QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PERDIDOS DENTRO DE CASA



“Ou qual a mulher que,
tendo dez dracmas, se perder uma dracma,
não acende a candeia, e varre a casa,
e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas,
dizendo: Alegrai-vos comigo,
porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria
diante dos anjos de Deus
por um pecador que se arrepende.”.
(Lucas 15:08-10).

INTRODUÇÃO:



- As mulheres palestinas recebiam dez moedas de prata como presente de casamento.

- Além do valor monetário, estas moedas de prata tinham um valor sentimental equivalente ao de um anel de casamento; assim, perder uma dracma seria extremamente angustiante.

- Assim como uma mulher se regozija por encontrar sua moeda ou anel perdido, os anjos se alegram pelo arrependimento de um pecador.

- Cada indivíduo é precioso para Deus.

- Ele lamenta toda perda, e fica feliz sempre que um de seus filhos é encontrado e trazido para o Reino.

- Talvez tivéssemos mais alegria em nossas vidas se compartilhássemos o amor e a preocupação que Jesus sente pelos perdidos!



- Esta é a mensagem principal deste texto, a alegria que sentimos ao encontrar algo que estava perdido é semelhante à de Deus quando um pecador se reconcilia com Ele através de Cristo Jesus.

- Existem muitas dracmas perdidas pelo mundo, que se nós a encontrarmos através da pregação do Evangelho, também trarão muitas alegrias a nós, e ao nosso SENHOR.

- Mas neste texto, o SENHOR nos ensina sobre uma dracma que foi perdida dentro de casa.

- Esta alma preciosa não estava perdida lá no mundão, ela estava perdida dentro de casa, dentro da igreja.


A CASA DO SENHOR:



"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há,
sendo Senhor do céu e da terra,
não habita em templos feitos por mãos de homens;".
(Atos 17:24).

- Sabemos que o SENHOR não habita em templos construídos por mãos humanas, Ele habita dentro de cada um de nós que aceitamos a Cristo Jesus.

- Mas reconhecemos que existem muitos prédios construídos por mãos humanas pelo mundo, do qual os homens chamam de igreja, ou casa do SENHOR.

- A Escritura fala de uma dracma que havia se perdido dentro de casa.

- Isto quer dizer, que existem muitas almas, ainda perdidas dentro destes prédios que os homens chamam de igreja, casa do SENHOR.

- Perdido dentro de casa, perdido dentro da igreja, ou simplesmente perdido.

- Isto está acontecendo porque alguns ainda chamam o local de reunião de igreja, mesmo professando que a igreja não é o prédio, mas sim as pessoas.

- Alguns ainda chamam o prédio de templo e de casa de Deus, mesmo professando este texto como verdadeiro.

- Quando acreditamos que o prédio é a casa do SENHOR, corremos o risco de estarmos em na terrível condição de uma dracma perdida dentro de casa.



- Estamos perdidos quando no domingo vamos ao prédio fazer uma visitinha ao SENHOR, e no fim da reunião dizemos: “Até domingo que vem SENHOR, eu vou para casa e o SENHOR fica, pois mora aqui.”.

- Estar perdido dentro de casa é acreditar que a casa do SENHOR é o prédio da esquina com uma placa escrita: “IGREJA!”.

- Nós somos o templo do Espírito, e Ele vai conosco e com cada um de nós, o que é mais importante ainda.

- Ele não vem para casa apenas comigo que sou pregador ou com aqueles que ministram na “igreja”, mas com TODOS.


CEGO, GUIA DE CEGOS:



"Deixai-os;
são condutores cegos.
Ora, se um cego guiar outro cego,
ambos cairão na cova.".
(Mateus 15:14).


- Existem também, grandes líderes religiosos, que também podem ser considerados como dracmas perdidas.

- Jesus nos deu o exemplo dos doutores da lei, que a eles chamou de “homens sem visão das coisas de Deus”, e ainda pior, se colocam como guia de outras pessoas com menos visão ainda.

- Você pode estar perdido dentro de casa, dentro da sua “igreja”, seu líder pode estar perdido dentro de casa, e toda esta multidão que você vê dentro da “igreja” também pode estar perdida dentro de casa.

- Existem homens, que criam igrejas e reúnem grandes multidões, onde ensina muitas coisas, menos o arrependimento para a salvação.



- Ensina-se muito hoje a teologia da prosperidade, ensina-se também sobre curas e milagres, mas o principal que é viver uma vida em função do próximo e não de si mesmo, que o fundamental, deixam a desejar.

- São almas preciosas que se perderam dentro de casa, foram enganadas pelo espírito da cobiça e da ganância.

- Homens que começaram bem no Evangelho, mas que com o tempo desviaram-se da verdadeira fé.


EM BUSCA DA DRACMA PERDIDA:



“Assim vos digo que há alegria
diante dos anjos de Deus
por um pecador que se arrepende.”.
(Lucas 15:10).

- Este foi um dos motivos que resolvi criar este blog, é uma tentativa de abrir os olhos de alguns irmãos que estão praticamente perdidos dentro de casa.

- A Escritura afirma que os anjos de Deus se alegram por um pecador que se arrepende.

- Eu quero sentir esta alegria de poder ajudar a encontrar esta dracma perdida dentro de casa.

- Quero mesmo que debaixo de muitas críticas, mostrar para meus amados irmãos, que viver para Deus, não é ser um robô programado para ir nos domingos num prédio levar o dízimo, e depois voltar pra casa deixando o SENHOR lá na “igreja”.

- Viver para Deus é como se você fosse o motorista particular do homem mais importante do mundo.

- Imagine você dirigindo um carro muito caro e a bordo o homem mais importante da Terra.

- Imaginou? Deu um frio na barriga?

- Pois é muito mais sério que isso. Se fosse só isso seria bem fácil.

- Ao invés de um carro muito caro, você tem seu corpo para dirigir por aí.

- E a Escritura ensina que os piores pecados são cometidos com ele.

- Não bastasse, o homem mais importante da Terra é um trapo de imundície diante do Espírito Daquele que vive para sempre, criador de todas as coisas e absolutamente Todo-Poderoso.



- O carro é seu corpo amado.

- E você é o motorista do Espírito Santo.

- O Altíssimo habita aí dentro de você.

- Podemos fazer prédios bonitos, espaçosos e confortáveis, não há nada errado nisso.

- Mas Deus não tem nada com isso – nenhum prédio que façamos vai impressioná-lo.

- O que precisamos é edificar vidas e almas retas, robustas, restauradas, adornadas.

- Você pode construir se quiser uma cópia do templo de Salomão, e viver lá dentro dia e noite, e ainda assim estar perdido.



- Você pode fazer sua oração e seu estudo bíblico deitado em sua cama e ser justificado por Cristo Jesus.

- Você estará perdido dentro de casa enquanto deixar os cuidados da sua vida a um homem que se intitula pastor, padre, mestre etc.

- Cuide você da sua vida, procure santificar-se diariamente ornamentando espiritualmente o templo do SENHOR, que é o seu corpo.

- Cuide do seu corpo como se não fosse seu, por que na verdade não é mesmo, e terá de prestar contas de todos os estragos.

- Cuide do verdadeiro tabernáculo – VOCÊ.


CONCLUSÃO:



"E da mesma maneira também
o Espírito ajuda as nossas fraquezas;
porque não sabemos o que havemos de pedir como convém,
mas o mesmo Espírito intercede por nós
com gemidos inexprimíveis.".
(Romanos 08:26).

- O Espírito Santo é o nosso guia, é Ele que intercede por nós nas nossas fraquezas.

- Como nós não sabemos nem orar como convém, o Pai nos enviou o seu Espírito para habitar dentro da gente para nos lembrar da perfeita vontade Dele.

- Quem se deixa guiar pela carne humana, corre o grande risco, de estar perdido dentro de casa.

- Se você conhece alguém assim, cheia de princípios religiosos, mas tão vazia de Deus; leve-a até a presença de Deus e sinta também a alegria de encontrar mais uma dracma que estava perdida dentro de casa.


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário