QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O FRUTO DO ESPÍRITO





“Mas o fruto do Espírito é:
 AMOR, alegria, paz, longanimidade, benignidade,
bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
 Contra estas coisas não há lei.”.
 (Gálatas 05:22,23).

INTRODUÇÃO:




“Todo o caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.”. (Provérbios 21:02).

- Podemos pensar que estamos agindo de forma correta, mas Deus vê a intenção de nossos corações.

- Freqüentemente, temos de fazer escolhas em áreas onde é difícil discernir como se deve agir corretamente.

- Diante de decisões, devemos primeiro tentar identificar nossas intenções e perguntar a Deus se Ele está de acordo com nossos reais motivos para agir em prol do que queremos?

- Deus não fica contente quando praticamos boas ações apenas para receber algo em troca.

PAREÇE MAIS NÃO É:




“Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.”. (Provérbios 16:25).

- É comum ouvirmos dizer: “Todos os caminhos levam a Deus!”.

- O caminho da caridade, por exemplo – muitas pessoas acreditam que se doarem dinheiro aos pobres, está seguindo o caminho do céu, mas a Bíblia diz assim: “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.”. (1º Coríntios 13:03).




- Doar dinheiro por qualquer outra motivação que não por amor, é um caminho de morte...

- É comum vermos na televisão artistas famosos fazerem comerciais, e embaixo colocar escrito assim: “O artista fulano de tal doou seu cachê para fundação beneficente tal e tal...” – Parece tão bonitinha a atitude deste artista, mas se analisarmos profundamente veremos que a intenção é motivada pela vaidade.

JESUS DISSE: “Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificado pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.”. (Mateus 06:02).




- Praticar caridade e “tocar trombeta”, é considerado por Deus como um pecado de egolatria (pessoa que idolatra a si mesmo como se fosse um semideus), fazendo de seus atos de “caridade” uma forma de se auto promover.

- O termo “hipócrita” é usado por Jesus, para descrever pessoas que praticam boas ações não por compaixão ou outros bons motivos, mas para obter glória diante dos homens.

- As ações destas pessoas são boas, mas as motivações não.

- A vanglória será a única recompensa dos hipócritas, mas Deus recompensará os que são sinceros de coração em sua fé.

O VERDADEIRO CAMINHO:





“Disse-lhe Jesus: Se queres ser prefeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.”. (Mateus 19:21).

- Esta resposta, foi dada por Jesus a um jovem muito rico que procurava uma garantia de vida eterna (Mateus 19:16,22).

- Jesus mostrou para este jovem rico que a salvação não vem por boas obras, se estas não forem acompanhadas pela fé e o amor de Deus...

- Não adiantava ao homem seguir as leis e ainda vender tudo o que tinha e doar aos pobres para garantir a vida eterna. Jesus é bem claro: “Depois, vem e SEGUE-ME!”.




- Este jovem precisava de um novo ponto de partida. O Jovem precisava submeter-se humildemente à soberania de Cristo, em vez de receber outro mandamento ou outra boa obra a ser praticada.

- O verdadeiro caminho é seguir a Jesus Cristo com submissão, humildade e sempre dando a Ele toda a honra, glória e louvor. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e á vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”. (João 14:06).

O FRUTO DO ESPÍRITO É O AMOR:





“Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.”. (Mateus 07:19).

- Da mesma maneira que se espera que uma árvore frutífera produza os devidos frutos, o povo de Deus deve produzir uma safra de boas obras acompanhadas pela fé e o amor de Deus.

- Pode não parecer muito ecológico cortar uma árvore infrutífera e lançá-la ao fogo, mas não é de árvores que Jesus está falando; Jesus está falando de mim e de você, pessoa escolhida e capacitada por Ele para amar, e, no entanto muitas vezes produzimos o fruto mau do ódio.




- O fruto do Espírito Santo que habita em nós é o amor...

- Se o Espírito Santo habita em nós, todas as nossas boas obras são inspiradas por amor a Deus, e nunca para glorificarmos a nós mesmos.

A FÉ É UM DOM DE DEUS, E NÃO UM FRUTO ESPÍRITO:




“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”. (Romanos 10:17).

- A fé um dom de Deus que recebemos quando ouvimos a pregação do evangelho de Jesus Cristo.

- A fé não é fruto do Espírito Santo; ela é um dom pelo qual alcançamos os demais dons e conseqüentemente os frutos do Espírito Santo.

- O amor de Deus não é um sentimento que nasce por acaso em nossos corações; o amor de Deus é uma escolha nossa, que pela fé alcançamos e vivemos uns com os outros, através do agir do Espírito Santo em nossas vidas.

- Ser cheio de fé não significa que somos pessoas que produzem os frutos do Espírito; significa apenas que somos cheios de fé.




- Podemos ser pessoas cheias da fé do SENHOR e ainda assim carregar ódio dentro do coração.

- Tais pessoas, assim como árvores infrutíferas, serão cortadas e lançadas no fogo.

O AMOR É FRUTO DO ESPÍRITO SANTO:




“Mas o fruto do Espírito é: AMOR, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”. (Gálatas 05:22,23).

- Fruto é o que dá sabor a árvore.

- Uma árvore pode ser grande, cheia de galhos, folhas e flores, porém, se não tiver fruto, sua única utilidade é para fazer sombra e ocupar espaço no pomar.

- O que dá sabor num cristão, não é a roupa que ele usa, nem a quantidade de fé que ele pode produzir, mas a sua capacidade de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ele mesmo.


- Mas esta capacidade de amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, só se alcança através da fé.

- Assim como uma árvore não produz seu bom fruto sem a ajuda das condições climáticas favoráveis provenientes do mundo natural, também nós não produziremos bons frutos sem a ajuda favorável do mundo sobrenatural.

- Esta ajuda vem pela fé, e a fé, vem pela pregação do evangelho de Cristo; com isto, concluímos então que para alcançarmos a vida eterna, o nosso ponto de partida é a fé (DOM DE DEUS), mas são os frutos que nos levam até a linha de chegada.

O FRUTO DA FÉ É O AMOR!




“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (Tiago 02:17).

- Não recebemos a nossa salvação como um pagamento por servirmos e obedecermos a Deus.

- Mas tais ações mostram que o nosso compromisso com Deus é REAL.

- Nosso serviço dedicado não é um substituto, mas uma evidência de nossa fé verdadeira em Cristo.


- O amor que demonstramos ao exercer a fé, é o que distingue o verdadeiro do falso crente em Jesus Cristo.

- O fruto da fé em Jesus Cristo é o amor, tanto a fé quanto o amor andam juntos neste mesmo caminho.

CONCLUSÃO:




“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade.”. (2º Pedro 01:05,07).

- A fé deve ser mais do que apenas a convicção em relação a certos fatos; deve resultar em ação, no crescimento do caráter cristão e na prática da disciplina moral. Caso contrário ela morrerá.

- Uma vida de fé nos leva a conhecer melhor a Deus, ao domínio próprio, à perseverança, à santificação e ao amor ao próximo.




- Estas ações não têm início automaticamente; elas exigem um trabalho árduo. E não são opcionais; todas elas devem ser uma parte contínua da vida cristã. Não terminamos uma e começamos a próxima, mas trabalhamos nelas simultaneamente.

- Deus nos dá a capacidade e o poder necessário, porém também a responsabilidade de aprender e crescer.

- Acrescente à sua fé o fruto do Espírito Santo que é o amor.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”. (1º Coríntios 13:13).




- O amor é a maior de todas as qualidades humanas e é um atributo do próprio Deus.

- Esse sentimento envolve o serviço desinteressado ao próximo; evidência de que nos preocupamos uns com os outros.

- A fé é o fundamento e o conteúdo da mensagem de Deus; a esperança é a atitude e o enfoque; e o amor é a ação.

- Quando sua fé e esperança estiverem alinhadas, você estará livre para amar completamente, porque compreenderá o amor de Deus.

“TODOS OS CAMINHOS SÃO RETOS
AOS OLHOS DO HOMEM
SÃO CERTOS
MAS O SENHOR OLHA O
TEU CORAÇÃO.
SE MANTER O TEU CORAÇÃO VIVO
LIMPO DE PEDRAS E ESPINHOS
NASCERÁ DELE O FRUTO DO ESPÍRITO
QUE É O AMOR!”.
(O Pregador).

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

2 comentários:

  1. QUE A MÃO DE DEUS TE PROTEJA DE TODO MAU, E QUE O ESPÍRITO SANTO TE INSPIRE SEMPRE COM LINDAS MENSAGENS!

    ResponderExcluir
  2. E muito bom ter pessoas que inspiradas pelo espirito santo se preocupem em falar valor amor de Deus em nossas vidas obrigado por vc existir Deus o abençoe

    ResponderExcluir