, as palavras ásperas, a calúnia e as más atitudes em relação ao próximo.

- Em vez de agir desta maneira, devemos ser compassivos, exatamente como Deus, que nos perdoou.

- Será que você está causando tristeza ou agradando a Deus com suas atitudes e ações?




- Aja com amor em se tratando de seu próximo, assim como Deus agiu com amor ao enviar seu Filho para morrer pelos nossos pecados.

- O Espírito Santo, que vive dentro de nós, é a garantia de que pertencemos a Deus e de que Deus cumprirá o que prometeu, por isso não devemos entristecê-lo com os nossos pecados.

- Se pecarmos contra o SENHOR, devemos fazer como fez Davi; devemos pedir perdão, e Ele nos perdoará: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”. (1º João 01:09).


JESUS É O NOSSO ADVOGADO:




“MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”. (1º João 02:01).

- Uma vez separados de Deus pelo pecado, somente um tem o poder de nos religar novamente a Ele, e este um é o nosso Advogado, Jesus Cristo.

- A tristeza de andar sem Deus é substituída pela alegria da salvação oferecida pelo Pai através da morte de Seu filho Jesus na cruz.




- Ele, Jesus, cumpriu a lei e por isto é o nosso Advogado que nos traz a alegria da absolvição dos nossos pecados.

PERDÃO = ALEGRIA = SAÚDE PARA ESPÍRITO:




“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.”. (Provérbios 17:22).

- O pecado estabelecendo uma barreira entre o homem e Deus, conseqüentemente causará uma tristeza, uma dor tão grande que com o tempo se transformará em uma doença (depressão, insônia, vícios etc.) que o fará secar até os ossos.




- Uma vez o homem doente devido o pecado, deve confessar seus pecados a Jesus e receber o perdão.

- Ao receber o perdão, o homem é outra vez religado ao SENHOR e conseqüentemente seu coração se alegra.




- Assim, onde havia tristeza, depressão e dor, agora existe a ALEGRIA DA SALVAÇÃO, que é o bom remédio para quem andava abatido devido ao pecado.

- A conseqüência do pecado começa matar o homem de dentro pra fora; desliga seu espírito do Espírito Santo e aos poucos todo o seu ser vai definhando.


(de dentro pra fora)

- A conseqüência do perdão de Deus também começa de dentro pra fora; o perdão te traz a alegria da presença do Espírito Santo, que é o bom remédio para o espírito humano.

PERDÃO = ALEGRIA = SAÚDE PARA O CORPO:




“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.”. (Provérbios 15:13).

- O coração alegre aformoseia o rosto.

- O coração alegre também cura as doenças do corpo; revigorando nosso interior, o nosso exterior fica mais bonito também.

- Ser alegre é estar pronto a saudar os outros com boas-vindas, proferir palavras de encorajamento, mostrar entusiasmo pela tarefa a ser realizada e ter uma perspectiva positiva do futuro.




- As pessoas que agem assim são tão bem-vindas quanto um analgésico para quem sente dor.

- Esta alegria de viver, está disponível a todos nós no perdão oferecido por Deus em seu Filho Jesus Cristo.

PERDÃO = ALEGRIA = SALVAÇÃO DA ALMA:


(alma abatida)

"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.". (Salmos 42:05).

- Ao sentir-se separado de Deus, você não deve descansar enquanto este relacionamento não for restabelecido novamente com Ele, porque a salvação da sua alma depende disto.

- A depressão é uma das doenças emocionais mais comuns. Um antídoto para ela é meditar sobre a bondade de Deus para com o seu povo.


(alma restaurada)

- Busque a Deus quando sentir-se deprimido pelo peso do pecado; peça perdão, antes que a tristeza da sua alma se transforme em uma doença mortal.

- A certeza da salvação alegra a tua alma, sustem o teu espírito com um espírito voluntário e a cura o teu corpo físico, aformoseia o teu rosto.

CONCLUSÃO:




“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”. (Mateus 06:33).

- A nossa tristeza inicia quando Deus fica em segundo lugar na nossa vida.

- A Bíblia diz que devemos colocar o reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar, e todas as demais coisas (casa, carro, emprego, roupas) Ele acrescentará em nossas vidas.




- Não devemos buscar e nem pregar os “acréscimos” de Deus, devemos focar nossas atenções no seu reino e na sua justiça.

- Fazendo isto, teremos a certeza da salvação que nos trará a alegria.

- Ore agora mesmo ao Senhor com Davi orou e receba o perdão de Deus em Jesus Cristo.

- Sinta a verdadeira alegria que só tem quem já conhece a salvação que vem em Jesus.




- Jesus salva!


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Um comentário:

  1. Deus, aqui estou.
    Cuida de mim!
    Necessito de ti.
    Tenho fome e sede de ti.

    ResponderExcluir