QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

JESUS NO GETSÊMANI



“Então chegou Jesus com eles
a um lugar chamado Getsêmani,
e disse a seus discípulos:
Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
E, levando consigo Pedro
e os dois filhos de Zebedeu,
começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
Então lhes disse:
A minha alma está cheia de tristeza até a morte;
ficai aqui, e velai comigo.
E, indo um pouco mais para diante,
prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo:
Meu Pai, se é possível,
passe de mim este cálice;
todavia, não seja como eu quero,
mas como tu queres.”.
(Mateus 26:36-39).

- Jesus estava em grande agonia pela proximidade da crucificação, da separação do Pai e da morte pelos pecados do mundo.



- O plano divino estava traçado, mas a natureza humana de Jesus ainda lutava:

“O qual, nos dias da sua carne, oferecendo,
com grande clamor e lágrimas,
orações e súplicas ao que o podia livrar da morte,
foi ouvido quanto ao que temia.
Ainda que era Filho,
aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
E, sendo ele consumado,
veio a ser a causa da eterna salvação
para todos os que lhe obedecem;”.
(Hebreus 05:07-09).

- Por ter sofrido tamanha angústia, Jesus pode ter compaixão de nosso sofrimento.



- A força para cumprir sua missão veio de sua comunhão com o Pai, que também é a fonte de nossa força.


PASSE DE MIM ESTE CÁLICE:



“E, indo um pouco mais para diante,
prostrou-se sobre o seu rosto,
orando e dizendo: Meu Pai, se é possível,
passe de mim este cálice;
todavia, não seja como eu quero,
mas como tu queres.”.
(Mateus 26:39).

- Jesus não estava se rebelando contra a vontade do Pai quando perguntou se era possível afastar o cálice da separação e do sofrimento.

- Na verdade, Ele estava reafirmando seu desejo de fazer a vontade de Deus, quando disse: “Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”.

- Sua oração nos revela seu terrível sofrimento.

- Sua agonia era pior do que a morte, porque estava pagando todos os nossos pecados ao ser separado de Deus.



- O Filho de Deus, que jamais pecou, tomou sobre si os nossos pecados para nos salvar do sofrimento e da separação.

- Em momentos de sofrimento, as pessoas às vezes desejariam conhecer o futuro ou a razão de sua agonia.

- Jesus sabia o que o esperava e conhecia o motivo.

- Mesmo assim, sua luta foi intensa, mais violenta do que qualquer outra coisa que temos que enfrentar um dia.

- O que é necessário para ser capaz de dizer: “Faça em mim a Tua vontade?”.



- É necessário ter uma sólida confiança nos planos de Deus bem como permanecer em oração e obediência para dar cada passo nesse caminho.


A AGONIA DE JESUS:



“Então lhes disse:
A minha alma está cheia de tristeza até a morte;
ficai aqui, e velai comigo.”.
(Mateus 26:38).

- Jesus estava em grande agonia quando se preparava para enfrentar a morte.

- Embora tenha clamado a Deus, pedindo livramento, Jesus estava preparado para sofrer a humilhação, a separação do Pai, e a morte a fim de fazer a vontade de Deus.

- Às vezes sofremos tribulações, não porque queiramos sofrer, mas porque queremos obedecer a Deus.

- Que a obediência de Jesus o sustente e encoraje em tempos de tribulação.



- Você poderá enfrentar qualquer coisa se souber que Jesus Cristo está com você.


JESUS SUOU SANGUE:



“E, posto em agonia,
orava mais intensamente.
E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue,
que corriam até ao chão.”.
(Lucas 22:44).

- Apenas Lucas nos revelou que o suor de Jesus se tornou gotas de sangue.

- Jesus estava em extrema agonia, mas não desistiu nem cedeu.

- Ele foi adiante, dando prosseguimento à missão para a qual tinha vindo.

- A vida humana de Jesus não foi um texto que Ele seguiu passivamente.

- Foi uma vida que Ele escolheu livremente:



“Por isto o Pai me ama,
porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim,
mas eu de mim mesmo a dou;
tenho poder para a dar,
e poder para tornar a tomá-la.
Este mandamento recebi de meu Pai.”.
(João 10:17-18).

- Foi um processo contínuo de fazer a vontade de Deus, o Pai, que era a sua própria vontade.

- Jesus escolheu obedecer, embora a obediência o levasse ao sofrimento e à morte.



- Por Jesus ter obedecido perfeitamente, mesmo sob grande provação, Ele pode nos ajudar a obedecer, não importa quão difícil a obediência pareça ser.


OS DISCÍPULOS DORMIAM:



“E, voltando para os seus discípulos,
achou-os adormecidos;
e disse a Pedro:
Então nem uma hora pudeste velar comigo?”.
(Mateus 26:40).

- Jesus o a sonolência de Pedro para preveni-lo contra todas as espécies de tentação que o discípulo logo enfrentaria.

- A maneira de vencer a tentação é conservar-se alerta e orar.

- Manter-se atento significa estar consciente das possibilidades de ser tentado, perceber a sutileza da tentação e estar espiritualmente equipado para vencê-la.

- Pelo fato de a tentação atingir-nos onde somos mais vulneráveis, não podemos resistir sozinhos.



- A oração é essencial porque o poder de Deus pode fortalecer nossas defensas e derrotar o poder de Satanás.

- Esses discípulos estavam dormindo.

- Quão trágico é que muitos cristãos ajam como se dormissem profundamente no que se refere demonstrar sua devoção a Cristo e seu serviço a Ele.



- Não seja insensível ou despreparado para a obra de Cristo!


CONCLUSÃO:



“E apareceu-lhe um anjo do céu,
que o fortalecia.”.
(Lucas 22:43).

- Jesus sentiu-se profundamente só no Getsêmani, tanto que levou consigo os discípulos mais chegados, pois precisava de apoio num dos momentos mais importantes de todo o seu ministério terreno.

- Ao dizer: “ficai aqui e vigiai comigo”, o Senhor reiterou sua carência de companhia.

- Manifestou sua decepção: “nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?”.

- Ao falar desta solidão do Senhor, e sua necessidade de apoio e companhia, Lucas menciona a vinda de um anjo para assisti-lo, uma providência do Pai:



“E apareceu-lhe um anjo do céu,
que o fortalecia.”.
(Lucas 22:43).

- Assim como Jesus foi fortalecido por um anjo do céu em seu momento de profunda angustia, nós também somos fortalecidos pelo Espírito Santo em nossos momentos de dificuldades:



“E eu rogarei ao Pai,
e ele vos dará outro Consolador,
para que fique convosco para sempre;
o Espírito de verdade,
que o mundo não pode receber,
porque não o vê nem o conhece;
mas vós o conheceis,
porque habita convosco,
e estará em vós.”.
(João 14:16-17).

- Nos momentos difíceis de nossas vidas, devemos lembrar-nos deste ensinamento de Jesus sobre o Espírito Santo: “Ele nunca nos deixará; o mundo não pode recebê-lo; Ele habita conosco e em nós.

- Não sei qual é o “Getsêmani” em que você está atravessando na sua vida neste momento, mas saiba que você não está só nesta missão.

- Ore em o nome de Jesus pedindo ao Pai que lhe envie seu Espírito para confortá-lo, fortalecê-lo e guiá-lo segundo o propósito do SENHOR na sua vida.



- Lembre-se, de que o maior ensinamento que temos nesta passagem de Jesus no Getsêmani, é que Deus pode não tirar você de uma grande batalha, mas com certeza lhe dará forças para vencê-la.


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário