QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

HOJE, HOUVE SALVAÇÃO NESTA CASA


“Entrando em Jericó,
atravessava Jesus a cidade.

Eis que um homem, chamado Zaqueu,
maioral dos publicanos e rico,
procurava ver quem era Jesus, mas não podia,
por causa da multidão,
por ser ele de pequena estatura.

Então, correndo adiante,
subiu a um sicômoro a fim de vê-lo,
porque por ali havia de passar.

Quando Jesus chegou àquele lugar,
olhando para cima, disse-lhe:
Zaqueu, desce depressa,
pois me convém ficar hoje em tua casa.

Ele desceu a toda pressa
e o recebeu com alegria.

Todos os que viram isto murmuravam,
dizendo que ele se hospedara com homem pecador.

Entrementes,
Zaqueu se levantou e disse ao Senhor:
Senhor, resolvo dar aos pobres
a metade dos meus bens;
e, se nalguma cousa tenho deflagrado alguém,
restituo quatro vezes mais.

Então, Jesus lhe disse:
Hoje, houve salvação nesta casa,
pois que também este é filho de Abrão.

Porque o Filho do homem
veio buscar e salvar o perdido.”.
(Lucas 19:01-10).

- Na cidade de Jericó, Zaqueu era maioral dos publicanos e também um homem muito rico, mesmo assim, sua felicidade era incompleta, tinha todo conforto que o dinheiro podia comprar e uma posição social privilegiada, porém os meios pelos quais adquiriu esse patrimônio, no mínimo eram questionáveis.



- Zaqueu era cobrador de impostos, uma profissão muito impopular, porque era conhecida ao povo de Israel, a desonestidade de tais cobradores.

- Muitas profissões e maneiras que o homem escolhe para ganhar a vida hoje, também são conhecidas como impopulares.



- Algumas enriquecem rapidamente, no entanto muitas vezes, este enriquecimento é fruto da desonestidade.

- Quando dizemos, que a felicidade de Zaqueu era incompleta, que algo lhe faltava, esta falta, este vazio dentro de si, era a ausência de uma consciência limpa e isto lhe tirava a suave sensação de dever cumprido.

- Quando por alguma razão, nos envolvemos com algo desonesto, nossa paz interior é substituída por uma guerra insuportável, entre o querer fazer o que é certo e o ceder ao que é errado.



- Quando cedemos à desonestidade, o lucro quase sempre é imediato e menos trabalhoso, o que nos causa uma falsa sensação de prazer e vitória, porém, agindo assim, desagradamos nosso espírito, parte de nosso ser que não se compactua com o erro, porque o espírito humano é a nossa consciência divina.

- Zaqueu, assim como todo homem, tinha um corpo, uma alma e um espírito que precisavam ser bem alimentados.



- Seu corpo, por ser um homem rico, certamente alimentava-se do que existia de melhor, comia nos melhores restaurantes de Jericó e era cercado de todo luxo e conforto.

- Sua alma, apesar de perdida, alimentava-se de uma ilusória vaidade terrena, uma posição social privilegiada, um título de maioral dos publicanos; tudo isso inchava seu ego, alimentava suas emoções e suas decisões.

- Entretanto, com tudo isso o seu favor, ainda faltava-lhe algo; o seu espírito, a sua consciência divina estava faminto do pão da vida, a Palavra de Deus.



- Zaqueu tinha um espírito, ainda havia nele uma consciência divina que lhe incentivada a fazer o que era certo diante de Deus e dos homens, porém, não tinha força para fazê-lo, porque seu espírito estava passando fome; fome da Palavra de Deus.

- Assim como Zaqueu não era desonesto por opção, as pessoas que hoje vivem na desonestidade, também agem assim porque estão enfraquecidas espiritualmente. Desnutridas da Palavra de Deus.

- Com um espírito abatido e sem força para lutar, uma pessoa sem o pão divino é facilmente escravizada pela prática da desonestidade.

- O bem material que a desonestidade proporciona, mesmo que ilusório, parece ser tudo o que esta pessoa precisa pra ser feliz e completa, no entanto é um veneno mortal.

- Zaqueu era um pequeno grande homem, apesar da sua pequena estatura, enriqueceu na vida e alcançou um título de maioral dos publicanos, mas ouvindo falar de Jesus e do quanto este era maior do que ele procurou saber quem era Jesus.



- Mesmo com dificuldade para ver Jesus, pois uma multidão de pessoas bem mais altas que ele impedia sua aproximação, Zaqueu mostra mais uma vez que suas limitações físicas, não eram maiores do que sua determinação quando queria alguma coisa.



- Zaqueu estava determinado a reconquistar sua paz interior e vendo em Jesus esta possibilidade, subiu numa árvore para vê-lo passar.

- Todos nós temos o direito de reconquistar nossa paz de espírito e assim como Zaqueu, devemos estar determinados a alcançá-la, devemos superar nossas limitações sejam elas da natureza que for e para isto, uma única coisa é necessária, ouvirmos a Palavra de Deus.

- Lá no alto da árvore, pensou Zaqueu que apenas veria Jesus passar rapidamente embaixo, mas uma inesperada supressa lhe toca profundamente seu ser, Jesus pede-lhe que desça da árvore e o receba em sua casa.



- Quantas são as pessoas hoje, que se aproximam de Jesus apenas por curiosidade e também são tocadas profundamente no seu espírito pelo poder da sua Palavra.

- E quantas são as carregadas de culpa pelo peso da desonestidade, que hoje se aproximam de Jesus com medo e, contudo também o espírito é revigorado pelo seu amor, amor que põe pra fora todo o medo.

- Quando Jesus entra na casa de Zaqueu, certamente Zaqueu lhe oferece uma boa refeição, seu melhor vinho, um pão recém saído do forno, reúne toda sua família para comerem juntamente com Jesus, mas, a intenção de Jesus naquela casa, era levar a libertação para Zaqueu e sua família, alimentando eles com a Palavra de Deus.



- Com muito amor e mansidão, Jesus mostra para todos eles, que é possível ser muito feliz neste mundo com honestidade, desde que nosso espírito, esteja sempre tão bem alimentado pela Palavra de Deus quanto eles estavam naquela refeição.

- Depois de ouvir Jesus, Zaqueu demonstra mudança interior por meio de uma ação exterior, ele generosamente resolve restituir, corrigir seus erros, devolvendo com juros a qualquer um que tenha defraudado.

- Quando nós nos aproximamos de Jesus, há uma mudança completa em nosso jeito de ser e de viver, Jesus é o alimento espiritual que fortalece o nosso querer fazer certo, nos dando equilíbrio para um comportamento reto diante de Deus e dos homens.



- Esta mudança de comportamento trouxe para a casa de Zaqueu, a salvação.

- Se você também deseja uma mudança radical na sua vida, convide Jesus para hospedar-se na sua casa e acontecerá no seu lar o mesmo que aconteceu no lar de Zaqueu:

“Hoje houve salvação nesta casa.”

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM."

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário