QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

JESUS CURA UM CEGO DE NASCENÇA



“E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram,
dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais,
para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais;
mas foi assim para que se manifestem
nele as obras de Deus.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou,
enquanto é dia; a noite vem,
quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Tendo dito isto, cuspiu na terra,
e com a saliva fez lodo,
e untou com o lodo os olhos do cego.
E disse-lhe:
Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado).
Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.”.
(João 09:01,07).

INTRODUÇÃO:

- Um grande milagre aconteceu nesta passagem – um cego de nascença é curado por Jesus da sua cegueira.

- Jesus, abriu os olhos de um homem que nunca tinha visto nada, a não serem as trevas.

- A bíblia diz: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será pra sempre.”. (Hebreus 13:08).




- Isto quer dizer que se Ele abriu ontem os olhos do cego, hoje Ele também cura os olhos dos cegos.

- Ontem, hoje e sempre o Senhor Jesus abre os olhos daqueles que conhecem apenas as trevas.

- A Bíblia diz também: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos.”. (Salmos 119:105).




- A Palavra de Deus é luz – ela é a lâmpada que resplandece a glória de Deus.

- Vamos estudar esta passagem bíblica, que com certeza nos abrirá os olhos do entendimento das coisas de Deus.

JESUS VIU UM HOMEM CEGO:




“E passando Jesus, viu um homem cego de nascença.”. (João 09:01).


- Passando Jesus naquele local, viu um homem cego de nascença.

- O cego não podia ver Jesus, mas Jesus vê todas as coisas. Jesus viu aquele cego.

- Existem hoje muitas pessoas que não tem nenhuma deficiência visual, mas que, no entanto não conseguem ver a verdade – pessoas que vivem num mundo de trevas, enganos, ilusões e mentira.

- Estas pessoas também não enxergam Jesus, mas Jesus as enxerga muito bem.

CEGUEIRA ESPIRITUAL:




“Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”. (2º Coríntios 04:03,04).

- As Boas Novas são reveladas a todos, exceto àqueles que se recusam a crer. A estes, Satanás cegou o entendimento para que não lhes resplandeça a luz do evangelho.

- Satanás é o “deus deste século”. Seu trabalho é enganar, e ele cegou aqueles que não crêem em Cristo.

- O amor ao dinheiro, ao poder e ao prazer, cega as pessoas para a luz do evangelho de Cristo.

- Aqueles que rejeitam a Cristo e preferem as suas próprias ocupações inconscientemente fizeram de Satanás o seu deus.

- Neste caso específico, Jesus tratou de homem sem visão natural e também sem visão espiritual.

- Seja qual for à deficiência humana, Jesus tem o poder de curá-la pelo poder da fé.

PORQUE ELE NASCEU CEGO:




“E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. (João 09:02).

- Uma crença comum na cultura judaica era a de que a calamidade ou sofrimento eram resultados de algum grande pecado.

- Preconceituosamente, os discípulos de Jesus perguntam a razão de aquele homem haver nascido cego – querem saber se foi ele ou seus pais que pecaram para que ele nascesse cego.

- Ainda hoje, existem pessoas que acreditam que Deus pune com requintes de crueldade ao pecador, mas a Palavra de Deus nos ensina, que Ele nos liberta da punição do pecado, através do sacrifício de Jesus na cruz: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”. (Isaías 53:04,05).




- Quando os discípulos perguntam por que aquele homem nasceu cego; na verdade queriam achar um culpado para o estado daquele homem, mas o Senhor Jesus usou o sofrimento daquele homem para ensinar a respeito da fé e como uma oportunidade para glorificar a Deus.

A RESPOSTA DE JESUS:




“Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.”. (João 09:03).

- “Nem ele pecou, nem seus pais” – aquele homem simplesmente nasceu assim, para que nele se manifestasse a gloria de Deus.

- Nem todas as pessoas que nascem com alguma deficiência, nascem assim devido ao pecado – a natureza erra também – mas Jesus pode corrigir até os erros da natureza, manifestando assim a glória Deus.

- Vivemos em um mundo decaído onde o bom comportamento nem sempre é recompensado, e o mau nem sempre é punido. Portanto é comum que pessoas inocentes sofram.

- Se Deus retirasse o nosso sofrimento sempre que pedíssemos, poderíamos segui-lo por conforto e conveniência, não por amor e devoção.

- A despeito das razões do nosso padecimento, Jesus tem o poder de ajudar-nos a lidar com as situações difíceis.

- Ao sofrer por uma doença, tragédia ou deficiência física, tente não perguntar “por que isto está me acontecendo comigo?” ou “o que fiz de errado?”.

- Em vez disso, peça a Deus para dar-lhe forças durante as provas e uma clara perspectiva daquilo que está acontecendo.

JESUS É A LUZ DO MUNDO:




“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”. (João 09:04,05).

- Por causa da sua de sua unidade com Deus, Jesus viveu como o Pai queria que Ele vivesse. Por causa de nossa identificação com Jesus, devemos honrá-lo e viver como Ele quer.

- Jesus veio para nos trazer à salvação, para nos abrir os nossos olhos para as coisas de Deus; devemos abrir os olhos dos nossos semelhantes também enquanto é dia, ou seja, enquanto estamos vivos, porque a Luz é a vida dos homens: “Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens.”. (João 01:04).

- Jesus é a luz do mundo, entretanto os homens amaram mais as trevas do que luz: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”. (João 03:19).

- Muitas pessoas não querem ter suas vidas expostas à luz de Deus, porque temem o que será revelado. Não querem ser transformadas.

- Não fique supresso quando estas mesmas pessoas se sentirem ameaçadas por nosso desejo de obedecer a Deus e de fazer o que é certo, porque temem que a luz de Deus que existe em nós exponha alguma perversidade na vida delas.

- Em vez de darmos lugar ao desânimo, permaneçamos orando, para que tais pessoas sintam que é muito melhor viver na luz do que nas trevas.

JESUS UNTOU COM LODO OS OLHOS DO CEGO:




“Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.”. (João 09:06).

- Um erro da natureza e corrigido pelo poder que Jesus tem tanto no mundo sobrenatural quanto no natural.

- A Bíblia diz: “E formou Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”. (Gênesis 02:07).

- “... do pó da terra” implica que não há nada fantasioso em relação aos componentes químicos que compõe o nosso corpo.

- O corpo humano foi criado por Deus do pó da terra, cabeça, tronco e membros, criados do pó da terra.

- Este homem era cego, por um erro da natureza; Jesus corrigiu este erro cuspindo no pó da terra, fazendo assim olhos novos para aquele homem.

- Jesus estava com o Pai e com o Espírito santo na criação do homem; Ele já tinha feito os olhos de Adão, e agora faria e fez olhos para o cego.

- O poder de Jesus vai além daquilo que podemos entender ou compreender, e para que este poder se manifeste na nossa vida, precisamos apenas crer.

O CEGO LAVOU-SE NO TANQUE DE SILOÉ E FOI CURADO:




“E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.”. (João 09:07).

- O tanque de Siloé foi construído por ordem do rei Ezequias.

- Seus trabalhadores fizeram um túnel subterrâneo a partir de uma fonte do lado do lado de fora dos muros da cidade, com o objetivo de abastecer Judá.

- Então as pessoas podiam sempre tirar água sem medo de serem atacadas.

- Jesus manda o cego se lavar neste tanque que vinha de uma fonte que vinha do lado de fora dos muros da cidade. (Siloé significa o ENVIADO).

- Está fonte que se chama “O ENVIADO”, e que veio para limpar os olhos do cego se chama Jesus.

- Jesus é a fonte de água viva: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar a vida eterna.”. (João 04:14).

- Sede de visão das coisas de Deus é saciada em Jesus Cristo, e foi exatamente isto que aconteceu com aquele homem cego, ele viu a glória de Deus.

CONCLUSÃO:





“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.”. (1º Coríntios 02:09).


- Deixa Jesus abrir teus olhos e ouvidos para coisas que ainda não viste ou ouvistes.

- Abre teu coração para sentir aquilo que ainda nunca sentiu.

- O tanque de Siloé, é a igreja onde está sendo pregado o evangelho de Jesus Cristo.

- E lá que pelo poder do Espírito Santo, Jesus lhe abrirá os olhos para as coisas de Deus.

- Não se conforme com as coisas deste mundo, não seja mais um do qual Satanás tem tirado a visão.

- Abra os olhos e veja a glória de Deus!


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

6 comentários:

  1. busquei o entendimento do que eu procurava na palavra de Deus nesse site..... sempre desejei saber porque o cristão de verdade enxerga alem dos que não são. e achei as resposta .obrigado

    ResponderExcluir
  2. amado irmao louvado seja Deus pela sua vida e desempenho e dedicacao a palavra de Deus,nw se sinta ferido por nenhum ministerio Deus quer te fazer um pregador tbm na igreja querido.nw olhe para o homem mas somente p Jesus e aguente firme as pessoas ,Deus e que vai tratar com elas, continue congregando essa e a vontade de Jesus ....vc e especial para Deus...

    ResponderExcluir
  3. Mensagem muito rica, Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  4. Deus te abençoe... Jamais pense em desistir de Jesus...O preço que Ele pagou na cruz por mim e por você foi muito alto.

    ResponderExcluir
  5. Esse estudo me ajudou muito, louvado seja Deus.
    Deus te abençoe.🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir