QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A IGREJA DE ADÃO

 
“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (Gênesis 01:01,02)

 
a) No princípio, criou Deus os céus e a terra, porém ela estava sem forma e vazia (SEM VIDA), sendo Ele a Vida, começou Deus criar condições para que houvesse também vida na terra.

b) Desde o início Ele já queria criar o homem, mas, para que o homem pudesse viver na terra, necessária era que a terra oferecesse ao homem condições de vida...

c) Então, Ele dá início a sua grande obra criando tais condições como luz, água, calor, plantas, animais, enfim, todo cenário terrestre e celeste é criado em primeiro lugar dando base para o que viria a seguir, o auge de toda a criação: o homem feito sua imagem e semelhança.

d) Quando enfim o homem é feito, aparentemente a obra de Deus chega ao fim, pois, o melhor sempre fica por último e a criação do homem Deus deixou por último, certo? Errado!

 
e) Em último lugar, para coroar toda a criação Deus cria a mulher... POR QUÊ?


 A FORMAÇÃO DA MULHER. (igreja)

 
“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar.” (Gênesis 02:15).

 
a) A criação estando pronta, no capítulo 02, versículo 15, Deus dá uma missão ao homem, cultivar e guardar o que Deus havia criado.

b)Uma missão não muito difícil (guardar e cultivar o Éden), porém, viu o Senhor que o homem estava só sem ninguém para auxiliá-lo e viu o Senhor que isto não era bom, então tratou de fazer-lhe uma auxiliadora que lhe fosse idônea.

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 02:18).

AUXILIADORA = Aquela que presta auxílio, ajuda, socorre, protege, ajudam-se mutuamente.

IDÔNEA = Apta, capaz, que tem condições para desempenhar certos cargos.

“Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. (Gênesis 02:21,22).

a) Uma costela apenas, ou seja, o homem deveria ter na terra somente uma mulher.

b) Feita do osso (FORTE, RESSISTENTE), que protege o coração do homem.

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. (Gênesis 02:24).

 
OBS: A formação da mulher foi um presente de Deus para o homem, primeiro para lhe fazer companhia, segundo para ajudá-lo em sua missão de cultivar e guardar a terra e terceiro, para que ambos ajudassem mutuamente um ao outro.

 COMPARAÇÃO DA MULHER E A IGREJA.

 
“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. (Gênesis 02:19).

a) Quando o Senhor criou o homem, e lhe deu a missão de guardar e cultivar tudo o que Ele havia criado, pensou o Senhor que não era bom que o homem vivesse só, então lhe fez o Senhor uma auxiliadora que lhe fosse idônea. (IGREJA)

b) A igreja feita de uma das costelas de Adão foi criada com a missão de auxiliar o homem a desempenhar seu papel aqui na terra. Sendo somente uma das costelas, a igreja que presta auxílio ao homem é apenas uma.

c) Sendo a igreja feita de um osso (FORTE, RESSISTENTE) que protege o coração do homem, sua missão era impedir que o homem fosse seduzido pelo tentador, sua missão era auxiliar o homem para que não desobedecesse a Deus comendo do fruto proibido, conhecimento do bem e do mal.

d) A igreja em vez de impedir que o homem fosse seduzido, ela quem primeiro foi seduzida comendo do fruto proibido, e vendo que o fruto era bom e agradável o deu para o homem corrompendo-se um e outro em desobediência ao Criador.

e) O Tentador seduziu a igreja, utilizando um motivo sincero: “VOCÊ SERÁ COMO DEUS”. A igreja não estava (ou está) errada em querer ser como Deus. Tornar-se mais parecida com Deus é o maior objetivo da igreja: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”. (Efésios 05:01).

f) O Tentador enganou a igreja no que se diz respeito ao modo de alcançar este objetivo: Ele alegou que ela poderia parecer-se com Deus desafiando a autoridade DELE, tomando o seu lugar e decidindo por si mesma, o que era melhor para a sua vida. Na verdade ele a instruiu a ela ser o seu próprio deus.

g) A igreja e o homem tendo o conhecimento do bem e do mal, não precisavam mais de um Deus para lhe dizer o que é certo e errado. Então não é mais o Criador que define o que é pecado, agora a criatura tem uma falsa idéia de que o pecado é bom, agradável e desejável. Assim o conhecimento do bem e do mal, parece inofensivo.

h) Satanás tentou a igreja alegando que Deus era mesquinho, severo e egoísta por não querer compartilhar com ela o conhecimento do bem e do mal. Fez com que ela duvidasse da bondade de Deus esquecendo-se de tudo o que Ele já havia feito a ela. Satanás fez com que a igreja desejasse mais e mais, fazendo com que a igreja ficasse parecida com ele, do que com Deus. Nisto a igreja pecou: AMBIÇÃO!

i) O pecado do homem não foi menor, em vez de obedecer a Deus, aceitou e comeu do fruto sem fazer nenhuma objeção. Deu mais ouvido ao que a carne humana dizia do que o Espírito do Senhor ordenara. A igreja e o homem pecaram e ambos receberam o salário do pecado, a morte que é serem desligados de Deus, o Criador.

CONCLUSÃO:
- Quem come de tudo que é colocado à mesa sem examinar o cardápio (BÍBLIA), corre o risco de pagar muito caro. (A PROPIA VIDA).

“Mas ainda que nós ou mesmo um anjo vindo céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema”. (Gálatas 01:08).

 
a) Esta igreja de Adão, corrompida é a atual igreja da legalidade, igreja cheias de regras e costumes, conhecimentos do que é certo ou errado, onde é o homem que define o que é certo errado, uma verdadeira Torre de Babel.

b) Existem hoje várias igrejas, onde numa isto pode e noutra isto não pode, esquecendo-se que a igreja é apenas uma, e esta é a igreja de JESUS e não as igrejas de ADÃO.

c) Adão desobedeceu ao Criador, mas Jesus foi obediente ao Pai até o fim...

e) Não entregue seu coração a Eva, entregue a Jesus, o Cristo..."Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo." (2º Coríntios 11:02,03).

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário