QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE DISCORRÍEIS PELO CAMINHO


“Tendo eles partido para Cafarnaum, estando ele em casa, interrogou os discípulos:
 De que é que discorríeis pelo caminho?”.
 (Marcos 09:33).

(DISCORRÍEIS = COMENTAVAM, FALAVAM, MENCIONAVAM...).

- A pergunta que Jesus fez a seus discípulos era tão simples quanto objetiva: “O que vocês conversavam pelo caminho?”.

- Apesar de simples, ela não obteve respostas, pois seus discípulos guardaram silêncio, pois no fundo do seu ser, sabiam que conversavam baboseiras sem sentido e sem proveito algum.

- Isto já aconteceu com todos nós, em algum momento de nossas vidas, fomos surpreendidos com uma pergunta da qual a resposta sincera faria com que nós, ficássemos envergonhados com a improdutividade do assunto, pelo qual desperdiçamos um tempo irrecuperável pelo caminho.

NÓS SABEMOS QUE O “CAMINHO” É JESUS:



“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”. (João 14:06).

- Se Jesus é o “Caminho”, e nós andamos no Caminho, então, o que é que nós estamos conversando, enquanto andamos no “Caminho”?

- Jesus esta interessado em saber que tipo de frutos temos oferecido com os nossos lábios, para nossos companheiros de caminhada.

A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO:



“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lucas 06:45).

- Mesmo no caminho, mesmo andando com Jesus, a nossa boca nos trai às vezes, e muitas vezes nós, nos pegamos falando bobagens para os outros.

- Andamos pelo “Caminho” cantando louvores a Deus?

- Pregando a Palavra de Deus para os que estão assentados e caídos à beira do Caminho?

- Andamos pelo Santo Caminho edificando vidas com nossas palavras, ou conversando baboseiras improdutivas como fazem os ímpios?

- Nós somos as árvores de vida que o Senhor plantou, por isso devemos dar bons frutos, frutos de vida.

- A árvore que não produz bom fruto será cortada: “Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.”. (Mateus 07:19).

PELOS FRUTOS CONHECEREIS A ÁRVORE:



- A Palavra de Deus diz: “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.”. (Mateus 07:20).

- Em outras palavras, pelo fruto dos vossos lábios serão reconhecidas as verdadeiras intenções do seu coração no “Caminho”.

- As nossas palavras, revelam se a intenção do nosso coração é boa ou má.

- Mais adiante Ele diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”. (Mateus 07:21).

- Isto quer dizer, que nem todos que andam no “Caminho”, entrarão no reino de Deus, mas somente aqueles que fazem durante a caminhada, a santa e perfeita vontade do Pai.

O QUE OS DICÍPULOS DE JESUS CONVERSAVAM NO CAMINHO?



“Mas eles guardaram silêncio; porque, pelo caminho, haviam discutido entre si sobre qual era maior.”. (Marcos 09:34).

- Quando Jesus perguntou aos discípulos o que conversavam no “Caminho”, eles se calaram, pois vinham discutindo qual deles era o maior entre eles.

- Discutiam entre si, qual deles tinha o discurso mais eloqüente, qual era o mais “crente” que o outro; uma conversa inútil e sem proveito algum.

- Em Mateus 07:22 a Palavra de Deus diz que naquele dia, muitos profetas, pregadores, pastores, levitas; muitos dos que hoje expulsam demônios, não entrarão no reino de Deus, pois estão no “Caminho” com espírito de competição, ganância, fama, honra e poder...

- Vão ficar de fora! De maneira nenhuma entrarão no reino de Deus.

- Neste dia, muitos religiosos ficarão de fora, muitos que se dizem “cristãos” porque usavam o nome de Deus para competir uns contra os outros: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.”. (Mateus 07:23).

AS COMPETIÇÕES DEMONSTRAM FALTA DE ESPIRITUALIDADE:




“Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.
De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.”. (1º Coríntios 03:06,07).

- O apóstolo Paulo reconhece nestes versículos, que nem ele ou Apolo eram alguma coisa na igreja em Corinto; Paulo fundou a igreja e Apolo construiu sobre este alicerce, no entanto, toda a honra, e a glória e o louvor sempre é de Deus, pois Deus é quem dá o crescimento.

- Nenhum líder deve ser colocado em um pedestal, pois o servo nunca será maior do que o seu Senhor.

- A obra de Deus envolve muitos indivíduos diferentes com uma variedade de dons e habilidades, mas cada um, exercendo-as em suas funções específicas...

- O servo do Senhor, em vez de buscar a glória para si, deve antes de tudo buscar a aprovação de Deus naquilo que faz, e nunca o elogio das outras pessoas.

- No “Caminho” o discípulo até pode brilhar como uma estrela, mas a luz do discípulo é apenas o reflexo que do Sol da Justiça que chama Jesus!

UMA LIÇÃO PARA UM VERDADEIRO LÍDER:





“E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: SE ALGUÉM QUER SER O PRIMEIRO, SERÁ O ÚLTIMO E SERVO DE TODOS.”. (Marcos 09:35).


- Assim como os discípulos queriam cada um ser o primeiro, e discutiam isto pelo “Caminho”, hoje muitos de nós também vivemos competindo uns com os outros em busca desta honraria no Caminho.

- Mas a resposta de Jesus para esta nossa busca é simples: “SE QUER SER O PRIMEIRO, SERÁ O ÚLTIMO E SERVO DE TODOS.”.

CONCLUSÃO:





“Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.”. (2º Timóteo 02:16).

- Andar no “Caminho” conversando bobagens, competindo uns contra os outros, não nos levarão a lugar algum.

- Devemos evitar e desprezar de todo nosso coração o querer ser mais do que os outros...

- Devemos ter a consciência de que somos SERVOS do Senhor Jesus...

- Se somos Servos, então devemos imitar nosso Senhor servindo uns aos outros com humildade e mansidão de coração.

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”. (Mateus 05:03).

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Um comentário: